O Farol Santander é, sem dúvida, um dos prédios mais icônicos de São Paulo. Conhecido como antigo edifício do Banespa (Banco do Estado de São Paulo), o local se tornou um centro de arte, cultura e gastronomia, com diversas exposições fixas e temporárias.
São diversos andares com diferentes galerias e exposições, além de um memorial do banco, mirante, cafés e até pista de skate.
Veja no vídeo o que encontramos na nossa visita ao Farol Santander em São Paulo. E continue lendo para saber todos os detalhes, informações das exposições e horário de funcionamento.
Mirante: 26º andar
Quando você chega ao Farol Santander, eles te dão um mapinha com o que vai encontrar em cada andar e recomendam que você comece pelo 26º, onde você encontra o Mirante.
Confesso que não era “o mirante” que eu esperava, mas considerando que é um prédio antigo, está valendo… rs.
São dois lados de paisagem, onde você consegue ver diversos pontos turísticos e edifícios famosos no centro de São Paulo, como o Mercadão, o Viaduto Santa Ifigênia, o Palácio das Indústrias, onde hoje funciona o Museu Catavento, entre outros.
Exposições do Farol Santander: do 19º ao 24º andar
Pode ser que no momento que você esteja lendo esta matéria, as exposições temporárias já sejam outras. Mas a curadoria é sempre bacana e traz coisas bastante interessantes e lindas para quem gosta de arte.
Visitei o Farol Santander no final de janeiro de 2023 e acabei participando da inauguração da exposição “TeamLab: Impermanente Flores Flutuando em Um Mar Eterno”. Foi muito legal!
TeamLab: Impermanente Flores Flutuando em Um Mar Eterno
Bastante interativa e com a temática das flores, a exposição ocupa o 22º e 23º andares do Farol Santander e mistura tecnologia, arte e natureza. Criada por um coletivo de arte internacional chamado TeamLab, a mostra traz como mote o ciclo da vida e a continuidade do tempo de maneira bastante sensível e criativa.
As projeções mostram o ciclo de vida das flores em cada estação do ano e também a junção de todos os mares, mostrando a continuidade do tempo e da natureza. É bem bonito.
Em uma das instalações você consegue pintar sua própria flor e depois projetá-la na obra, além de interagir com ela, vendo-a nascer, crescer e morrer, completando todo o ciclo de vida.
Essa exposição fica no Farol Santander até o dia 21/05/23.
Vinicius de Moraes: Por Toda a Minha Vida
Outra exposição que vi no Farol Santander foi sobre o grande poeta e compositor brasileiro, Vinicius de Moraes. Esta é bem documental, com vários objetos, letras de canções escritas por ele, fotografias, capas de discos, enfim, tudo sobre a vida e obra deste artista tão importante para o Brasil.
Tem até uma parte que mostra a principal obra de Moraes voltada para as crianças: o disco A Arca de Nóe, que traz uma das canções infantis mais famosas: A Casa, aquela lá: “ERa uma casa, muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada…” Legal, né?
Essa exposição fica no Farol Santander até o dia 26/02/23.
Exposição Vista 360º, de Vik Muniz
Essa é uma exposição permanente, e vale muito dar uma passada para conhecer a obra do artista plástico paulistano Vik Muniz, que faz um trabalho lindo a partir de materiais inusitados, como reciclados, lixo, açúcar, chocolate. É muito interessante.
Para compor a obra Vista 360º, Muniz utilizou materiais encontrados na própria reforma do edifício, formando a paisagem do prédio e arredores com capacetes, pneus, fios, tijolos, madeira. Sério, passa lá pra ver que é demais!
No site do Farol Santander tem um vídeo que mostra como ele criou a obra. É sensacional. CLICA AQUI PRA VER.
Memorial do banco: 2º ao 5º andar
Outra parte que achei bem curiosa foi a parte do Memorial do Banco. São quatro andares que mostram um pouco da história do banco e da rotina do sistema bancária na década de 1950.
Em uma das exposições, você consegue ver toda a galeria de fotos de todos os presidentes que passaram pelo Santander, antigo Banespa, desde o primeiro até o atual, além de conhecer a sala da diretoria, presidência e reuniões, ainda com móveis originais da época.
Também gostei do andar que mostra a construção do edifício, que aconteceu em 1947, inspirado pelo Empire State Building, em Nova York. O prédio tem 162 metros de altura e foi construído para abrigar a sede do antigo Banespa (Banco do Estado de São Paulo).
Pista de Skate
Outra curiosidade é o que Farol Santander tem até pista de skate! Achei bem curioso e não esperava por essa.
A pista pode ser utilizada através de locação (a partir de R$ 40 por 45 minutos) e eles também oferecem aulas particulares e em grupo, além de equipamentos de segurança.
Restaurantes e bares
Como opção para comer, o Farol Santander tem uma cafeteria no térreo e outra no andar do Mirante. Quem preferir refeição, pode ir até o Boteco do 28, com opções de pratos e petiscos.
Também queria ter conhecido o Bar do Cofre, que fica no subsolo e parece ser bem diferente, pois funciona onde ficava o cofre antigo do banco. Mas, infelizmente, o bar só abre de quarta a domingo, e eu fui em uma terça… vai ficar pra próxima.
Farol Santander: preço
INGRESSO: R$ 35 (inteira)
Estudantes, crianças e idosos pagam meia. Clientes do Banco Santander também têm desconto na entrada.
Farol Santander: horário de funcionamento
De terça a domingo, das 9h às 20h
Mais passeios em São Paulo |
0 comentários