Escolha uma Página
Letreiro estilizado é nova atração em Porto de Galinhas

Letreiro estilizado é nova atração em Porto de Galinhas

Os turistas que vão a Porto de Galinhas, em Pernambuco, têm mais uma atração bacana para tirar fotos. Além das já famosas galinhas espalhadas pelo local, o destino inaugurou um letreiro estilizado na Praça das Esculturas, em frente à praia.

A estrutura tem três metros de altura por cinco de comprimento, com o nome da praia nas cores vermelha, amarela, verde e azul. Trata-se de peças de compensado MDF, epóxi, revestidas por fibra de vidro com cobertura de substrato naval de baixa absorção de calor, para resistir ao sol e à chuva. À noite, o letreiro ganha iluminação de LED.

letreiro_porto_de_galinhas

Letreiro fica na Praça das Esculturas, em frente à praia (foto: Danilo Luiz/Divulgação)

Quer saber mais sobre Porto de Galinhas, CLIQUE AQUI.

Porto de Galinhas é o quinto destino de lazer mais visitado do Brasil e o primeiro do Estado de Pernambuco. O letreiro foi inaugurado no final de novembro pela Secretaria de Turismo do Ipojuca, com o objetivo de promover o destino. Vale a visita né?

LEIA MAIS: Atrações imperdíveis em Recife


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


Booking.com
5 dicas para aproveitar melhor sua viagem para Fernando de Noronha

5 dicas para aproveitar melhor sua viagem para Fernando de Noronha

O lugar é incrível, as praias são paradisíacas, o povo é hospitaleiro. Fernando de Noronha (PE) é mesmo um destino que impressiona tanto brasileiros como estrangeiros. Não é à toa que a Baía do Sancho, um de seus cartões-postais, foi eleita pelo segundo ano seguido como a melhor praia do mundo, e levou o prêmio Travelers’ Choice 2015, promovido pelo site TripAdvisor. Mesmo assim, para você curtir ainda mais sua estadia por lá, reunimos 5 dicas para aproveitar melhor sua viagem para Fernando de Noronha. Confira.

1. Melhor época para ir
A maioria dos turistas procura Fernando de Noronha para mergulhar. Se este também for o seu intuito, o ideal é viajar de agosto a novembro, quando o mar está calmo e a visibilidade chega a 50 metros. Para quem gosta de surfe, os melhores meses são janeiro e fevereiro.

2. Como se locomover
Você pode se locomover de táxi ou de carro alugado. Se quiser um modo mais econômico, é possível percorrer quase toda ilha de ônibus. Peça informação sobre os lugares que quer visitar e o ponto que fica mais próximo à entrada das trilhas ou das praias.

fernando de noronha

Mergulho e passeios de barco são atrações obrigatórias em Fernando de Noronha (foto: Divulgação)

3. Programe-se para ficar pelo menos cinco dias
Cinco dias é o tempo mínimo para aproveitar o destino – se tiver mais, melhor. Isso porque são muitas as atrações: 21 praias, mergulhos, trilhas e passeios de barco. É difícil dizer quais são os lugares imperdíveis, mas não deixe de ver a Baía do Sancho (eleita a melhor praia do mundo), o mirante da Baía dos Golfinhos, as piscinas naturais da Praia do Atalaia e a beleza indescritível da Praia do Leão.

LEIA TAMBÉM: As 10 melhores praias do Brasil

4. Leve dinheiro em espécie
Além dos cartões, leve também algum dinheiro em espécie, porque muitos estabelecimentos comerciais de Fernando de Noronha não recebem cartão de crédito. Também não há casas de câmbio no local.

5. Evite filas e pague a taxa pela internet
Todos os visitantes que vão a Fernando de Noronha precisam pagar uma taxa ambiental (R$ 51,40 por dia de permanência) no aeroporto. Se quiser evitar filas, a dica é pagar pela internet pelo menos três dias antes da viagem. Preencha o formulário no site do governo de Pernambuco (clique aqui).

