Planeta Inseto: passeio gratuito e divertido em São Paulo

Planeta Inseto: passeio gratuito e divertido em São Paulo

Esse passeio é um daqueles achados em São Paulo! Planeta Inseto é interessante, divertido, cultural e gratuito! Quer coisa melhor?

Localizado no Instituto Biológico de São Paulo, na Vila Mariana, o Planeta Inseto é uma atração para todas as idades. Com uma abordagem educativa e interativa, a atração se destaca como um passeio obrigatório para quem deseja aprender com a biodiversidade desses pequenos seres.

planeta inseto

No Planeta Inseto, as crianças aprendem muito sobre esses pequenos seres (foto: Passaporte Digital)

 

O espaço conta com diversas exposições e atividades que destacam a importância e o fascinante mundo dos insetos. Desde réplicas em tamanho real até exibições interativas, como a famosa corrida de baratas, cada espaço oferece uma oportunidade única de aprendizado e descobertas.

 

Quer ver como foi nossa experiência no Planeta Insetos? Confira no vídeo abaixo.

 

 

Principais atrações do Planeta Inseto

Eu realmente curti todas as atrações e curiosidades do Planeta Inseto, mas, sem dúvida, a corrida de baratas foi a mais divertida!

De hora em hora, os monitores organizam a corrida das baratas em uma pista chamada de baratódromo, em uma das salas do museu. Cada um escolhe o número para torcer e espera para ver qual é a campeã.

planeta inseto

Baratódromo do Planeta Inseto: corrida de baratas é a grande atração (foto: Passaporte Digital)

 

Os visitantes também podem pegar nas mãos alguns bichinhos. Quem aí tem coragem de tocar em uma barata de Madagáscar, ou em um bicho-pau? Meus filhos amam essa interatividade com os bichos e, claro, toparam a aventura.

Planeta Inseto

Crianças podem interagir com alguns bichos do Planeta Inseto (foto: Passaporte Digital)

 

Também adoramos a sala das abelhas, onde pudemos ver alguns filmes e aprender mais sobre o universo desse bicho tão importante para a natureza.

Em outro ambiente interativo, chamado de Jardim dos insetos, os visitantes também podem tentar adivinhar o som dos insetos reproduzidos em “flores” gigantes. Além disso, podem ver na tela a troca de esqueleto da cigarra, ver como é produzido um fio de seda ou, ainda, entender melhor o universo de vespas, moscas, mariposas, besouros, borboletas, gafanhotos, pernilongos e formigas.

Planeta Inseto

Também aprendemos sobre o universo das abelhas no Planeta Inseto (foto: Passaporte Digital)

Achei as atrações do museu muito legais e educativas. Um passeio perfeito para as crianças conhecerem e aprenderem sobre os insetos.

 

Alimentação no Planeta Inseto

Essa é uma parte negativa do passeio. O Planeta Inseto fica localizado dentro do Museu do Instituto Biológico e não há opções de alimentação dentro do local. Nas proximidades, você encontra alguns restaurantes, padarias e cafés.

Por isso, recomendo que leve sua água e, se quiser, um lanchinho para degustar na parte externa do museu, que é bem gostosa e arborizada.

Planeta Inseto

Ouvindo o curioso som dos insetos nesta atração interativa (foto: Passaporte Digital)

PLANETA INSETO

Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04014-002

Como Chegar: O Planeta Inseto está localizado dentro do Instituto Biológico de São Paulo, facilmente acessível por transporte público, com várias opções de ônibus e metrô nas proximidades. Para quem prefere usar transporte particular, há estacionamentos disponíveis na região.

Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 16h.

Preço: entrada gratuita

 

Tire aqui suas dúvidas sobre o Planeta Inseto:

  1. Qual é o endereço do Planeta Inseto?
    O museu fica no Instituto Biológico de São Paulo, na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, na Vila Mariana, em São Paulo.
  2. Quando o museu fica aberto para visitação?
    A visitação ao museu pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 16h.
  3. O passeio é pago?
    Não, as atrações são completamente gratuitas.
  4. O passeio é acessível?
    Sim! O Planeta Inseto passou por reformas recentes que tornaram o passeio acessível para pessoas com deficiências físicas, visuais e auditivas.

