Paris: o que fazer em Montmartre, o bairro do Moulin Rouge

O bairro de Montmartre, em Paris, é um dos mais charmosos redutos da capital francesa. Pintores de rua, cafés, cabarés e lojinhas dos mais diversos tipos dão o tom nessa região. Entre os pontos turísticos mais visitados por lá estão a imponente basílica de Sacré-Coeur, o antigo cabaré Moulin Rouge e a Place des Tertres, praça ocupada por pintores de rua.

Confira nosso roteiro para passar o dia em Montmartre e aproveitar esse bairro gostoso de Paris.

>>> Sacré-Coeur

sacre_couer
A basílica de Sacré-Coeur fica no topo da montanha de Montmartre (Foto: Alessandra Oggioni)

Nosso tour em Montmartre começa pela visita à igreja Sacré-Coeur. No topo da montanha de Montmartre está a bela basílica, com sua fachada romano-bizantina, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Concluída em 1914, é feita de mármore travertino, o que lhe confere uma bonita tonalidade branca. Após uma imensa escadaria – se preferir, dá para subir de bondinho – se tem uma bela vista da cidade. Só tome cuidado com os ambulantes que abordam os turistas antes da subida das escadas. Eles causam uma certa intimidação, colocando pulseiras artesanais no seu pulso e exigindo uns trocados.
Onde fica: 35 Rue du Chevalier-de-la-barre
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h30 (cripta e domo, das 9h às 18h)
Preço: entrada gratuita para visitar a igreja.
Como chegar: metrô Anvers. Ônibus 30, 31, 80 ou 85

Outros destinos na Europa:
– Barcelona
– Amsterdã
– Londres

>>> Place du Tertre
Essa praça pertinho da Sacré-Coeur é cheia de artistas dispostos a fazer caricaturas de turistas. Além disso, tem muitas restaurantes, creperias e lojas de souvenir – com bons preços, por sinal. Aproveite para almoçar no La Cremaillere. Como sugestão, experimente o tradicional crepe.
Onde fica: 15 Place du Tertre
Como chegar: metrô Abbesses

>>> Place des Abesses
Seguindo o roteiro por Montmartre, próximo da Place du Tertre fica a Rue des Abbesses. Ali, a praça des Abbesses é emoldurada por uma bela estação de metrô estilo art nouveau. Ali está também o “Muro do Eu Te Amo” (Le Mur des Je t’Aime), com a frase escrita em mais de 300 idiomas.
Onde fica: Rue des Abbesses
Como chegar: metrô Abbesses

>>> Café da Amélie Poulain
Saindo de lá, pegue o metrô e desça na estação Blanche, para chegar à Rue Lepic. Nesta rua charmosa fica o Café Amélie Poulain, baseado no filme estrelado pela atriz Audrey Tautou, em 2002. Lotado de turistas, tudo no local remete ao longa: cardápios, decoração, móveis e objetos. Como sugestão, fica a dica para experimentar o tradicional crème brulée.
Onde fica: 15 Rue Lepic (à direita de Moulin Rouge)
Como chegar: metrô Blanche

>>> Moulin de la Galette
Se estiver com fôlego, continue seguindo pela Rue Lepic. Na esquina com a rue d’Orchampt está o Moulin de la Gallete, um antigo moinho de vento, onde funciona também um restaurante.
Onde fica: Rue Lepic (altura do número 88)
Como chegar: metrô Blanche

>>> Moulin Rouge

moulin rouge
Moulin Rouge, o cabaré mais famoso de Paris, foi fundado em 1889

Nosso tour em Montmartre termina com uma visita ao cabaré mais famoso de Paris, o Moulin Rouge. Fundado em 1889, tem shows diversificados (e um pouco caros, por sinal). Os visitantes podem apenas assistir ao espetáculo ou incluir um jantar no pacote. Mesmo que não esteja disposto a pagar para ver o show, vale passar pelo local só para conhecer sua fachada. Ah, a busca por ingressos é alta, por isso é recomendado comprar com muita antecedência.
Onde fica: 82 Boulevard de Clichy
Horário de funcionamento: espetáculos diários, geralmente às 21h e às 23h
Como chegar: metrô Blanche ou ônibus 74, 81 ou 95

Leia também:
Conheça o hotel mais alto da Europa
Onde pesquisar hotel na internet