VEJA MAIS: Praias bonitas e baratas no Brasil


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


Booking.com
Praia de Boa Viagem e outras atrações bacanas em Recife

Praia de Boa Viagem e outras atrações bacanas em Recife

Recife está entre os dez destinos turísticos mais procurados por viajantes brasileiros, segundo o Ministério do Turismo. E não é à toa. Além da famosa praia de Boa Viagem, há inúmeras atrações culturais e históricas bacanas em Recife.

E nem só de praia vive a capital pernambucana, que é entrelaçada por seis rios e mais de 60 canais. Por isso, Recife é conhecida como a Veneza Brasileira. Para explorar melhor a cidade, selecionamos 8 lugares imperdíveis na capital de Pernambuco. Ah, também não deixe de dar um pulo na vizinha Olinda (mas isso é assunto para outro post). Confira abaixo as nossas dicas.

1- Praia de Boa Viagem

recife_praia_boa_viagem

Escultura de areia na principal praia do Recife, a praia de Boa Viagem (foto: Beto Felix)

É claro que não podemos deixar de falar da Praia de Boa Viagem, o ponto turístico mais famoso de Recife. São sete quilômetros de areias claras, coqueiros e águas verdes, além de um extenso e agitado calçadão. Se for entrar no mar, fique atento aos avisos de áreas de tubarões. LEIA TAMBÉM: As praias mais bonitas do Brasil

2- Capela Dourada

Capela Dourada_recife

Capela Dourada: repleta de pinturas sacras e muito ouro (foto: Márcio Cabral de Moura)

Repleta de pinturas sacras, a Capela Dourada – que recebe este nome por conta da quantidade de ouro – é um passeio bacana. É ali que também está a Igreja Santo Antônio, de 1606, que conta com um belo painel de azulejos portugueses. Onde fica: Rua do Imperador, sem número Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; aos sábados, abre das 8h às 11h30.

3- Recife Antigo

recife_Marco Zero

Praça do Marco Zero, um dos principais pontos do Recife Antigo (foto: iStock)

Andar pelas ruas do bairro do Recife Antigo reflete a época que os judeus perseguidos na Europa migraram para a cidade (e se estabeleceram na Rua dos Judeus), onde fica inclusive o Centro Cultural Judaico. No mesmo bairro, aproveite para conhecer a Praça do Marco Zero, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, a Torre Malakoff, o Paço do Frevo e a Feira do Recife Antigo, que ocorre aos domingos. LEIA TAMBÉM: Dicas sobre Praia do Forte, na Bahia

4- Casa da Cultura

recife_Casa_da_cultura

Casa da Cultura, em Recife, um antigo presídio que virou centro cultural (foto: Lais Castro Trajano)

Trata-se de um antigo presídio que virou um centro cultural, com cerca de 130 lojas que ocupam o que antes eram as celas. Ideal para comprar xilogravuras de cordel, miniaturas de barro, rendas e cestaria. Onde fica: R. Floriano Peixoto, s/nº Funcionamento: de segunda à sexta, das 9h às 18h, sábado, das 9h às 17h, domingo, das 9h às 14h

5- Mercado de São José

recife_mercado_sao_jose

O antigo Mercado de São José: lugar ideal para comer e comprar artesanato (foto: Uaba Costa)

Inaugurado em 1875, o Mercado de São José é o lugar ideal para comprar peças em barro, madeira, palha e fibra. Aproveite para apreciar também as delícias da culinária local, como o famoso bolo de rolo. Onde fica: Praça Dom Vital, s/nº LEIA TAMBÉM: Visite Porto de Galinhas, perto de Recife

6- Oficina Cerâmica Francisco Brennand

recife_brennand

Na Oficina de Brennand dá para apreciar vários trabalhos do artista pernambucano (foto: iStock)

Se você gosta de arte, vai curtir muito a visita ao ateliê do escultor pernambucano Francisco Brennand. O artista tem obras por todo o Recife, entre elas o obelisco no Marco Zero. O local, um antigo engenho colonial, exibe centenas de esculturas de Brennand. Onde fica: Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n – Várzea – Recife