 

 

Espero que você tenha gostado da minha dica de hoje. Acompanhe também nossas viagens pelas redes sociais e até a próxima!

Instagram | YouTube | TikTok | Facebook | Pinterest

 

Passeios com crianças perto de São Paulo

Museu de Zoologia: dica de passeio gratuito em SP

Museu de Zoologia: dica de passeio gratuito em SP

Você já ouviu falar do Museu de Zoologia de São Paulo? Se ainda não foi, indico muito esse passeio gostoso e ainda por cima gratuito.

O Museu de Zoologia da USP fica no bairro do Ipiranga, em São Paulo (do ladinho do Museu do Ipiranga) e conta com um dos maiores acervos zoológicos da América Latina. Alguns dos animais expostos já estão extintos.

São mais de 10 milhões de exemplares que ajudam a conhecer a biodiversidade brasileira e global. Tem desde coleção de pequenos insetos até animais de grande porte e réplicas de dinossauros. Tudo muito realista!

Veja no vídeo como foi o nosso passeio pelo Museu de Zoologia.

 

O QUE ENCONTRAMOS NO MUSEU DE ZOOLOGIA

Muito tradicional na cidade de São Paulo, o Museu de Zoologia teve início na década de 1890 quando diversas coleções formaram o Museu Paulista. Em janeiro de 1939, foi criado o Departamento de Zoologia, que resultou no projeto do prédio onde está o museu hoje.

museu de zoologia

Museu de Zoologia: ícone do bairro do Ipiranga, em São Paulo (foto: Passaporte Digital)

Parte do acervo do Museu de Zoologia foi obtida com a técnica da taxidermia, também conhecida como empalhamento, que consiste na reprodução de uma animal a partir da retirada da pele devidamente tratada. A técnica é utilizada principalmente para estudos ou exibição.

Uma das atrações que mais chamam a atenção é a reprodução do esqueleto do Tapuiasaurur macedoi, um dinossauro gigante e herbívoro de quase 12 metros de comprimento, que viveu há mais de 120 milhões de anos.

museu de zoologia

Museu de Zoologia tem réplicas de dinossauros e mais de 10 milhões de exemplares (foto: Passaporte Digital)

O realismo dos animais realmente impressiona quem passa pelo Museu de Zoologia. Os felinos parecem reais, especialmente o tigre. Também tem leão, urso, jacarés, peixes, enfim, diversos animais. O objetivo é mostrar em detalhes a riqueza da nossa fauna e conscientizar sobre a importância de cada espécie.

 

MUSEU DE ZOOLOGIA: ONDE FICA

museu de zoologia

Animais são muito realistas no Museu de Zoologia (foto: Passaporte Digital)

Localizado bem pertinho do Museu do Ipiranga, a dica é fazer os dois museus em um só dia. Dá para ir andando de um para o outro.

Museu de Zoologia da USP
Av. Nazaré, 481, Ipiranga – São Paulo (SP)

 

MUSEU DE ZOOLOGIA: HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU DE ZOOLOGIA: de terça a domingo, das 10h às 17h

 

museu de zoologia

O Museu de Zoologia da USP fica no bairro do Ipiranga e reúne uma das maiores coleções da fauna brasileira

QUAL O VALOR PARA ENTRAR NO MUSEU DE ZOOLOGIA

A entrada ao Museu de Zoologia é gratuita. Não precisa agendar.

 

 

Espero que você tenha gostado da minha dica de hoje. Acompanhe também nossas viagens pelas redes sociais e até a próxima!

Instagram | YouTube | TikTok | Facebook | Pinterest

 

Mais passeios para curtir com crianças em São Paulo e arredores

Hello Park: vale a pena conhecer esse parque interativo?

