Caldas Novas de carro, a partir de São Paulo

caldas-novas-de-carro-estradas
Um dos únicos trechos de estrada com pista única para Caldas Novas

Ir para Caldas Novas de carro, a partir de São Paulo, é uma viagem e tanto! Encaramos esta aventura de 758 quilômetros de viagem com duas crianças a bordo, de 4 e 2 anos, e posso dizer que não foi difícil não. Como paramos duas vezes, para tomar café da manhã e almoçar, o trajeto que geralmente leva 9 horas foi de 12 horas no total! Mas valeu a pena!

Apesar das longas horas de viagem, ir para Caldas Novas de carro não é ruim. As estradas são boas, quase todas duplicadas, tranquilo para dirigir (veja o itinerário abaixo). Claro que fomos guiados pelo Waze, mas é bem fácil o caminho mesmo sem GPS.

LEIA MAIS: O QUE FAZER EM CALDAS NOVAS

caldas-novas-de-carro

O que pesa um pouco no bolso são os pedágios (muitos por sinal!). Fomos em dezembro de 2016 e gastamos R$ 198 com pedágios, ida e volta.

De combustível, foram quase dois tanques de gasolina, num total de aproximadamente R$ 300.

Ainda assim, a economia foi grande com relação ao avião. Não conseguimos nenhuma promoção e os custos com as passagens aéreas para dois adultos e duas crianças estava em torno de R$ 2000.

Aliás, Caldas Novas tem um aeroporto que recebe alguns voos geralmente de excursões, geralmente duas vezes por semana apenas. Também daria para pegar um voo para Goiânia ou Brasília e fazer um trecho de carro, mas não ia compensar pagar a passagem aérea mais o aluguel do carro. Então, resolvemos encarar a viagem para se deliciar nas inúmeras piscinas de águas quentes do destino.

Caldas Novas de carro – Trajeto

Bom, então vamos ao caminho para chegar ao paraíso das águas quentes. Saindo de São Paulo, você vai passar pela Rodovia dos Bandeirantes, Anhanguera, BR-050, MG-223, MG-413 e, finalmente, a GO-139 até a chegada a Caldas Novas.

Como disse, as estradas são muito boas para chegar até lá. Somente o trecho final, a GO-139, que é pista única (uma que vai e outra que vem)e, portanto, um caminho que exige um pouco mais de atenção. Por isso, na hora de programar a viagem, procure percorrer este trecho de estrada durante o dia.

caldas-novas-de-carro-restaurante
Almoçamos no restaurante Porteira da Serra, com comida típica mineira (Foto: Passaporte Digital)

No nosso caso, saímos de São Paulo às 4 da manhã. Paramos para tomar café da manhã na estrada e seguimos viagem até Araguari (MG), quase na divisa com Goiás, onde paramos em um restaurante típico mineiro chamado Porteira da Serra, na própria BR-050. Aliás, indico o local! Comida caseira e gostosa, no fogão a lenha. Pagamos R$ 35,90 por adulto. Criança de 5 a 12 anos paga R$ 19,90, come à vontade, com sobremesa.

Por favor, antes da viagem, não deixe de fazer a manutenção preventiva do veículo. Isso reduz o risco de começar a viagem com o pé esquerdo.