Berlim: Roteiro de 4 dias na capital da Alemanha

berlim
O Portão de Brandemburgo ganha iluminação especial no Festival de Luzes (foto: Divulgação)

Berlim é incrível. Uma cidade histórica e moderna ao mesmo tempo, agitada e cheia de atrações. Para curtir o melhor deste destino, preparei um roteiro de quatro dias na capital da Alemanha. No entanto, se tiver mais tempo, melhor.

Portão de Brandemburgo, símbolo de Berlim

Portão de Brandemburgo berlim
O imponente Portão de Brandemburgo, símbolo de Berlim

Ah, para facilitar, coloquei o roteiro na ordem de distância, para aproveitar melhor o tempo. Também coloquei endereços, preços de entrada nas atrações e qual a melhor estação para chegar até lá. Além do roteiro, vão também algumas dicas preciosas para economizar na viagem (leia abaixo).

 

Roteiro dia 1: Portão de Brandemburgo, Parlamento Alemão e mais
Roteiro dia 2: Castelo de Charlottenburg, Tiergarten e mais
Roteiro dia 3: Ilha dos Museus, Muro de Berlim e mais
Roteiro dia 4: Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie e mais

 

DICA 1. TRANSPORTE: O melhor meio de se locomover em Berlim é de trem (S-Bahn) e metrô (U-Bahn). Eles também servem para conhecer os arredores, como Grunewald, Dahlem e Potsdam. Os ônibus são eficientes, porém lentos em horários de congestionamento.

 

transporte berlim
Em Berlim, o melhor para se locomover é de trem ou metrô

 

DICA 2. ECONOMIA: Se você vai a vários pontos turísticos, talvez valha a pena comprar o Berlin Card, que dá desconto na entrada de diversas atrações.

 

VEJA TAMBÉM: Especial sobre o Muro de Berlim

 

DICA 3. COMIDA: Não deixe de provar a comida de rua de Berlim. Três lanches são imperdíveis: o bradwurst (salsicha branca de vitela com mostarda), currywurst (salsicha branca de vitela com molho curry) e o doner kebap (uma espécie de churrasco grego).

 

DICA 4. CITY TOUR DE GRAÇA: Em Berlim, há um grupo que faz city tour gratuito e se encontra no Portão de Brandenburgo todos os dias. Saídas às 11h e às 14h, em frente ao Café Starbucks. Confira aqui.

 

OUTROS DESTINOS NA EUROPA:
PARIS
BARCELONA
LISBOA
AMSTERDÃ
FLORENÇA

 

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Roteiro - O que fazer em Roma | Passaporte Digital
  2. Dia 4 - Roteiro de Viena | Passaporte Digital

Deixe um comentário