7 motivos para visitar a Praia da Mococa em Caraguatatuba

praia da mococa
Praia da Mococa é boa para ir com crianças

Quer uma praia tranquila, com mar calminho e boa infraestrutura no litoral norte de São Paulo? A dica é a Praia da Mococa, em Caraguatatuba.

A 15 quilômetros do centro de Caraguá, a praia da Mococa fica entre a movimentada Praia da Cocanha e a Praia de Tabatinga, já a caminho de Ubatuba, para quem vem de São Paulo.

Com diversos quiosques, rede de vôlei, aluguel de caiaques e stand-up, a praia da Mococa é ótima para banho, lugar ideal para ir com crianças, já que o mar é beeeem calminho, quase sem ondas. E ainda tem um rio no final da praia, que é uma delícia!

praia da mococa rio
Rio da praia da Mococa, ótimo para aproveitar com as crianças (Foto: Passaporte Digital)

Veja porque eu gostei bastante de conhecer a praia da Mococa.

 

Atrações da Praia da Mococa

1- Rio “de brinde”

praia da mococa rio
Praia da Mococa ainda tem um rio “de brinde” (Foto: Passaporte Digital)

Ao final da faixa de areia, a praia da Mococa ainda tem um rio, que dá para nadar e curtir um pouco de água doce. Esta é uma ótima pedida para quem não gosta de água salgada, embora os quiosques da praia também ofereçam chuveirões para tirar o sal.

2- Areia preta

praia da mococa
As crianças adoraram a areia preta: que dizem ter propriedades boas para a saúde (Foto: Passaporte Digital)

Uma das coisas mais curiosas da praia da Mococa é a areia com tons de preto. Há quem ache estranho ou mesmo feio, mas eu achei bem interessante. Depois, fui pesquisar na internet e vi algumas informações (não sei se são de fontes confiáveis) de que se trata de uma areia monazítica, que dizem fazer bem para artrites, inflamações e dores reumáticas, por conter minerais como o Tório e o Urânio.

Por bem ou por mal, acho que dá para brincar legal com as crianças!

3- Passeio de caiaque para a ilha

A Praia da Mococa é o local mais próximo para saídas à Ilha do Tamanduá, que fica logo à frente. Esta Ilha é muito procurada para a prática de pesca esportiva e mergulho livre. Quem preferir, pode chegar até lá de caiaque, que pode ser alugado ali mesmo no local. Pesquisei em algumas barracas e custa R$ 25 para duas pessoas, período de meia hora (mas se chorar, 40 minutos)!

praia da mococa rio e mar
Parte da praia da Mococa onde o rio encontra o mar (Foto: Passaporte Digital)

4- Tem salva-vidas na praia

Quem vai a praia com crianças, dá muita importância para a segurança e a infraestrutura do local. Uma das coisas que eu mais gostei na praia da Mococa é que o local conta com salva-vidas. Pelo menos no dia em que eu estive lá, em feriado prolongado, eles estavam de plantão!

A praia é ótima para banho, mas mesmo assim tem gente que abusa né? Por isso, acho superválido tem guarda-vidas, principalmente perto da área do rio, que tem alguns pontos mais fundos.

5- Preços justos

praia da mococa cardapio
Cardápio do quiosque na praia da Mococa (Foto: Passaporte Digital)

Quando a gente fala de litoral norte de São Paulo, logo se pensa em preços altos. Porém, achei os valores cobrados na praia bastante razoáveis, tanto de comida, bebida como de acessórios. Paguei R$ 20 em uma bolsa de praia bem legal. Também tinham várias barracas de cangas e saídas de praia espalhadas na areia com preços justos.

Nos quiosques também achei que os valores estão dentro da normalidade. Fiz umas fotos do cardápio para ter uma ideia dos preços (novembro de 2018). Recomendo a porção mista, que vem com camarão, cação, lula e fritas! Deliciosa e muuuito bem servida!

6- Pode levar bebida e sentar na mesa do quiosque

praia da mococa quiosque
Quiosques da praia da Mococa ficam bem pertinho do mar (Foto: Passaporte Digital)

Uma coisa que eu vi pela primeira vez, é que os quiosques desta praia permitem que o cliente leve a própria cerveja e consuma somente a comida no local. Achei bem interessante a proposta. Então, se você quer economizar ou gosta de levar a própria cerveja para curtir um dia de sol, na praia da Mococa isso é possível.

7- Tem estacionamento quase dentro da praia

Mais uma facilidade que encontrei na praia da Mococa foi poder parar o carro quase dentro do mar… rs. O “estacionamento” fica atrás dos quiosques, com muitas vagas, bem pertinho da faixa de areia. Claro que tem a caixinha do guardador, mas isso faz parte né?

E, você, tem alguma dica legal de praia para ir com crianças? Conta aqui nos comentários!

E não se esqueça de nos seguir no Facebook e no Instagram! Até a próxima viagem!