Atrações históricas e culturais na Cidade do México

Cidade do Mexico
Cidade do México tem atrações históricas em meio à arquitetura moderna (foto: Divulgação)

A metrópole mais antiga das Américas, a Cidade do México mistura construções modernas e ruínas arqueológicas, um destino bacana para quem gosta de história, cultura e arte. Só para se ter ideia, caminhar por suas ruas permite observar restos da civilização asteca e, ao mesmo tempo, apreciar edifícios coloniais.

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a maior parte das atrações da Cidade do México se concentra no Centro Histórico. Ele pode ser percorrido a pé, em um roteiro que inclui a Plaza de la Constituición (popularmente conhecida como Zócalo) e a imponente Catedral Metropolitana.

Palacio de Bellas Artes_Cidade do mexico
O imponente edifício do Palácio de Bellas Artes, onde estão obras de Diego Rivera (foto: Divulgação)

Também na região central, a zona arqueológica do Templo Mayor surpreende com as ruínas da cidade asteca de Tenochtitlán. No Palacio Nacional, observe o famoso mural de Diego Rivera. Suas obras também estão no imponente Palacio Bellas Artes, na Plaza Alameda Central, que reúne ainda peças de outros importantes artistas mexicanos, como Rufino Tamayo, José Clemente Orozco e David Alfaro Siqueiros.

VEJA TAMBÉM: Documentos necessários para viajar ao exterior

O Paseo de la Reforma, a principal avenida da cidade, tem atrações como o Monumento a la Independencia, conhecido como Él Angel, e o Museo Nacional de la Revolución. Se curte áreas verdes, reserve um tempo para passear pelo Bosque de Chapultepec.

Pelos arredores da Cidade do México

Passeios de um ou meio dia levam a outras atrações imperdíveis nos arredores da capital. Em Xochimilco, 28 quilômetros ao Sul, os canais e ilhas artificiais construídos pelos astecas hoje ganham os coloridos dastrajineras (embarcações planas), numa festa que inclui música, comida típica e artesanato todos os finais de semana.

teotihuacan
A 51 quilômetros da Cidade do México, vale conhecer as pirâmides de Teotihuacán (foto: Haree/Flickr)

A 51 quilômetros a nordeste da Cidade do México, Teotihuacán, fundada por volta de 100 a.C., preserva suas impressionantes pirâmides e sítios arqueológicos.

Outra opção cultural é a pequena cidade colonial de Coyoacán, onde viveu Frida Kahlo. Sua antiga casa hoje abriga um museu com objetos pessoais, pinturas e obras de arte colecionadas por ela e seu marido, o pintor Diego Rivera. Dá para ir de metrô.

LEIA TAMBÉM: Roteiro de vinho no Uruguai

Be the first to comment

Deixe um comentário