Escolha uma Página
As belezas do Delta do Parnaíba, no litoral do Piauí

As belezas do Delta do Parnaíba, no litoral do Piauí

Se você quer visitar um lugar de beleza estonteante deve se programar para conhecer o Delta do Parnaíba, no litoral do Piauí, um lugar incrível onde o rio encontra o mar.

A cidade de Parnaíba, a 320 quilômetros de Teresina, é a porta de entrada do Delta do Parnaíba no Piauí, único delta em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo – atrás apenas dos rios Mekong (Vietnã) e Nilo (África). Localizado no extremo norte do Estado do Piauí, na divisa com o Maranhão, o arquipélago de 2.700 quilômetros quadrados é  formado por mais de 70 ilhas.

O passeio pelo Delta do Parnaíba começa, na verdade, no porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande, distante nove quilômetros de Parnaíba. O trajeto é feito por lanchas ou barcos para até 60 pessoas, em um percurso lindíssimo, com espelhos d’água, mangues, dunas e lagoas de água doce. No final do dia, a revoada dos guarás – uma espécie de ave de cor avermelhada símbolo da região – é uma atração a parte.

delta-do-parnaiba-piaui

Revoada dos guarás é um dos espetáculos naturais de Delta do Parnaíba (Foto: Embratur)

Entre as maiores ilhas da região, com boa infraestrutura para visitação, estão: Canárias, Igaraçu, Ilha do Caju, Ilha da Melancieira e Tutóia.

O Delta faz parte do roteiro integrado de turismo Rota das Emoções, formado ainda pelos Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE).

VEJA TAMBÉM: Praias brasileiras bonitas e baratas para ficar

Arredores do Delta do Paranaíba

Além do Delta do Parnaíba, o litoral do Piauí, o menor do Brasil (com apenas 66 quilômetros de extensão), tem praias bem bacanas para visitar. Entre elas estão as praias do Arrombado e dos Coqueiros, em Luís Correia, boa para praticar o kitesurf, assim como em Barra Grande. Conheça também a praia Pedra do Sal, indicada para surfe, a praia do Cajueiro, bem tranquila, e Atalaia, com boa infraestrutura de hotéis e restaurantes.

praia-dos-coqueiros-piaui

Praia dos Coqueiros, na região do Delta do Parnaíba, é ótima para a prática do kitesurf (Foto: Embratur)

Como chegar ao Delta do Parnaíba

Os aeroportos de Parnaíba (o mais próximo), Teresina, Fortaleza e São Luís recebem voos de diversas capitais e companhias aéreas.

De carro, de Teresina a Parnaíba, são aproximadamente 330 quilômetros a serem percorridos pela BR-343.

Onde ficar

Um boa opção é ficar hospedado em Barra Grande, para explorar melhor a região, ou na própria cidade de Parnaíba, a segunda maior do Estado, com estrutura com pousadas e restaurantes.

Melhor época para ir

As temperaturas são altas o ano inteiro, mas no verão as praias ficam mais convidativas.

 


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.