Escolha uma Página

O que fazer no Centro Histórico de Porto Seguro?

por mar 12, 2020Bahia, Destinos Nacionais, Nordeste, Porto Seguro0 Comentários

O que fazer no Centro Histórico de Porto Seguro?

Esta foi a pergunta que eu mesma me fiz quando estava montando meu roteiro de viagem a Porto Seguro. Será que é bacana? O que tem de legal para fazer ali? As crianças vão curtir?

Bom, pesquisei e decidi conhecer o local que reúne história, belas paisagens e muitas coisas legais (e baratas) para comprar.

O passeio começou no início da tarde e durou umas duas horas. De cara, você já se encanta com aquelas casinhas coloniais coloridas. De pensar que ali foi uma das primeiras vilas habitadas no Brasil!

Não tem como não voltar no tempo e mergulhar na história do Brasil, já que Porto Seguro é uma das cidades que fazem parte da chamada Costa do Descobrimento.

Ali estão igrejas seculares, museu, lojinhas, artesanato indígena e aquele letreiro super instagramável de Porto Seguro. Tudo isso, com uma vista linda da cidade!

centro-historico-porto-seguro-letreiro

Tem que ter a foto da família no letreiro de Porto Seguro, né? (Foto: Passaporte Digital)

 
Aqui no post conto um pouco mais sobre as principais atrações e o que fazer no Centro Histórico de Porto Seguro.
 
 

O que fazer no Centro Histórico de Porto Seguro

centro historico de porto seguro

No Centro Histórico você confere mais sobre a cultura e o artesanato indígena das tribos locais (Foto: Passaporte Digital)

Localizado a apenas 2 quilômetros do centro da cidade, o Centro Histórico de Porto Seguro é uma região tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Também conhecida como Cidade Alta, o centro histórico fica no topo de uma falésia com vista para a orla. O local abriga o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal em 1503, a Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade), o Museu de Porto Seguro, entre outras atrações.
 
 
💁 Dica da Alê: O Centro Histórico de Porto Seguro também é ótimo para comprar lembrancinha. Com preço justo, tem diversas lojinhas de artesanato, bonés, camisetas, licores, pimentas, cocadas, além de artigos indígenas.
 
Confere aí as principais atrações do Centro Histórico de Porto Seguro:
 
 

Marco do Descobrimento

centro-historico-porto-seguro-marco-descobrimento

Este é o Marco do Descobrimento, monumento que Portugal trouxe para demarcar nossas terras. Poderia estar melhor preservado, né? (Foto: Passaporte Digital)

 

Um dos destaques no Centro Histórico de Porto Seguro é o Marco do Descobrimento, que veio de Portugal entre 1503 e 1526 e simboliza o poder da coroa portuguesa, utilizado para demarcar suas terras. Feito em pedra de cantaria, de um lado está esculpida a cruz da Ordem de Avis e, do outro, o brasão de armas de Portugal.

A verdade é que esse monumento tão importante para a história do nosso país mereceria estar melhor preservado. Além disso, faltaram placas explicativas e mais manutenção. Apesar disso, achei importante explicar para as crianças o que significava aquele objeto.

LEIA MAIS SOBRE O PORTO SEGURO AQUI

 

Igreja Nossa Senhora da Pena

centro-historico-porto-seguro-igreja

Igreja Nossa Senhora da Pena, a mais importante do Centro Histórico de Porto Seguro (Foto: Passaporte Digital)

 

Entre as igrejas, chama atenção a de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 pelo donatário da capitania, Pero do Campo Tourinho.

Ali estão guardadas imagens sacras dos séculos 16 e 17, entre elas a primeira imagem de São Francisco de Assis trazida ao Brasil, além da imagem da santa padroeira da cidade, Nossa Senhora da Pena.

 

Farol de Porto Seguro

centro-historico-porto-seguro-farol

Inaugurado em 1907, o farol é uma das atrações no Centro Histórico de Porto Seguro (Foto: Passaporte Digital)

 

Um pouco mais recente que as outras construções localizadas no centro histórico de Porto Seguro, o farol foi inaugurado em 1907.

Bem em frente dele, você vai encontrar um local para amarrar sua fitinha de Nosso Senhor do Bonfim. Não se esqueça de fazer três pedidos!

 

Museu do Centro Histórico de Porto Seguro

centro-historico-porto seguro

Prédio onde funciona o Museu do Descobrimento já foi até cadeia (Foto: Passaporte Digital)

 

Outra construção histórica que chama a atenção ali é o prédio onde funciona o Museu Histórico da Cidade ou Museu do Descobrimento.

Construído no século 18, o lugar já foi Casa de Câmara e até cadeia. No dia que eu estive lá, infelizmente o local estava fechado e não consegui visitar por dentro.

 

Como chegar ao Centro Histórico de Porto Seguro

centro-historico-porto-seguro-vila

Casinhas coloniais do Centro Histórico: uma das primeiras vilas do Brasil (Foto: Passaporte Digital)

 

📍 Localização: Acesso pela Estrada do Aeroporto até o Trevo do Cabral. Tem placas indicando o local, muito fácil de chegar.

Estacionamento: gratuito (embora tenha guardadores que praticamente exigem uma caixinha)

 

MAIS SOBRE PORTO SEGURO:

Vale a pena alugar um carro em Porto Seguro?
Onde ficar em Porto Seguro
Um dia no parque aquático de Arraial D´Ajuda

Espero ter ajudado você com este artigo aqui do blog! Aproveite para curtir nosso InstagramFacebook e YouTube e acompanhe nossas dicas de viagem. Até a próxima!

 


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com