Hello Park: vale a pena conhecer esse parque interativo?

Você já ouviu falar do Hello Park? Será que vale a pena conhecer o maior parque multimídia interativo do Brasil?

Localizado dentro do Shopping SP Market, em São Paulo (o mesmo shopping do Parque da Mônica), o Hello Park tem mais de 20 atrações que combinam jogos multimídia, tecnologia e projeções coloridas bem divertidas e lúdicas. Parece que você está dentro de um videogame!

E nossos seguidores aqui do Passaporte Digital têm CUPOM DE DESCONTO para o Hello Park. Veja as regras abaixo!

CUPOM DE DESCONTO HELLO PARK

Seguidores do Passaporte Digital têm 20% de desconto no Hello Park pelo site oficial.

Como obter 20% de desconto no Hello Park SP?

É só seguir esses passos para garantir seu desconto:

1️⃣ Clique no link para ir para o .
2️⃣ Escolha a data e o tipo de ingresso e adicione ao carrinho.
3️⃣ Clique em Prosseguir.
4️⃣ Insira o cupom de desconto HELLOPASS no campo CUPOM e clique em aplicar para finalizar a compra com 20% de desconto. Tem que escrever exatamente assim (com letras maiúsculas) para ter acesso ao desconto.

hello-park

Hello Park fica no Shopping SP market, em São Paulo (foto: Passaporte Digital)

 

IMPORTANTE:

O desconto é válido para todos os ingressos, de qualquer dia, inclusive finais de semana, exceto combos família. Cupom não cumulativo com outros cupons ou promoções.

Só é possível usar o cupom uma única vez por CPF. Cada CPF pode adquirir, no máximo, cinco ingressos.

Corra que a promoção é por tempo limitado e pode ser encerrada quando atingir o limite de ingressos disponibilizados para nossos seguidores!

Quer saber mais sobre o Hello Park? Veja como foi nossa experiência neste vídeo!

 

COMO FUNCIONA O HELLO PARK

hello_park

Parque tem mais de 20 atrações multimídia para crianças de várias idades (foto: Passaporte Digital)

O Hello Park fica dentro do Shopping SP Market, em São Paulo, em uma área coberta de 1500m2. Você adquire o ingresso por tempo de permanência e pode brincar à vontade em qualquer atração.

DICA DA ALÊ: Como o Hello Park fica no mesmo shopping do Parque da Mônica, é possível aproveitar as duas atrações no mesmo dia (se tiver fôlego, claro). Também temos cupom de desconto para o PARQUE DA MÔNICA. VEJA AQUI.

 

HELLO PARK: ATRAÇÕES

 

São diversas atrações para curtir o Hello Park, quase todas elas multimídias e interativas, que atendem crianças de diversas idades. Meus filhos de 9 e 11 anos aproveitaram bastante. Acho que a partir dos 3 anos já consegue curtir bem o Hello Park.

Conheça as principais atrações do Hello Park:

Digital Painter

hello park

Nessa atração, as crianças pintam o desenho no telão (foto: Passaporte Digital)

Com um “lápis” gigante você consegue colorir o desenho no telão.

Climbing Wall

Enquanto a criança escala, pode descobrir itens e animais durante a aventura, mudando de nível conforme vai completando os desafios.

 

Bubble Mubble

hello park

Controle o personagem com pulos e saltos (foto: Passaporte Digital)

Um jogo de pulos e saltos em que os personagens nas projeções irão repetir suas ações para completar a missão.


Interactive Slope

hello park

Esse tobogã foi um dos preferidos da família (foto: Passaporte Digital)

Esse foi o mais divertido: um tobogã que cai em uma grande piscina de bolinhas. Você pode descer como quiser: sentado, deitado, virado para frente ou para trás.

Interactive Сubes

Assim que você começa a montar os cubos, o desenho vai ganhando vida e pode se tornar um robô ou uma casa.

