Escolha uma Página

Locação de carros no exterior: qual seguro contratar?

por out 13, 2015Aluguel de Carros, Dicas gerais0 Comentários

Quem pretende alugar um veículo no exterior certamente já ficou em dúvida sobre qual opção de seguro escolher na hora de cotar a locação de carros. É assim mesmo: são tantos tipos (e boa parte das vezes tudo escrito em inglês) que fica difícil saber qual deles é realmente necessário para ficar bem protegido e não ter de pagar nenhuma taxa extra na hora de pegar a chave ou de entregar o automóvel.

Para ajudar nesta difícil tarefa, listamos aqui os modelos de seguro mais comuns. Mas se você quer uma recomendação prática, contrate pelo menos a proteção do veículo (LDW ou CDW) e, se possível, acrescente a proteção a terceiros (SLI, ALI, EP ou LIS), já que grande parte das ocorrências estão cobertas por estes seguros. Confira os detalhes.

– CDW e LDW: Proteção contra roubos, furtos, avarias e danos ao veículo decorrentes de colisões e/ou acidentes. Isento de franquia/co-participação. “Estas são duas proteções básicas, embora nunca sejam contratadas juntas. Para garantir a segurança, é recomendado, no mínimo, contratar uma delas”, explica Christopher Correia, gerente de produto da Rentcars.

– SLI: é uma cobertura contra danos materiais e pessoais causados a terceiros em razão de acidentes com o veículo locado. Também pode ser vendido como ALI, EP ou LIS. “Este seguro resguarda sua apólice de seguros e/ou responsabilidade civil para o primeiro US$ 1 milhão, em caso de sinistros provocados por você”, detalha Michelle Tonon, gerente geral da locadora Mobility.

– PAI: é uma cobertura de acidentes pessoais. Garante ao cliente uma cobertura em despesas hospitalares para tratamento de ferimentos decorrentes de acidentes ocorridos durante o período da locação.

Vale lembrar que, para não ter surpresas desagradáveis nem taxas extras, é importante devolver o carro razoavelmente limpo, com tanque cheio e no horário marcado. Leia bem o contrato antes de assinar, pois algumas locadoras podem cobrar taxas adicionais por conta de impostos municipais e estaduais.

Outros pontos importantes: o ideal é sempre optar em pegar o carro com quilometragem livre. Também fique atento se o contrato inclui um segundo condutor, caso precise.


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


Booking.com