Escolha uma Página

Posso levar o meu animal doméstico na viagem de avião?

Se você é uma daquelas pessoas que não conseguem ficar longe do bichinho de estimação nem nas férias, saiba que é possível levar o animal doméstico na viagem de avião. O transporte dos bichos pode ser feito no interior da aeronave ou no porão, conforme as regras de cada companhia aérea.

animal em viagem

Levar o animal de estimação na viagem requer alguns documentos (Foto: iStock)

Porém, o serviço não está incluído no preço da passagem. Então, prepare-se para desembolsar uma graninha a mais para levar o mascote.

LEIA TAMBÉM: Bicho de estimação pode ter passaporte

Além da autorização da companhia aérea, o dono do animal também precisa apresentar no embarque o atestado de sanidade do bichinho, fornecido por médico veterinário. Dependendo do porte do animal ou raça, ele deve usar focinheira para ter acesso ao terminal do aeroporto. A exceção são os cães-guia devidamente documentados.

Posso levar meu bichinho para o exterior?

Pode. Quem pretende levar o animal a outros países deve verificar quais são os requisitos sanitários exigidos pelo país de destino e solicitar a emissão do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), pelo fiscal federal agropecuário ou médico veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

CONTINUE LENDO:
Especial Aeroportos – tudo o que você precisa saber antes de viajar

Viagem de avião com animais: passaporte para cães e gatos

Vai viajar e quer levar o seu bichinho de estimação? Saiba que cães e gatos também poderão “tirar” o passaporte. Segundo o Ministério da Agricultura, a medida visa facilitar a entrada e a saída dos animais no Brasil.

passaporte para animais

Cães e gatos também poderão tirar passaporte (Foto: SXC)

Para obter o documento, os passageiros devem solicitar gratuitamente o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos em qualquer uma das unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), localizadas em portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais.

Veja mais:
Limite de bagagem em viagens ao exterior
Como pesquisar hotel na internet

Para solicitar o passaporte, o dono do animal deve providenciar um atestado de saúde e levar a carteira de vacinação do bichinho, além de ter implantado um dispositivo de identificação eletrônica (microchip) no animal, método que já é utilizado e exigido pelos países da União Europeia.

Após fornecer toda a documentação exigida à Vigilância, o passaporte é emitido em até 30 dias. O documento é individual e intransferível, com validade por toda a vida do animal.

A medida do Ministério da Agricultura, publicada no Diário Oficial em 22 de novembro, deve entrar em vigor no final de fevereiro de 2014.

Leia também:
Diferença entre seguro e assistência viagem
7 dicas para pesquisar hotel na internet