 

Interactive Floor

hello park

Um campo de futebol totalmente digital (foto: Passaporte Digital)

Sob seus pés, um campo de futebol em desenho aparece e você tem que fazer o gol e defender. Adoramos!

 

Live Pictures

hello park

Nesta atração, os desenhos ganham vida e vão parar no telão

Dê vida aos seus desenhos!. Você pinta o desenho, escaneia e ele aparece no telão para que você possa interagir e brincar com ele.

 

Crazy Ride Photo Zone

Para começar a aventura, sente-se no local designado na frente da câmera e se sinta dentro do telão para mais uma viagem! Faça quantas fotos e vídeos quiser!

 

Interactive Sandbox

hello park

Encontre os personagens na projeção da caixa de areia (foto: Passaporte Digital)

Encontre o peixinho dourado e o cavalo-marinho que estão escondidos na caixa de areia cheia de luzes e imagens.

 

HELLO PARK – INGRESSO

Opções de ingressos 

– Promocional Adulto ou Infantil: R$ 79,00 ou R$ 63,20 com o nosso cupom HELLOPASS
– Combo 3 Pessoas: R$ 209,00
– Combo 4 Pessoas: R$ 239,00
– Combo 5 Pessoas: R$ 249,00
– Promocional Pessoas Idosas: R$ 49,00 ou R$ 39,20 com o nosso cupom HELLOPASS

Gratuidades
– Menor de 2 anos
– PCD de 02 a 17 anos

hello_park_

Parque fica dentro do Shopping SP Market, em São Paulo (foto: Passaporte Digital)

HELLO PARK – ONDE FICA

Shopping SP Market
Av. das Nações Unidas, 22540 – Jurubatuba, São Paulo – SP, 04795-000 Brasil

Como ter desconto no Parque da Mônica? VEJA AQUI

Como ter desconto no Parque da Mônica? VEJA AQUI

Que tal curtir o Parque da Mônica em São Paulo com um superdesconto? Isso mesmo, o parque de diversão da turminha mais amada do Brasil está com 20% de desconto para nossos seguidores!

Para quem não conhece, o Parque da Mônica fica dentro do Shopping SP Market, em São Paulo, é todo coberto e tem mais de 20 atrações, como: mini montanha-russa, barquinho que cai na água, carrossel, carrinho de bate-bate, escalada, além do encontro com os personagens da turma da Mônica.


DESCONTO NO PARQUE DA MÔNICA

desconto-parque-da-monica

Desconto no Parque da Mônica: 20% off para seguidores (foto: Passaporte Digital)

Como obter 20% de desconto no Parque da Mônica?

É só seguir esses passos para garantir seu desconto:

1️⃣ Clique neste link para ir para o .
2️⃣ Escolha a data e o tipo de ingresso e adicione ao carrinho.
3️⃣ Clique em Prosseguir.
4️⃣ Insira o cupom de desconto PDMPASS no campo CUPOM e clique em aplicar para finalizar a compra com 20% de desconto. Tem que escrever exatamente assim (com letras maiúsculas) para ter acesso ao desconto.

O desconto é válido para todos os ingressos, de qualquer dia, inclusive finais de semana, exceto combos família. Cupom não cumulativo com outros cupons ou promoções.

Só é possível usar o cupom uma única vez por CPF. Cada CPF pode adquirir, no máximo, cinco ingressos.

Corra que a promoção é por tempo limitado e pode ser encerrada quando atingir o limite de ingressos disponibilizados para nossos seguidores!

Se quiser saber um pouco mais sobre o parque da Mônica, veja o vídeo com a nossa experiência!

