Festas de Natal na Alemanha: mercados tradicionais acontecem por todo o país

festa_natal_dresden
Festas de Natal são tradicionais na Alemanha, como a Striezelmarkt, em Dresden (foto: Divulgação)

Quem quiser conhecer a fundo uma das maiores tradições da Alemanha, uma boa pedida é visitar o país no final do ano, quando as festas de natal são o grande destaque. Também conhecidas como mercados de natal, ou Weihnachtsmärkte (em alemão), as feiras acontecem em várias cidades e trazem “barraquinhas” que vendem os mais diversos artigos natalinos, como velas, brinquedos de madeira e enfeites de árvore, além de comidas e bebidas, shows musicais e atrações carregadas de simbolismos.

Entre as festas de natal mais famosas da Alemanha estão os de Munique, Berlim, Nuremberg, Dresden e Frankfurt. Mais existem muitas outras. Veja um pouco mais de cada uma delas.

>>> Munique

festa_natal_munique
O mercado de natal da praça Marienplatz, em Munique, é um dos mais famosos da Alemanha (foto: Divulgação)

Munique tem várias festas de natal acontecendo por toda a cidade, mas a mais famosa delas (e a mais antiga) é a Feira Natalina ao redor da praça Marienplatz. Além da árvore de 30 metros iluminada por 2.500 velas e uma belíssima manjedoura, o mercado oferece degustação de quentão e venda de enfeites para a árvore de Natal. Aproveite para curtir também o concerto de natal gratuito que acontece todos os dias, às 17h, na sacada da prefeitura.
Onde: Marienplatz

VEJA MAIS: ROTEIRO DE MUNIQUE

>>> Berlim

festa_natal_berlin_Charlottenburg
Um dos mais bacanas mercados de Natal de Berlim fica ao redor do Castelo de Charlottenburg (foto: Divulgação)

Os mercados de natal em Berlim acontecem em pelo menos cinco locais diferentes. Um dos mais bacanas fica ao redor do Castelo de Charlottenburg, sempre muito iluminado e com um charme especial conta com 250 barracas e atrações para as crianças. Não deixe de experimentar o pão de gengibre e o vinho quente.
Onde: Castelo de Charlottenburg

LEIA MAIS: ROTEIRO DE BERLIM

>>> Nuremberg

festa_natal_nuremberg
A atração principal de Nuremberg é a Feira de Natal Christkindlesmarkt, na praça Hauptmarkt (oto: Divulgação)

A atração principal de Nuremberg é a Feira de Natal Christkindlesmarkt, na praça Hauptmarkt. Esta é uma das feiras de Natal mais antigas e famosas do mundo, iluminada por milhares de luzes. Não deixem de provar o quentão e o tradicional de pão de mel.
Onde: Praça Hauptmarkt 

>>> Dresden
A festa de natal Striezelmarkt, em Dresden, acontece desde 1434, na Praça Altmarkt. Se estiver na cidade, veja quando acontece a apresentação do famoso coro de meninos da Alemanha, o Dresdner Kreuzchor. Destaque para o tradicional stollen, um bolo de frutas cristalizadas, amêndoas e passas datado de 1.800. Veja o vídeo do mercado de Dresden abaixo.
Onde: Praça Altmarkt 

VEJA TAMBÉM: Seguro-viagem: quando é preciso fazer um

>>> Frankfurt

festa_natal_Frankfurt
A festa de natal de Frankfurt existe há mais de 600 anos (foto: Divulgação)

A festa de natal de Frankfurt é uma das maiores da Alemanha. Realizada na praça St. Paul´s, no quarteirão Römerberg, o mercado existe há mais de 600 anos, sempre com sua imponente árvore de natal. Entre os quitutes, aproveite para provar as bratwurste, linguiças de carne de porco, e as osweisswurste, salsichas brancas de vitela.
Onde: St. Paul´s Square

LEIA MAIS SOBRE A ALEMANHA:
Passeios bacanas em Dusseldorf
Conheça o Museu da Prosche, em Suttgart

Be the first to comment

Deixe um comentário