Passo a passo: como tirar o visto americano

como tirar o visto americano

Viajar para os Estados Unidos pela primeira vez pode parecer complicado por conta do visto. Muitas pessoas pagam para realizar este trabalho porque o formulário está em inglês (algumas partes têm tradução), mas é possível fazer todo o procedimento de forma simples e prática. Aqui, vamos dar o passo a passo para mostrar como tirar o visto americano. Reserve pelo menos uma hora para fazer o trabalho e siga o caminho abaixo. Vamos lá.

PASSO 1:
Parece óbvio, mas o primeiro passo é ter um passaporte válido (com vencimento até seis meses antes da data da viagem). Caso você não saiba o processo para tirar o passaporte, CLIQUE AQUI E CONFIRA.

PASSO 2:
Acesse o site do Consulado AQUI e comece pelo preenchimento do formulário DS-160 online. Nesta página, tem um campo para selecionar o país e a cidade onde você irá comparecer pessoalmente para a entrevista (no caso de brasileiros, selecione entre Embaixada em Brasília ou Consulados em São Paulo, Recife ou Rio de Janeiro). Depois de selecionar a cidade, clique em Start an Application para começar o preenchimento do formulário.

como tirar o visto americanoDICA: Antes de iniciar o preenchimento de seu DS-160, anote o número de identificação (Application ID) de seu formulário. Isso é fundamental para que possa acessar o formulário posteriormente, caso não possa ou não consiga responder tudo de uma vez.

PASSO 3: 
Este passo é o preenchimento em si do formulário. Apesar de ser todo em inglês, hoje em dia, eles colocaram a tradução de quase todas as perguntas. Basta deixar o mouse posicionado em cima da frase para ler em português. Se algum trecho não estiver traduzido, copie e cole no Google Tradutor. Dá para quebrar um galho.

DICA: No preenchimento, não coloque acentos nas palavras, senão dá erro. Ah, e quando for colocar valores, como o de renda, por exemplo, coloque sem vírgula e sem o símbolo de reais.

PASSO 4:
Depois de preencher todo o formulário (ele é em etapas/temas que você pode salvar e completar depois), imprima o formulário de confirmação com o código de barras. Você terá de levar este papel no dia da entrevista no Consulado.

PASSO 5:
Depois de preenchido e com o número em mão, você vai precisar criar uma conta de usuário no site do departamento de visto para dar continuidade no processo. O site é este aqui.

DICA: Se você é um viajante comum, clique na opção “I have completed the U.S. Nonimmigrant Visa application (DS-160) form and I need to apply for a visa”.

visto americano_passo a passo
Se você é um viajante comum, clique na opção assinalada para concluir o processo de visto americano

PASSO 6:
Depois, você vai para uma tela para preencher o local que gostaria de retirar o passaporte ou se prefere receber pelo correio.

DICA: se a sua viagem estiver próxima e você morar perto de um dos postos do consulado, prefira retirar pessoalmente. Digo isso, porque já vi muitas pessoas desesperadas por conta de greve dos correios ou problemas na entrega por conta de erros de endereço cep etc.

PASSO 7: 
Claro que nada é de graça. Então, neste passo você terá de pagar 160 dólares por pessoa para tirar o visto. Pode escolher dinheiro ou cartão de crédito.

PASSO 8:
Depois de pagar, você vai escolher o local e a data para entregar os documentos, tirar impressões digitais e fazer a fotografia digital e outra data (posterior) para comparecer à entrevista.

PASSO 9:
Imprima o documento de agendamento porque você precisará levá-lo na data marcada.

Agora, é torcer! Boa sorte!

Be the first to comment

Deixe um comentário