 

PARQUE DA MÔNICA: ATRAÇÕES

O Parque da Mônica é um dos parques de diversão cobertos mais legais de São Paulo. São mais de 20 atrações que agradam crianças de várias idades e relembram a infância de muitos papais e mamães que amam a Turma da Mônica.

desconto-parque-da-monica

Parque da Mônica tem atrações para diversas idades (foto: Passaporte Digital)

 

Localizado no Shopping SP Market, em São Paulo, tem 12 mil metros quadrados de área, com cenários que reproduzem os cenários do famoso Bairro do Limoeiro, onde se passam as historinhas dos gibis. Você poderá ver a casa da Mônica, a escola das crianças e a sorveteria preferida da Magali.

desconto-parque-da-monica

Escalada do Piteco, um dos brinquedos do Parque da Mônica (foto: Passaporte Digital)

Todos os brinquedos são temáticos e ligados a algum personagem. Tem a montanha-russa do Astronauta, o splash do Horácio, a escalada do Piteco, o brinquedão do Chico Bento, o carrinho de bate-bate do Louco, e muito mais.

 

 

PARQUE DA MÔNICA: QUAL A IDADE IDEAL?

desconto-parque-da-monica

Brinquedos como o Posto do Bidu agradam crianças menores de 7 anos (foto: Passaporte Digital)

Eu diria que o Parque da Mônica tem atrações que agradam a diferentes idades. Acho que de 3 até 12 anos ainda aproveitam bem os brinquedos.

Não há atrações radicais, porém as mais divertidas para crianças acima dos 8 anos são a parede de Escalada do Piteco (a criança precisa ter altura mínima 1 metro e idade máxima de 14 anos), a Montanha-Russa do Astronauta (também altura mínima de 0,90m) e o Horacic Park, que é o carrinho que cai na água (altura mínima de 0,90m). Mas não se preocupe que o brinquedo quase não molha nada!

desconto-parque-da-monica

Trombada do Louco: clássico que nunca sai de moda (foto: Passaporte Digital)

Meus filhos de 11 e 9 anos também curtiram bastante o Ce-bolinhas (altura mínima de 0,80m), onde você entra em um espaço para “atirar” bolinhas de espuma em diferentes alvos, além do Brinquedão do Chico Bento, um circuito enorme para brincar e gastar energia.

Para as crianças menores, indico os brinquedos Engenheiros do Parque, com blocos de construção, a Pescaria do Chico Bento, o Brinquedinho da Turma (túneis e piscina de bolinhas), o Carrossel da Mata e o Posto do Bidu.

desconto-parque-da-monica

Encontro com os personagens foi o momento mais legal no Parque da Mônica (foto: Passaporte Digital)

E a família toda pode aproveitar o simulador Coelhadas nas Estrelas, uma experiência 4D que dura dez minutos, e a Missão Fundo do Mar, onde a criança pode colorir o desenho e depois digitalizá-lo para ver sua obra em um telão de 30 metros.

Outra coisa muito legal no parque da Mônica, além dos brinquedos, são os encontros com os personagens. Mas atenção que os personagens aparecem em horários determinados. Chegue antes para entrar na fila e conseguir tirar foto com a turminha.

 

ALIMENTAÇÃO NO PARQUE DA MÔNICA

Dentro do Parque da Mônica você tem um McDonald’s e quiosques com guloseimas, como pipoca e sorvetes.

Caso prefira, você pode sair do parque e comer no shopping, retornando depois com o mesmo ingresso. Tem algumas opções bem rápidas e fáceis bem do lado da entrada/saída do parque.

 

PARQUE DA MÔNICA: ONDE FICA

desconto-parque-da-monica

Parque da Mônica fica dentro do Shopping SP Market em São Paulo

O Parque da Mônica fica dentro do Shopping SP Market.

📍 Av. Das Nações Unidas, 22.540 – São Paulo/SP

 

Como chegar?

De carro, siga pela Marginal Pinheiros sentido Interlagos. Estacionamento no local, pago a parte.

De trem, desça na estação Jurubatuba da Linha 9, que está a 700 metros do shopping.

De ônibus, as linhas 6030-10 e 6062-51 desembarcam no ponto da Avenida das Nações Unidas, número 22.462, a 200 metros do parque.

 

 

PARQUE DA MÔNICA: HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

desconto-parque-da-monica

Crianças conhecem o quarto da Mônica no parque (foto: Passaporte Digital)

Os dias e horários de funcionamento variam bastante, por isso o ideal é consultar o calendário mensal do parque no site.

