Escolha uma Página

Portugal: 5 vilarejos imperdíveis em Alentejo

por | jul 9, 2020 | Destinos Internacionais, Europa, Portugal | 0 Comentários

Imagine um lugar onde você consegue juntar: praias quase intocadas, vinícolas, castelos e vilarejos que fazem você voltar no tempo. Assim é a região de Alentejo, em Portugal.

Um dos destinos mais visitados no país, o Alentejo oferece um grande leque de opções para os turistas, mas hoje vamos falar dos vilarejos e aldeias dessa autêntica região portuguesa, que inclui castelos medievais, ruas de pedra e casinhas brancas formam cenários simplesmente adoráveis.

A aproximadamente 130 km de Lisboa, a região de Alentejo tem como principal cidade Évora, uma das cidades medievais mais bem conservadas de Portugal. Depois de conhecê-la, você pode explorar alguns vilarejos charmosos que vão surpreender pelas paisagens e pelo estilo de vida calmo e delicioso.

Confira abaixo cinco vilas do Alentejo que têm que estar no seu roteiro.

 

5 vilarejos charmosos no Alentejo

 

1- Arraiolos

alentejo

Castelo de Arraiolos é a grande atração neste vilarejo (Foto: Victor Carvalho)

A menos de 30 km de Évora, a principal cidade do Alentejo, Arraiolos conta com um castelo circular peculiar e é famosa por seus tapetes, que estão entre os artesanatos mais fascinantes de Portugal. Além destes itens coloridos que decoram vários locais da vila, Arraiolos conta com construções incríveis, como a Igreja da Misericórdia e a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, decoradas com belíssimos azulejos.

 

 

2- Monsaraz

alentejo

Sobre uma colina e cercada por muralhas, Monsaraz fica próxima à fronteira com a Espanha (Foto: Turismo de Alentejo)

Situada próximo à fronteira com a Espanha, fica sobre uma colina e cercada por muralhas medievais. Com a deslumbrante paisagem alentejana como pano de fundo, a vila tem estreitas ruas de paralelepípedos, casas de paredes brancas e um castelo impressionante, que garante uma vista belíssima para o lago Alqueva.

 

 

3- Marvão

alentejo

Marvão é cercada de muralhas construídas nos séculos 13 e 17 (Foto: Victor Carvalho)

No ponto mais alto da Serra de São Mamede, a 800 metros de altitude, fica a vila de Marvão, onde predomina um ambiente de tranquilidade. As muralhas que a rodeiam foram construídas nos séculos 13 e 17, e a arquitetura das construções locais abusam do granito, varandas de ferro forjado e janelas manuelinas.

 

4- Mértola

alentejo

Mértola fica em meio a um parque natural com vista para o rio Guadiana (Foto: Turismo do Alentejo)

Antigamente, esta vila foi uma importante cidade do Império Romano e, depois disso, uma grande cidade muçulmana. Sua herança islâmica é uma das mais bem preservadas de Portugal, e por lá é possível encontrar até uma antiga mesquita onde funciona uma igreja católica. O resultado é um destino heterogêneo, com edifícios e vestígios que contam uma história vasta e muito antiga. Para completar, Mértola fica em meio a um parque natural e tem uma vista deslumbrante para o rio Guadiana.

 

5- Serpa

alentejo

O vilarejo de Serpa é rodeado por uma muralha do século 13 (Foto: Visit Alentejo)

A cerca de 55 km de Mértola está Serpa, cercada por colinas e vinhedos. Esta vila alentejana conta com um centro histórico muito bem preservado, e um passeio por suas ruazinhas de pedras ladeadas por casas muito brancas é obrigatório para quem a visita. Na parte mais alta ficam as construções mais longevas, muitas do período medieval, inclusive a torre do antigo castelo. Serpa também é rodeada por uma muralha do século 13, além de um monumental aqueduto com arcada italiana.

 

VEJA MAIS: Guia de compras em Lisboa

 

Alentejo onde fica

 

 
Portugal é um país delicioso para explorar de ponta a ponta. A menos de 100 quilômetros de Lisboa, começa a região de Alentejo, cuja principal cidade é Evora.
 
Com planícies verdes, praias de areia dourada e lagos magníficos, os vilarejos da região do Alentejo parecem tirados de um conto de fada.
 
Na verdade, o Alentejo é a maior região portuguesa com um patrimônio histórico, cultural e arquitetônico riquíssimo, com construções do período romano, igrejas e castelos medievais e até mesmo resquícios do período pré-histórico se espalham pelos seus 27.000 km2.
 
Alentejo

O charmoso vilarejo de Mertola, no Alentejo (Foto: Turismo do Alentejo)

 
Além da natureza exuberante e das construções históricas, o Alentejo ainda tem uma gastronomia de dar água na boca e vinhos que estão entre os melhores do mundo. É possível, ainda, conhecer seu processo de produção, aprender mais sobre eles e degustá-los em alguma das vinícolas da Rota do Vinho.
 

Alentejo: informações úteis

 

Moeda: o Alentejo é uma região de Portugal e, assim como o restante do país, utiliza o Euro como moeda corrente. Os cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos.

Fuso horário: a região está no fuso GMT +0. A diferença de horário entre o Brasil e o Alentejo varia de acordo com o horário de verão de cada país.

Clima: o clima é temperado. Prepare-se para verões quentes e secos e invernos frios e úmidos. Primavera e outono registram temperaturas amenas e pouca amplitude térmica.

População: um lugar extremamente tranquilo, o Alentejo possui uma população de cerca de 500.000 habitantes e densidades demográficas que variam entre 6 e 50 habitantes por quilômetro quadrado.

Visto: brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal. Com um carimbo no passaporte, você pode circular por até 90 dias por toda a União Europeia, e é possível renovar a permissão por mais 90 dias.

Aeroporto: a principal porta de entrada para Portugal é a capital, Lisboa. De lá, são apenas 132 km até o coração do Alentejo, a cidade de Évora.

Transportes: há serviços de táxi em quase todas as localidades. Circular de carro também é muito fácil, mas algumas estradas possuem pedágio. 

Vacinas: nenhuma vacina é necessária para entrar em Portugal.

Voltagem padrão: 220V

Gorjeta: o serviço está incluído na conta dos restaurantes, mas é habitual deixar uma gorjeta de 5 a 10% sobre o preço total da refeição. As gorjetas também são comuns nos táxis, de 5 a 10% que geralmente significam o arredondamento do valor a pagar.

Feriados Nacionais:

  • Dia de Ano Novo – 1 de janeiro
  • Sexta-feira Santa – data móvel
  • Dia da Liberdade – 25 de abril
  • Dia do Trabalhador – 1 de maio
  • Dia de Portugal – 10 de junho
  • Assunção de Nossa Senhora – 15 de agosto
  • Imaculada Conceição – 8 de dezembro
  • Natal – 25 de dezembro

 

MAIS SOBRE PORTUGAL:

5 Monumentos em Portugal para os fãs de história
Praias de Portugal
Porto e Lisboa em três dias

Espero ter ajudado você com este artigo aqui do blog! Aproveite para curtir nosso InstagramFacebook e YouTube e acompanhe nossas dicas de viagem. Até a próxima!

 


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com