Escolha uma Página

Como os hotéis se preparam para reabertura pós-pandemia

por | jun 4, 2020 | Dicas, Hotéis | 0 Comentários

Depois de meses fechados por conta da pandemia do coronavírus, hotéis pelo Brasil e pelo mundo se preparam para a reabertura em um novo cenário.

O desafio agora é transmitir segurança aos hóspedes e convencê-los que é possível viajar tranquilo se forem tomados os devidos cuidados. Realmente, é uma situação um tanto complicada, mas boa parte dos hotéis está investindo em novos protocolos de higiene e limpeza, bem como treinamento das equipes e instruções redobradas aos visitantes para não fechar as portas.

O setor de turismo foi um dos que mais sofreram com a pandemia. Um estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontou que o segmento terá uma redução de 60% a 80% no número de turistas internacionais em 2020, em decorrência da pandemia de COVID-19.

O Ministério do Turismo brasileiro aposta na retomada com uma campanha que será lançada para estimular as viagens domésticas. Para isso, também criou um selo “Turista Protegido”, primeira etapa de um programa que criará protocolos de segurança sanitária e de boas práticas para cada um dos segmentos do setor.

 

Como os hotéis vão reabrir?

hotel dylan_nova york

Hotéis adotam desde novos protocolos de limpeza a estações de higienização (Foto: Divulgação)

 

A grande dúvida que fica para os viajantes é a de como os hotéis vão garantir a higiene para o retorno seguro dos hóspedes.

Para acabar com essa desconfiança, muitos estão anunciando novas regras de limpeza e também oferecendo descontos atrativos e possibilidade de remarcação sem multa. 

Veja algumas das medidas que os hotéis estão adotando no Brasil e no mundo:

  • Atualização de novos protocolos de limpeza e higiene
  • Limpeza profunda adicional de superfícies de alto contato, como maçanetas e móveis
  • Adoção de sinalização do tipo “limpo pela última vez”
  • Uso de máscaras obrigatório para colaboradores e hóspedes
  • Dispositivos de álcool gel disponíveis em todas as áreas comuns e apartamentos
  • Disponibilidade de kits de limpeza individual como amenidade para hóspedes
  • Treinamento e certificação de colaboradores
  • Contato reduzido no check-in ou check-in online
  • Chaves de quartos higienizadas
  • Check out sem papel
  • Redução de móveis/itens de alto contato nos quartos
  • Novos padrões e abordagem de serviço para buffets e serviço de quarto
  • Café da manhã a la carte, com reserva de horário para evitar aglomerações
  • Piscinas e spas com restrição de entrada e tempo de permanência
  • Sauna, academia e outras áreas comuns com agendamento de horário, sendo uma vez por família, com intervalos para higienização

 

Exemplos de boas práticas nos hotéis

hoteis Guarda Golf

Hotel Guarda Golf, na Suíça, apostou no treinamento de funcionários e desconto de tarifas (Foto: Divulgação)

 

Na Europa, onde o surto mais forte já passou, muitos hotéis apostam na retomada aproveitando a temporada de verão.

Um deles é o luxuoso Guarda Golf Hotel Residences, localizado nos Alpes Suíços, que está com tudo pronto para reabertura em 21 de junho. Pensando na saúde e bem-estar dos hóspedes e colaboradores, o empreendimento estabeleceu uma série de normas de higiene e limpeza, bem como treinou a equipe para respeitar o distanciamento social, além de oferecer um atrativo desconto de 30% nas tarifas.

O grupo IHG (InterContinental Hotels Group), que inclui hotéis da rede Holiday Inn, Regent Hotels, entre outros, anunciou que vai reforçar a limpeza dos hotéis com desinfetantes hospitalares, além de novos procedimentos, como instalação de estações de higienização, redução de móveis de alto contato no quarto e verificação visível de itens higienizados, como controle remoto e objetos de vidro.

No Brasil, a rede Blue Tree Towers, por exemplo, vai retomar as atividades no próximo dia 8 de junho em Porto Alegre, seguindo um rigoroso protocolo de segurança e regras do decreto de distanciamento controlado em função da pandemia da covid-19 assinado pelo Governo do Rio Grande do Sul.

Além de reforçar a higienização, incluindo o uso de máscaras e luvas, haverá distanciamento no check-in com marcação no piso, álcool gel em pontos de interação, controle de fluxo em elevadores e fechamento de áreas de lazer e eventos coletivos.

Outra novidade é a medição de temperatura na entrada, tapetes sanitizantes, bag shoes, QR Code em pontos estratégicos com automatização de informações para os visitantes, cardápio virtual enviado por e-mail, sprays de álcool para purificação de bagagem com panos descartáveis, protetor para os pés e entrega de pedido de room service no apartamento com embalagem descartável.

hotel fazenda mazzaropi

Hotel Fazenda Mazzaropi, no interior de SP, terá 72 horas de intervalo entre as ocupações (Foto: Divulgação)

 

O Hotel Fazenda Mazzaropi, localizado em Taubaté, interior de São Paulo, também programa reabertura em 5 de junho, porém com no máximo 30% da capacidade. Além disso, haverá 72 horas de intervalo entre as ocupações e higienização feita com ozônio.

O restaurante também trocou o sistema de bufê pelo a la carte e as refeições acontecerão em três turnos para evitar aglomerações. Os pratos chegarão diretamente às mesas, que serão dispostas com dois metros de distância umas das outras.

hoteis-fazenda-dona-carolina

Hotéis como o Fazenda Dona Carolina se preparam para reabrir com novos protocolos de limpeza (Foto: Divulgação)

O mesmo esquema de mesas afastadas e refeições a la carte está sendo feito no Hotel Fazenda Dona Carolina, na cidade de Itatiba, São Paulo, que será reaberto em 01 de julho. Atendendo a novas medidas de higiene e segurança, serão ofertados somente 50 acomodações e o check-in será individualizado. Ao chegar, o hóspede receberá um kit de higiene com máscara, lenço, luvas descartáveis e álcool gel.

E você? Já se sente seguro para voltar a viajar e se hospedar? Conta aqui nos comentários!

 

MAIS SOBRE HOTÉIS E VIAGENS:

Hotéis-fazenda para ir com crianças
O destino ideal para cada época do ano
Dicas de viagem de avião com bebês e crianças

Espero ter ajudado você com este artigo aqui do blog! Aproveite para curtir nosso InstagramFacebook e YouTube e acompanhe nossas dicas de viagem. Até a próxima!

 


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com