Limite de peso de bagagem em voos internacionais e nacionais

Quando se vai viajar, geralmente pinta aquela dúvida sobre peso de bagagem. Para facilitar, criei uma tabelinha com o limite permitido por mala, tanto para voos internacionais como para nacionais, com informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Confira.

  1. Voos nacionais: 23 quilos de bagagem
  2. Voos internacionais: duas bagagens de 32 quilos cada
  3. Bagagem de mão: até 5 quilos

Mais detalhes:

malas excesso
Cuidado com o excesso de bagagem nas viagens ao exterior

>>> Voos internacionais
No geral, o passageiro tem direito a despachar duas bagagens de 32 quilos cada (isso falando de classe econômica, quando for primeira classe, geralmente, as empresas aéreas oferecem mais regalias).

Restrições: líquidos (gel, pasta de dente, desodorante etc.) são permitidos na bagagem de mão até 100ml. Algumas companhias exigem que o frasco destes líquidos sejam transparentes. Outras não admitem frascos maiores que 100 ml, mesmo que estejam somente parcialmente cheios. A exceção se aplica a líquidos adquiridos nos freeshops ou a bordo das aeronaves. Também não entram na regra, medicamentos com prescrição médica, alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais.

Leia também: 10 dicas sobre bagagens em viagens internacionais

>>> Voos nacionais
Cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23 quilos de bagagem. Pode-se despachar mais de um volume, desde que o peso total não exceda esse limite.

>>> Bagagem de mão
O peso total não pode exceder 5 quilos. E a soma das dimensões  da bagagem (comprimento, largura e altura) não pode ultrapassar 115 cm.

>>> Outras dicas
Para realizar uma viagem internacional, caso o passageiro tenha de se deslocar antes em trecho nacional, deve-se observar o seguinte: se a passagem for conjugada com a internacional, vale o peso de franquia de bagagem internacional. Caso a passagem nacional não seja conjugada, considere o peso para as bagagens de voos nacionais.

Evite despachar bagagens que contenham objetos de valor, tais como joias, dinheiro, notebook. Estes artigos devem ser transportados na bagagem de mão.

A bagagem de mão não pode ter objetos cortantes (tesoura, alicate, cortador de unha). Esses itens precisam ser despachados.

Continue lendo: Diferença entre seguro e assistência viagem