Viagem de avião com animais: passaporte para cães e gatos

Vai viajar e quer levar o seu bichinho de estimação? Saiba que cães e gatos também poderão “tirar” o passaporte. Segundo o Ministério da Agricultura, a medida visa facilitar a entrada e a saída dos animais no Brasil.

passaporte para animais
Cães e gatos também poderão tirar passaporte (Foto: SXC)

Para obter o documento, os passageiros devem solicitar gratuitamente o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos em qualquer uma das unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), localizadas em portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais.

Veja mais:
Limite de bagagem em viagens ao exterior
Como pesquisar hotel na internet

Para solicitar o passaporte, o dono do animal deve providenciar um atestado de saúde e levar a carteira de vacinação do bichinho, além de ter implantado um dispositivo de identificação eletrônica (microchip) no animal, método que já é utilizado e exigido pelos países da União Europeia.

Após fornecer toda a documentação exigida à Vigilância, o passaporte é emitido em até 30 dias. O documento é individual e intransferível, com validade por toda a vida do animal.

A medida do Ministério da Agricultura, publicada no Diário Oficial em 22 de novembro, deve entrar em vigor no final de fevereiro de 2014.

Leia também:
Diferença entre seguro e assistência viagem
7 dicas para pesquisar hotel na internet