7- Armazéns do Porto

Armazéns do Porto_Recife

Recém-inaugurado, Shopping Armazéns do Porto fia noCentro Histórico

Recém-inaugurado, o Shopping Armazéns do Porto, localizado no Centro Histórico, reúne restaurantes, bares, museus e lojas de artesanato, além de uma intensa programação cultural. Onde fica: Av. Alfredo Lisboa, s/nº

8- Passeio pelo rio Capibaribe

recife_Canais

Passeio pelos canais mostra por que Recife é chamada de Veneza Brasileira (foto iStock)

Se você quer saber por que Recife é conhecida como Veneza Brasileira, sugiro fazer um tour de barco pelo rio Capibaribe. O passeio acontece diariamente, e é oferecido por empresas da região, como a Catamarans Tours. O tour aquático dura cerca de uma hora e percorre três ilhas do Centro de Recife (Santo Antonio, Recife Antigo e Boa Vista) e passa por diversos pontos turísticos. Saídas no Cais das Cinco Pontas, às 16h e 20h (aos finais de semana também às 11h, 14h30 e 17h30). Preço médio: R$ 40.

MAIS DESTINOS NO NORDESTE: Maceió Maragogi * Preços consultados em março de 2015. Antes da viagem, recomendamos revisar os valores divulgados aqui.


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


Booking.com
Porto de Galinhas: destino para todas as idades em Pernambuco

Porto de Galinhas: destino para todas as idades em Pernambuco

Porto de Galinhas, localizada em Ipojuca, a 70 quilômetros de Recife, é um verdadeiro oásis do litoral de Pernambuco. Eu considero um destino eclético, que atende a todos os perfis: famílias com crianças, jovens, casais, idosos. Isso porque tem praias calmas, lindas piscinas naturais, passeios de jangada, águas boas para surfe e infraestrutura excelente.

porto de galinhas

Porto de Galinhas é destino eclético em Pernambuco (Foto: Turismo PE)

O centrinho de Porto de Galinhas também é uma graça. Vira e mexe você encontra uma galinha – seja de cerâmica, de barro ou qualquer outro material -, símbolo do local, espalhada pelos cantos. A gastronomia é outro ponto forte, com muitos bares e restaurantes charmosos especializados na cozinha regional e em frutos do mar.

porto de galinhas

Passeio de jangada pelas piscinas naturais é obrigatório para quem vai a Porto de Galinhas (Foto: Turismo PE)

No entanto, na minha opinião, as praias são realmente o principal atrativo. E é da praia central que partem as famosas jangadas coloridas para levar os turistas às piscinas naturais na maré baixa. Você pode até descer do barco e mergulhar. Quem quiser também pode dar ração aos peixinhos. Um passeio imperdível.

Outra coisa que adorei fazer em Porto de Galinhas foi um passeio de barco pelo mangue, para ver a preservação do cavalo-marinho. De Pontal de Maracaípe saem os barcos do projeto Hippocampus, de proteção à espécie. Muito bacana mesmo!

Já a praia de Maracaípe é outra parada obrigatória, especialmente para quem gosta de surfe, já que tem ondas mais fortes. Isso sem contar a areia branquinha, o belo coqueiral e os cajueiros.

Leia também: Roteiro de praias em Porto Seguro

porto de galinhas

Praia de Muro Alto é ótima para ir com crianças (Foto: Passaporte Digital)

Já a praia de Muro Alto é ideal para quem está com crianças. Uma espécie de “muro” feito pelos arrecifes forma uma piscina natural de mais de dois quilômetros com águas quentinhas. Uma delícia.

>>> Hotel
Apesar de Porto de Galinhas ter resorts e hotéis bem bacanas, eu fiquei hospedada em uma pousada mais simples, porém confortável, chamada Cores do Mar. Tem uma piscina gostosinha para se refrescar no fim da tarde e um quarto limpinho. Para quem não exige grandes luxos, é uma opção boa e mais em conta.

Leia também: Como pesquisar hotéis na internet


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


Booking.com