As belezas do Delta do Parnaíba, no litoral do Piauí

O cenário paradisíaco do Delta do Parnaíba, onde o rio encontra o mar (Foto: Divulgação)

Se você quer visitar um lugar de beleza estonteante deve se programar para conhecer o Delta do Parnaíba, no litoral do Piauí, um lugar incrível onde o rio encontra o mar.

A cidade de Parnaíba, a 320 quilômetros de Teresina, é a porta de entrada do Delta do Parnaíba no Piauí, único delta em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo – atrás apenas dos rios Mekong (Vietnã) e Nilo (África). Localizado no extremo norte do Estado do Piauí, na divisa com o Maranhão, o arquipélago de 2.700 quilômetros quadrados é  formado por mais de 70 ilhas.

O passeio pelo Delta do Parnaíba começa, na verdade, no porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande, distante nove quilômetros de Parnaíba. O trajeto é feito por lanchas ou barcos para até 60 pessoas, em um percurso lindíssimo, com espelhos d’água, mangues, dunas e lagoas de água doce. No final do dia, a revoada dos guarás – uma espécie de ave de cor avermelhada símbolo da região – é uma atração a parte.

delta-do-parnaiba-piaui
Revoada dos guarás é um dos espetáculos naturais de Delta do Parnaíba (Foto: Embratur)

Entre as maiores ilhas da região, com boa infraestrutura para visitação, estão: Canárias, Igaraçu, Ilha do Caju, Ilha da Melancieira e Tutóia.

O Delta faz parte do roteiro integrado de turismo Rota das Emoções, formado ainda pelos Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE).

VEJA TAMBÉM: Praias brasileiras bonitas e baratas para ficar

Arredores do Delta do Paranaíba

Além do Delta do Parnaíba, o litoral do Piauí, o menor do Brasil (com apenas 66 quilômetros de extensão), tem praias bem bacanas para visitar. Entre elas estão as praias do Arrombado e dos Coqueiros, em Luís Correia, boa para praticar o kitesurf, assim como em Barra Grande. Conheça também a praia Pedra do Sal, indicada para surfe, a praia do Cajueiro, bem tranquila, e Atalaia, com boa infraestrutura de hotéis e restaurantes.

praia-dos-coqueiros-piaui
Praia dos Coqueiros, na região do Delta do Parnaíba, é ótima para a prática do kitesurf (Foto: Embratur)

Como chegar ao Delta do Parnaíba

Os aeroportos de Parnaíba (o mais próximo), Teresina, Fortaleza e São Luís recebem voos de diversas capitais e companhias aéreas.

De carro, de Teresina a Parnaíba, são aproximadamente 330 quilômetros a serem percorridos pela BR-343.

Onde ficar

Um boa opção é ficar hospedado em Barra Grande, para explorar melhor a região, ou na própria cidade de Parnaíba, a segunda maior do Estado, com estrutura com pousadas e restaurantes.

Melhor época para ir

As temperaturas são altas o ano inteiro, mas no verão as praias ficam mais convidativas.

 

1 Comentário

Deixe um comentário