Escolha uma Página

Monte Verde: 7 motivos para conhecer (ou voltar)

por | jul 15, 2020 | Destinos Nacionais, Minas Gerais | 0 Comentários

Monte Verde, no sul de Minas Gerais, é um daqueles destinos perfeitos para curtir em casal! Eu já fui três vezes e confesso que sempre volto de lá renovada. Quem gosta de um clima friozinho, então, é demais para aproveitar a paisagem montanhosa e um belo fondue!

Como estamos em tempos de pandemia, muita gente tem procurado lugares mais próximos para viajar, podendo ir de carro, e passar um bom tempo em atividades ao ar livre. E Monte Verde cabe muito bem nesse contexto, especialmente para quem mora em São Paulo (166 km de distância), região de Campinas (159 km de distância) e outras cidades mineiras.

Monte verde

Monte Verde tem uma avenida principal repleta de restaurantes e lojinhas (Foto: Passaporte Digital)

 

Monte Verde não é uma cidade, mas sim um distrito do município de Camanducaia, que fica bem no extremo sul de Minas Gerais, quase na divisa com São Paulo.

Para receber os turistas novamente, mais de 150 hospedagens e restaurantes de Monte Verde passaram por adaptações para cumprir as restrições impostas pelos órgãos de saúde e prefeitura.

Segundo Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), além do fechamento das áreas de lazer dos hotéis e pousadas, foi criada uma cartilha com orientações gerais para a promoção de higienização. Equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para todas as atividades de colaboradores, frequentadores e visitantes estão sendo disponibilizados em tempo integral, bem como álcool gel 70% e lavatórios com água corrente, sabão líquido, papel toalha descartável e lixeiras.

monte verde minas gerais

Hotéis e pousadas de Monte Verde voltaram a operar com 40% da capacidade (Foto: Divulgação MOVE)

 

Outra medida importante é que hotéis e pousadas voltaram a operar com, no máximo, 40% da capacidade, respeitando o período em que a cidade ficará em “alerta” para casos de Covid-19. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.

Bom, se você gostou de Monte Verde, confira os motivos que te levam a conhecer (ou voltar) a esse delicioso recanto mineiro!

 

7 Motivos para conhecer Monte Verde

 

1- É um destino romântico

monte-verde-mg

Em região montanhosa e cercada por araucárias, Monte Verde é ideal para curtir a dois (Foto: Passaporte Digital)

 

Quem procura um lugar para descansar com um clima romântico, saiba que Monte Verde atende muito bem esse quesito. Com um clima friozinho, Monte Verde está localizada a mais de 1,6 mil metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, o que contribui para a manutenção da natureza preservada, com lindos bosques de Araucária.

No inverno, a temperatura pode ficar negativa, principalmente em julho. Um cenário perfeito para uma viagem a dois. 

VEJA TAMBÉM O PASSEIO AO AREIA QUE CANTA, EM BROTAS

 

2- Tem atividades ao ar livre

 

Em tempos de pandemia, tudo o que a gente mais quer é aproveitar as atividades ao ar livre. E Monte Verde tem diversas atrações e passeios em meio a natureza.

Uma delas é o Parque Oschin, construído em uma área florestal particular, que oferece diversas atrações para quem gosta de entrar em contato com a natureza e fazer piqueniques. No local, há o Caminho das Hortênsias, com gigantes araucárias e xaxins centenários.

Fora que a cidade tem muitas trilhas legais, como a da Pedra Redonda, uma das mais famosas. Nesse período de pandemia, verifique no seu hotel ou em agências de passeio se os acessos já foram liberados. 

 

3- Tem esportes radicais

 

monte verde

Um dos passeios que fiz em uma das minhas idas a Monte Verde: quadriciclo (Foto: Passaporte Digital)

 

Monte Verde também oferece opções aos aventureiros: o distrito abriga a famosa “Fazenda Radical”, que reúne diversas atividades: tirolesa, arvorismo, parede de escalada, arco e flecha, falcoaria e passeio de quadriciclo, tirolesa infantil e slackline.

Eu fiz o passeio de quadriciclo com o maridão ao volante e adorei a aventura. Sai com o rosto coberto de poeira! Mas foi muito legal!

A Trilha da Pedra Redonda também é um ótimo atrativo: é considerada de baixo grau de dificuldade em comparação com as outras e, no meio do caminho, há um mirante com uma vista espetacular. O acesso, porém, só é permitido com a contratação de agência de passeio.

 

4- Tem diversidade gastronômica

 

Monte verde

Avenida principal é repleta de restaurantes que oferecem desde comida mineira a fondue (Foto: Passaporte Digital)

Uma das coisas que você mais vai fazer em Monte Verde é comer!

A avenida principal de Monte Verde é repleta de bares e restaurantes, que oferecem opções para todos os gostos: comida mineira, fondues, cozinha alemã e até chocolates feitos no local em fábricas tradicionais do distrito. As bebidas também são um atrativo: cachaças, vinhos e cervejas artesanais.

💁 Dica da Alê: Várias lojinhas de queijos e vinho oferecem degustação, então vá antes de almoçar ou jantar, senão não vai aproveitar… rs

 

5- Tem cervejarias artesanais

 

Monte Verde também é um destino interessante para os amantes de cerveja. O distrito possui duas fábricas próprias: Cervejaria Monte Verde (fábrica de cerveja e chopp) e Cervejaria do Fritz que, além da fábrica, tem bar/restaurante. 

 

6- Oferece produtos artesanais

 

Monte verde

Não se sai de Monte Verde sem lembrancinha (Foto: Passaporte Digital)

Não se sai de Monte Verde sem uma lembrancinha! rs… O lugar é ótimo para comprar produtos artesanais, com destaque para roupas, chocolates e geleias.

Conhecida como a Suíça Mineira, a vila oferece muitas fábricas de chocolates e doces, que atraem turistas pela qualidade, variedade e o inesquecível sabor caseiro. O turista não pode deixar de levar essas delícias para casa.

 

7- Tem clima de Europa

 

Conhecida como a Suíça Mineira, Monte Verde tem influência de imigrantes europeus, especialmente da Letônia, país do fundador da vila, Verner Grinberg, em 1938.

E esse clima europeu pode ser sentido na cidade, especialmente na avenida principal. Para deixar o local mais bonito, alunas da artista plástica Maria Carmem Osterne, em parceria com a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), estão dando um novo colorido à cidade. Os bancos da avenida principal já ganharam pintura nova com flores, arabescos e pássaros em cores fortes e contrastantes.

 

MAIS DESTINOS DE INVERNO:

Campos do Jordão
Santo Antônio do Pinhal
Gramado

Espero ter ajudado você com este artigo aqui do blog! Aproveite para curtir nosso InstagramFacebook e YouTube e acompanhe nossas dicas de viagem. Até a próxima!

 


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com