Programe-se: vai começar o Círio de Nazaré 2015, em Belém

Nossa Senhora é homenageada no Círio de Nazaré, em Belém (foto: Circuito Fora do Eixo)

A festividade de Círio de Nazaré, em Belém (PA), é uma das maiores manifestações religiosas do mundo e reúne cerca de um milhão e meio de pessoas. Em 2015, o evento começa no dia 06 de outubro e vai até o dia 26, tendo seu auge no segundo domingo de outubro (11), quando ocorre a tradicional procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do povo paraense.

A tão aguardada procissão começa às 6h30, depois da missa no Largo da Sé. De lá, a Imagem da Virgem percorre um trajeto de cerca de 3,6 km até a Praça Santuário. Durante o trajeto, os chamados promesseiros levam objetos de cera que simbolizam graças alcançadas, tais como casas e partes do corpo relacionadas à cura de doenças.

ciriodenazare_belem
Procissão é o ponto alto da festividade do Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro (foto: Celso Abreu)

Após a procissão, a Imagem de Maria fica exposta no altar da Praça Santuário para visita dos fiéis durante 15 dias, conhecidos como a Quinzena Nazarena. Nos demais dias de festa acontecem vigílias e romarias rodoviárias, fluviais e em motocicletas.

O Círio de Nazaré é celebrado desde 1793 em Belém. Um dos principais símbolos, a corda, faz parte das festividades desde 1855. Atualmente, ela tem 800 metros de comprimento.

VEJA TAMBÉM: 
Conheça a Chapada Diamantina
Passeio de balão pela Amazônia

Be the first to comment

Deixe um comentário