 

INGRESSO PARQUE DA MÔNICA

Valores:
INGRESSO ADULTO PROMOCIONAL 15 A 59 ANOS: R$ 119,00
INGRESSO INFANTIL PROMOCIONAL 2 A 14 ANOS: R$ 159,00
INGRESSO PESSOA IDOSA: R$ 95,00
GRÁTIS para menor de 2 anos, PCD até 17 anos, idoso acima de 80 anos

NÃO SE ESQUEÇA DO NOSSO DESCONTO NO PARQUE DA MÔNICA: Use o cupom PDMPASS no e aproveite!

 

Espero que você tenha gostado da minha dica de hoje. Acompanhe também nossas viagens pelas redes sociais e até a próxima!

Instagram | YouTube | TikTok | Facebook | Pinterest

 

Mais passeios com crianças em São Paulo

Museu do Ipiranga: como conseguir entrada gratuita

Museu do Ipiranga: como conseguir entrada gratuita

O Museu do Ipiranga é um dos ícones da cidade de São Paulo, tanto pela sua beleza arquitetônica quanto por sua importância histórica para o Brasil.

Depois de ficar tanto tempo fechado para reforma, o Museu do Ipiranga foi reaberto em 2022 e está muito bonito, vale a pena conhecer tanto a parte externa, com seu jardim maravilhoso inspirado nos jardins franceses, quanto o interior, com exposições fixas e temporárias.

Museu do Ipiranga

Os jardins do Museu do Ipiranga foram inspirados em jardins franceses (foto: Passaporte Digital)

 

Inclusive, é possível visitar o Museu do Ipiranga gratuitamente. Basta agendar o seu ingresso pelo site em uma quarta-feira, quando o acesso é livre mediante doação de alimentos, ou no primeiro domingo de cada mês.

Com um acervo com cerca de 30 mil itens, entre pinturas, fotografias e objetos que contam parte da história do Brasil, este é um passeio cultural que vale a pena visitar em São Paulo.

Quer ver como é o Museu do Ipiranga por dentro? Sabia que tem até um mirante? Assista ao nosso vídeo e continue lendo para mais informações.

 

COMO FUNCIONA A VISITA AO MUSEU DO IPIRANGA?

Sugiro começar a visita ao Museu do Ipiranga pelo lado externo, no belíssimo jardim do Parque da Independência. Projetado no início do século 20 pelo paisagista belga Arsenius Puttemans, o local é inspirado em pontos turísticos famosos da França, como os jardins do Palácio de Versalhes.

Museu do Ipiranga

Chegue mais cedo e aproveite também o lado externo do Museu do Ipiranga (foto: Passaporte Digital)

 

Lá dentro do museu, você encontra exposições permanentes e temporárias divididas no andar térreo e no andar superior. E ainda tem o bônus do mirante, que traz uma bela vista dos jardins. Vale a pena subir!

Na sessão chamada de Para Entender a Sociedade, há seis mostras sobre a história dos brasileiros. Essa parte ocupa o saguão, a escadaria e o salão nobre, com pinturas e esculturas desde a década de 1920, e também a tela Independência ou Morte, de 1888. Não deixe de ir a essa sala! O tamanho do quadro é realmente impressionante!

Museu do Ipiranga

A tela mais emblemática do Museu do Ipiranga: o quadro Indpendência ou Morte (foto: Passaporte Digital)

Já no piso térreo do Museu do Ipiranga, você encontra principalmente pinturas realizadas a partir da década de 1890, além de objetos produzidos entre os séculos 16 e 19 feitos em pedra. Há também mapas e instrumentos de navegação, que registram a formação do Brasil a partir da colonização portuguesa.

Na exposição Para Entender o Museu, você encontra cinco áreas dedicadas aos bastidores do museu. Tem uma maquete linda também que mostra o projeto original do edifício (que era para ser maior do que realmente foi).

