O que fazer em Florença, na Itália

florença
Florença, na Itália, é uma cidade tranquila, repleta de arte e cultura (foto: Pixabay)

Eu nunca me esqueço do sorvete que tomei em Florença, na Itália: o mais gostoso que já provei até hoje! A gastronomia é, sem dúvida, um dos pontos fortes desta cidade da Toscana, mas o destino tem muitos atrativos: arte, belas paisagens e muita cultura. Por isso, fizemos uma espécie de guia do que fazer em Florença. Confira.

florença
Florença, na Itália, é uma cidade tranquila, repleta de arte e cultura (foto: Pixabay)

>>> Como percorrer Florença
Florença é uma cidade antiga e tranquila, ideal para ser percorrida a pé. Para quem precisar, tem ônibus em vários bairros, mas geralmente são desnecessários. Quem optar pelo táxi, saiba que vai ter um gasto um pouco salgado.

LEIA TAMBÉM: Conheça o Vaticano

>>> O que ver em Florença
O legal de Florença é caminhar meio sem roteiro, para encontrar uma sorveteria bacana, um restaurante nada turístico e aquela lojinha de produtos artesanais que dá gosto explorar. No entanto, se você não quer “perder” nenhum ponto turístico importante, aqui vão algumas dicas:

duomo_florença
A Catedral Duomo, de Florença, é ainda mais bela ao vivo (foto: Pixabay)

Catedral Duomoa belíssima catedral abriga muitos tesouros da arquitetura renascentista. Se possível, suba à cúpula para apreciar a vista da cidade. Não deixe de conhecer também o Batistério, com mosaicos do século 13 que retratam cena do juízo final.

Galleria dell Accademia: é neste museu que está a mais famosa estátua do artista renascentista Michelangelo: Davi. A dica aqui é comprar a entrada com antecedência pela internet, pois a fila no local é enorme e perde-se muito tempo. Entrada: € 8.

– Piazza della Signoria: essa praça já foi ponto de encontro político e social da cidade e ainda hoje tem muitas atrações. Entre elas, a réplica da estátua de Davi, de Michelangelo, e Il Marzocco, de Donatello.

VEJA TAMBÉM: O que fazer em Veneza, na Itália

estatua davi_florença
A réplica da estátua de Davi, de Michelangelo, em uma das praças de Florença (foto: Pixabay)

– Ponte Vecchio: a tradicional ponte é um dos cartões-postais de Florença. Tem que conhecer e passar por ela. Aproveite para apreciar as antigas joalherias que estão instaladas ali. Fica entre Via de Guicciardini e Via Santa Maria. 

– Piazzale Michelangelo: a 20 minutos caminhando da Ponte Vecchio está o parque que homenageia Michelangelo, de onde se tem uma linda vista de Florença, inclusive do rio Arno. Para variar, há mais uma réplica de bronze da obra-prima do artista, Davi.

Galleria Degli Uffizi: esta galeria de arte é um dos maiores “templos” da pintura renascentista no mundo. São 45 salas, com obras dos mais importantes mestres do Renascimento, como Sandro Botticelli, Michelangelo e Rafael Sanzio. Entrada: € 8.

jardim di boboli
O belo Jardim Di Boboli traz toda a tranquilidade da cidade de Florença (foto: Pixabay)

– Palazzo Pitti: este palácio foi construído por um banqueiro no século 15. Aproveite para visitar o Jardim Di Boboli, que fica atrás do palácio, com belas estátuas e bosques (embora quando eu fui estava um pouco “judiado”).

>>> O que comer em Florença
Além dos sorvetes (ou gelattos), outro produto tradicional em Florença (desde o ano de 1300!) é o trippaio ou lempredotto: um sanduíche recheado de tripa. Para consumir essa iguaria, procure um desses carrinhos de rua. Eu não quis arriscar!

OUTROS DESTINOS NA EUROPA:
Barcelona
Portugal
Amsterdã

5 Trackbacks / Pingbacks

  1. Roteiro Roma - dia 4: Trastevere e mais | Passaporte Digital
  2. Roteiro - O que fazer em Roma | Passaporte Digital
  3. Roteiro Roma dia 2: Fontana di Trevi e mais|Passaporte Digital
  4. 7 atrações imperdíveis em Lucerna | Passaporte Digital
  5. O que fazer em Veneza

Deixe um comentário