6 dicas para garantir o melhor lugar no avião

Viajar com as pernas apertadas, perto do banheiro ou no meio da fileira podem ser fatores desanimadores para muitos turistas. Mas é possível minimizar esses transtornos e conseguir um lugar mais confortável no voo. Quer garantir o melhor lugar no avião? Pegamos as dicas no site SeatGuru, que aponta poltronas boas e ruins a bordo, e detalhamos aqui como escolher o assento no seu próximo voo.

Antes das dicas, porém, é importante destacar que efetivamente o preço é um fator decisivo – quem vai de primeira classe, aliás, nem precisa ler essas orientações. Mas, mesmo na classe econômica, é possível viajar com mais conforto. Basta saber optar pelo assento certo. Veja seis orientações:

Site dá dicas para escolher o melhor assento no avião (Foto: SXC)
Site dá dicas para escolher o melhor assento no avião (Foto: SXC)

1- Compare a largura entre os assentos
Pode parecer pouco, mas apenas dois centímetros entre um assento e outro pode fazer a diferença na hora de esticar os joelhos ou abrir totalmente a tela do laptop. Lembre-se que essas medidas variam conforme a companhia aérea. Pesquise antes de fechar a reserva.

2- Compare as comodidades a bordo
Antes de decidir entre uma companhia e outra, observe as comodidades a bordo que elas oferecem. Ter uma tela de vídeo pessoal, leitor de DVD ou amenidades para as crianças podem fazer qualquer viagem mais agradável.

Leia também: Limite de peso de bagagem em viagens nacionais e internacionais

3- Se você se enquadrar, reserve um assento preferencial
Se você estiver com bebê ou tiver algum problema de saúde, é possível reservar um assento preferencial (eu mesma já reservei uma poltrona que tinha um bercinho acoplado à frente para a minha filha, na época com seis meses). No entanto, isso precisa ser feito com a máxima antecedência, para garantir disponibilidade. Às vezes, é melhor fazer este tipo de solicitação pelo telefone, ao invés da internet.

4- Confirme seu assento na semana da viagem
Companhias aéreas, por vezes, mudam o tipo de aeronave perto da data de partida, devido a fatores de carga e manutenção. Desta forma, muitas empresas liberam assentos que antes não estavam disponíveis. Aproveite este momento para aumentar suas chances de manter o lugar escolhido ou, até mesmo, pegar um assento melhor.

Veja também: O que fazer no caso de extravio de mala no aeroporto?

5- Faça o check-in online
Muitas companhias aéreas só permitem escolher o assento no dia do voo. Usando o check-in online você pode garantir um lugar melhor sem ter que chegar com muita antecedência ao aeroporto.

6- Veja a possibilidade de upgrade ​​no portão de embarque
Se as poltronas de primeira classe não estiverem lotadas, os agentes no portão de embarque podem atualizar a lista de passageiros que estão à espera de upgrade. Muitas vezes, são pessoas que compraram um determinado tipo de bilhete, com tarifa cheia ou algum outro benefício, e podem conseguir melhorar o assento de forma inesperada. Ótima notícia, né?

Continue lendo: 10 dicas sobre bagagem em viagens ao exterior

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. ESPECIAL AEROPORTO: mala, voo, atraso | Passaporte Digital
  2. Voos baratos: companhias low cost seguras|Passaporte Digital

Deixe um comentário