Museu do Ipiranga

Vista incrível do mirante do Museu do Ipiranga (foto: Passaporte Digital)

 

Outra parte imperdível do museu é o mirante, localizado no piso C. A vista de lá de cima é maravilhosa.

 

QUANTO CUSTA O INGRESSO PARA O MUSEU DO IPIRANGA?

O ingresso para o Museu do Ipiranga custa R$ 30 (inteira), mas você pode conhecer o interior do local de graça, se agendar sua visita para uma quarta-feira ou no primeiro domingo de cada mês (com a arrecadação de alimentos da Ação Contra a Fome).

Museu do Ipiranga

Agendando o dia certo, é possível entrar de graça no Museu do Ipiranga (foto: Passaporte Digital)

A recomendação é agendar sempre pela plataforma de compra on-line, mesmo nos dias gratuitos. Caso contrário, terá que aguardar na fila a disponibilidade de ingressos do dia. A distribuição dos bilhetes é feita a partir de 10h, a cada uma hora.

A entrada também é gratuita no dia do aniversário de São Paulo (25/01) e no dia da Independência (7/9).

 

INGRESSO MUSEU DO IPIRANGA:

– Inteira: R$ 30,00
– Meia: R$ 15,00 (estudantes, profissionais da rede de ensino público de todo país, estudantes, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e seu acompanhante, jovens de 15 a 29 anos, de baixa renda, cadastrados no programa ID Jovem.
– Grátis para crianças menores de 6 anos, comunidade USP, servidores da Polícia Militar e Civil e guias de turismo
– Grátis para todos às quartas-feiras e no primeiro domingo do mês

Você pode comprar o ingresso online pela plataforma Sympla neste link. Também é possível fazer a compra diretamente na bilheteria, a partir das 9h, com ingressos limitados e sujeitos à disponibilidade.

 

MUSEU DO IPIRANGA: HORÁRIO

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 17h. Última entrada: 16h.
• Endereço: Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga – São Paulo/SP – CEP 04207-030.
• A bilheteria abre às 9h nos dias pagos e 10h nos dias de gratuidade (quarta-feira e primeiro domingo do mês).

 

MUSEU DO IPIRANGA: COMO CHEGAR

museu do ipiranga

Museu do Ipiranga tem um acervo completo sobre a história do Brasil (foto: Passaporte Digital)

O Museu do Ipiranga fica na Rua dos Patriotas, 100, no bairro do Ipiranga.

De transporte público, a estação do metrô mais próxima é a Alto do Ipiranga, da Linha 2 (verde) e na CPTM, a Ipiranga, da Linha 10 (turquesa).

Se preferir chegar de ônibus, as linhas 174M-10, 217, 4491-10, 476G-41, 477A-10, 478P-10, 5108-10, 874T-10 atendem a região.

HISTÓRIA DO MUSEU DO IPIRANGA

museu do ipiranga

Após reforma, Museu do Ipiranga ganhou novas salas de exposição (foto: Passaporte Digital)

Concebido originalmente como um monumento à Independência, o Museu do Ipiranga foi construído entre 1885 e 1890, sendo inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural. Sim, é verdade que nunca ninguém morou lá, ao contrário do que muitos pensam (que foi residência de Dom Pedro).

É o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país.

Depois de nove anos fechado, o Museu do Ipiranga reabriu suas portas para o público em 2022, com o novas salas de exposição quadruplicaram. Hoje, o museu tem um acervo de cerca de 30 mil itens, entre pinturas, quadros, fotografias e objetos.

Situado dentro do complexo do Parque da Independência, o Museu do Ipiranga foi tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, e sob a administração da USP, atende às funções de ensino e pesquisa.

Espero que você tenha gostado da minha dica de hoje. Acompanhe também nossas viagens pelas redes sociais e até a próxima!

Instagram | YouTube | TikTok | Facebook | Pinterest

 

Mais passeios com crianças perto de São Paulo