Como obter grátis o bilhete de viagem do idoso

bilhete-de-viagem-do-idoso
Veja como conseguir gratuitamente o bilhete de viagem do idoso (Foto: Sorin Florea)

Você sabia que todo brasileiro com mais de 60 anos e renda de até dois salários mínimos têm direito a viajar de ônibus gratuitamente pelo Brasil? Trata-se do bilhete de viagem do idoso, previsto no no Decreto 5.934, de 2006. Veja na matéria abaixo como fazer para conseguir a passagem rodoviária sem custo.

Como obter grátis o bilhete de viagem do idoso?

Para conseguir o benefício, o idoso precisa comparecer ao guichê da empresa com antecedência de pelo menos três horas para o embarque. As empresas de ônibus devem reservar dois assentos para idosos gratuitos. Caso as duas vagas já estejam reservadas, a empresa deve conceder a este usuário um desconto de 50% na passagem.

No momento da emissão da passagem, o idoso já pode solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno.

Outras informações importantes:

  • Para ter direito ao desconto, o bilhete de passagem deverá ser adquirido obedecendo aos seguintes prazos: com, no máximo, seis horas de antecedência para viagens com distância de até 500km e, no máximo, 12 horas de antecedência para viagens com distância acima de 500km, segundo o Ministério do Turismo.
  • Se o usuário do benefício não tiver como comprovar renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos, ele deve solicitar uma “Carteira do Idoso” na secretaria municipal de sua cidade. A carteirinha tem validade de dois anos, contados a partir da data de expedição, em todo território nacional.
  • As pessoas que têm como comprovar renda não necessitam da Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou ao desconto. Basta apresentar o comprovante de renda e o documento de identidade.

Dicas para uma viagem tranquila:

  • Caminhar– Uma dica geral, válida para todas as pessoas que viajam de ônibus ou de carro, é utilizar as paradas regulares para fazer pequenas caminhadas.
  • Sono– Evite doses excessivas de medicação para dormir no ônibus, pois terá os reflexos e a habilidade cognitiva reduzidos, o que pode levar a acidentes.
  • Alimentação– Evite os excessos, as comidas gordurosas e a ingestão de alimentos os quais não está acostumado.

VEJA MAIS: 5 aplicativos grátis e úteis para quem vai viajar

4 Comentários

Deixe um comentário