Salvador além do carnaval: Pelourinho, praias e igreja

Atrações em Salvador vão além do Carnaval (Foto: Passaporte Digital)

É claro que não dá para falar de Salvador sem se lembrar do carnaval. Mas não é só folia que atrai visitantes para a capital baiana. Tem muito lugar bacana para ir além dos circuitos Dodô e Osmar. Pelourinho, Cidade Baixa, igreja do Senhor do Bonfim e, claro, as praias deliciosas não podem ficar de fora do roteiro, seja durante a folia ou fora dela.

Outros destinos no Nordeste:
Maceió
Natal
Porto Seguro

O turista pode começar o tour pela capital baiana pelo Pelourinho. O centro histórico tem construções coloniais, igrejinhas barrocas e casas centenárias – muitas delas consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1985. Já que o local não permite a circulação de carros, para chegar até o ponto mais próximo, utilize o táxi. Apesar de ser um ponto turístico obrigatório e superbacana, uma coisa ruim de lá é a preocupação com a segurança. Evite expor equipamentos fotográficos e leve pouco dinheiro, apenas o necessário. Não custa nada se prevenir.

Pelourinho
Pelourinho em dia tranquilo: carro não entra (Foto: Passaporte Digital)

Dali, vá até o Elevador Lacerda, um dos cartões-postais de Salvador que leva à Cidade Baixa. Lá de cima, a 74 metros de altura, é possível avistar a Baía de Todos os Santos. O legal é que o elevador funciona 24 horas, a um preço bem baratinho.

Mercado Modelo
Entrada do Mercado Modelo: não deixe de conhecer também o subterrâneo (Foto: Passaporte Digital)

Já lá embaixo, não deixe de conhecer o Mercado Modelo. Tem lojinhas de artesanato, roupas, artigos religiosos e outros objetos. No prédio, erguido em 1912, há um subterrâneo bem sinistro. Ah, pechiche bastante se for comprar alguma coisa, pois os preços costumam ser um tanto salgados por lá. 

Como a religiosidade também é atração em Salvador, não deixe de passar pela Igreja do Senhor do Bonfim, aquela onde acontece a tradição de lavar a escadaria. Se tiver fé, pode amarrar a fitinha no braço e dar três nós (em cada um se faz um pedido). Segundo a crença, quando a fita cai, os pedidos se realizam.

Praia da Barra
Praia da Barra, em Salvador, com o famoso farol ao fundo (Foto: Passaporte Digital)

Entre as praias, destaque para Itapuã, com seu excelente acarajé, Stella Maris, com boas ondas para surfe, e Flamengo, cheia de coqueiros. A praia da Barra, uma das mais frequentadas, é aquela do Farol da Barra, construído no século 17. Mais urbana, é boa para banho e também para a prática de esportes, como vôlei e frescobol. É só chegar e relaxar!

Leia também: 
Belas praias no Caribe