Escolha uma Página
Conheça os atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Conheça os atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Conheça os atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Se você é do tipo de viajante que curte fazer trilhas, andar de bike, tomar banho de cachoeira, observar aves ou simplesmente contemplar uma natureza exuberante encontrou o lugar certo: o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado no município de mesmo nome, a 65 quilômetros de Cuiabá. no Mato Grosso.

A mais de 800 metros de altitude, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães reúne paisagem de cerrado com cachoeiras, cânions e formações rochosas que enchem os olhos dos turistas. Um dos principais atrativos são as diversas trilhas, que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta, até os mirantes naturais.

VEJA TAMBÉM: Melhor época para ir ao Pantanal

Sem dúvida, os paredões do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães são o que mais chamam a atenção neste lugar de natureza privilegiada. São 157 quilômetros de paredões cortados por 56 nascentes e 487 cachoeiras. A região da chapada tem, ainda, 46 sítios arqueológicos e dois sítios paleontológicos. Todos esses atrativos estão ligados por trilhas.

Principais atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Cachoeira Véu de Noiva

parque-nacional-chapada-dos-guimaraes-veu da noiva

A belíssima cachoeira Véu da Noiva, o cartão-postal da Chapada dos Guimarães (Foto: Jeff Belmonte)

Cartão-postal da Chapada dos Guimarães, a cachoeira de 86 metros de altura é cercada por paredão de arenito em forma de ferradura. Pare para observar as belíssimas araras vermelhas que voam pelo vale.

Circuito de Cachoeiras
O circuito é formado pelo córrego Independência, que desce pelo cerrado. São elas: 7 de setembro, Pulo, Degraus, Prainha, Andorinhas e Independência ou dos Malucos.

CONHEÇA TAMBÉM: O melhor da Chapada Diamantina

Casa de Pedra
A Casa de Pedra é uma gruta esculpida pelo córrego Independência. O local teria abrigado escravos fugitivos e a Coluna Prestes durante sua passagem pelos sertões. Hoje é habitada por morcegos e pequenos animais e preserva vestígios de inscrições rupestres.

Morro São Jerônimo
O Morro de São Jerônimo é um dos pontos mais altos do Parque Nacional, com mais de 800 metros de altitude e visual compensador ao esforço físico da caminhada.

parque-nacional-chapada-dos-guimaraes

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães tem 157 quilômetros de paredões cortados por nascentes e cachoeiras (Foto: Ademir Santos)

Vale do Rio Claro
O Vale do Rio Claro inclui caminhadas, subida à Crista de Galo, que permite visualização de 360° dos paredões areníticos, banhos no Poço da Anta e flutuação no longo do Rio Claro.

Cidade de Pedra
As formações rochosas dão nome ao atrativo na beira dos paredões com desnível de 350 metros. Araras vermelhas, corujas buraqueiras, seriemas e emas frequentam o local. Pegadas de anta e onça pelo caminho indicam a presença de outros visitantes.

> Melhor época para ir
O bom é que o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães pode ser visitado o ano todo, embora o período de dezembro a março tenha maior incidência de chuvas. De julho a outubro é época de seca, com altas temperaturas e possibilidade de queimadas.

> Como chegar
O acesso ao parque da Chapada dos Guimarães é feito pela rodovia estadual MT – 251, que margeia e corta o parque em grande extensão. A entrada principal está a 50 km de Cuiabá e 11 km da cidade de Chapada dos Guimarães. Carro tracionado e guia especializado no roteiro devem fazer parte do planejamento da viagem. Para quem não tem carro, é possível pegar ônibus na rodoviária de Cuiabá para Chapada dos Guimarães. Agências locais oferecem passeios para os principais atrativos – procure uma cadastrada no Cadastur.

> Preço
Entrada gratuita


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


Booking.com