Se está procurando um lugar paradisíaco para as próximas férias, uma boa pedida são as Ilhas Seychelles. E é no sentido literal, já que se acredita que o famoso Jardim do Éden, o paraíso bíblico, fica por lá, no chamado Valée de Mai! Gente, aquelas praias de água azul turquesa são realmente sensacionais!
As Ilhas Seychelles correspondem a um arquipélago com 115 ilhas localizadas no Oceano Índico, ao nordeste de Madagascar, na África. Não é uma viagem curta (a partir do Brasil, levam-se cerca de 22 horas para chegar), mas o destino compensa, especialmente por suas praias de mar turquesa e areia platinada, muitas delas emolduradas por pedras de granito.
O local é bastante procurado pelos viajantes que visitam a África do Sul, pois fica a aproximadamente 5 horas de distância. Dá para dar uma esticada nas férias.
Quem gosta de natureza, as Ilhas Seychelles são um prato cheio. Repletas de praias de areia platinada, emolduradas por pedras de granito, mar turquesa e clima tropical o ano todo. Aconselho ficar, no mínimo, uma semana (se possível pelo menos dez dias) para aproveitar bem as principais ilhas.
Para aqueles que desejam ver e fazer tudo, o arquipélago tem excelentes condições para a prática de esportes, ótimos restaurantes de cozinha internacional e creole (local), shows de dança e música. Além disso, Seychelles preza pelo turismo sustentável, sendo que cerca de 50% de sua área está sob proteção ambiental.
VEJA TAMBÉM: 10 Praias bonitas e baratas
As ilhas do interior, que se agrupam em torno das principais (Mahé, Praslin e La Digue), são o point cultural de Seychelles e onde vive a maioria da população. As ilhas externas, por sua vez, permanecem quase intocadas pelo homem, oferecendo paisagens únicas.
Além das praias incríveis, há muitas opções de atividades, incluindo passeios de barco em águas cristalinas, excursões de pesca e mergulho, trilhas, passeios a cavalo, esportes aquáticos, campos de golfe e shows de dança e música típicas.
O local também conta com ótimas opções de hotéis e resorts, além de restaurantes de cozinha creole (local). Ah, e nem precisa se preocupar com o clima, que é tropical o ano todo, com variação média entre 24°C e 32°C!
Confira a sugestão de roteiro!
1. Ilhas Seychelles – Mahé
O roteiro começa pela principal e maior ilha do país, Mahé, onde fica também o principal aeroporto, na capital Victoria, considerada a menor capital da África.
Mais parecida com uma vila de pescadores, a ilha Mahé tem praias de areia clara e águas limpíssimas. Não deixe de fazer um passeio de barco pelo Parque Nacional Marinho de St. Anne para observar a fauna local.
Existem 65 praias na ilha. Na parte norte ficam as mais populosas, com destaque para Beau Vallon. Já na parte sul, as mais intactas, como Anse Forbans. Outras praias que também não podem faltar é Anse Royale, Intendance Beach e Anse Takamaka, onde é possível fazer um passeio de caiaque, paddle board ou veleiro. Siga em direção ao sul de Mahé e almoce no restaurante da Takamaka Bay, destilaria de rum típica de Seychelles, e aproveite para levar algumas garrafas da bebida como souvenir.
A partir de Mahé você pode visitar várias outras ilhas, desde as mais próximas até as mais afastadas. Com aproximadamente 40 minutos de voo, é possível conhecer, por exemplo, a bela ilha Desroches, com 14 quilômetros de praias de areia branca e águas cristalinas.
Sainte Anne é bem mais próxima de Mahé, estando a apenas 15 minutos, via cruzeiro fluvial. É nela que se abriga o Parque Nacional Ste Anne Marine. Também existem trajetos para as ilhas Bird Island, Cerf, Cousine, Denis Island, Frégate, Moyenne, North Island, Praslin e Silhoette.
2. Ilhas Seychelles – Praslin
Praslin é a segunda maior e mais populosa ilha de Seychelles. Com 37 Km², é possível conhecê-la em aproximadamente duas horas de carro. É ali que ficam duas das praias mais lindas do mundo, a Anse Georgette e a Anse Lazio. Depois, faça uma visita guiada ao Vallée de Mai, Patrimônio Mundial da Unesco, onde reza a lenda ser o Jardim do Éden original. Outra curiosidade local é que ali cresce o raro coco de mer.
3. Ilhas Seychelles – La Digue
A partir de Praslin, pegue um barco para a charmosa ilha La Digue, conhecida por suas pedras de granito. Explore a ilha toda de bicicleta e relaxe nas areias da Anse Source d´Argent, uma das praias mais famosas do destino. Almoce no restaurante Le Combava no hotel Le Domaine de L´Orangeraie e faça uma trilha até a praia Grand Anse. Se quiser, continue até a praia Anse Coco e desfrute de um visual incrível.
A apenas 20 minutos de barco de La Digue está a ilha Grande Soeur, ótima para trekking.
Ilhas Seychelles: Melhor época para visitar
Ficou apaixonado pelo destino e quer saber qual é a melhor época para visitar as Ilhas Seychelles? Pois saiba que o clima por lá é agradável o ano todo, com temperaturas que variam entre 24°C e 32°C, ou seja, sem atingir picos de frio nem de calor.
A época mais quente do ano é entre dezembro e abril, quando a umidade também é mais alta. Já entre os meses de maio a outubro, o clima fica um pouco mais frio e seco. As chuvas são mais constantes entre os meses de dezembro e fevereiro.
Outra preocupação para quem vai às Ilhas Seychelles é com relação aos ciclones. Com exceção das ilhas mais ao sul do país, todas as demais estão fora do cinturão de ciclones.
Ah, e não se esqueça que para viajar para Seychelles, você precisa de passaporte válido e carteira de vacinação internacional comprovando que você tomou a vacina contra a febre amarela.
Mapa: Onde fica as Ilhas Seychelles
Você pode procurar no mapa, mas vai ser difícil encontrar, afinal trata-se da menor capital do continente. As Ilhas Seychelles, ou República de Seychelles, ficam no Oceano Índico, na África. Para ser mais preciso, sua localização no mapa fica acima de Madagascar e próxima à costa da Somália.
Código de área: 248
Como chegar às Ilhas Seychelles
Para chegar, as companhias aéreas Emirates Airline, Etihad Airways, Ethiopian Airlines, South African Airways e Turkish Airlines oferecem voos para o destino. O trajeto geralmente dura até 22h, com escalas em Doha e Dubai. Há também a possibilidade de fazer viagens pelo Quênia e África do Sul.
Como Chegar:
Via Dubai por Emirates
Via Joanesburgo por South African Airways e Air Seychelles
Via Adis Abeba por Ethiopian Airlines
Via Abu Dhabi por Etihad
Onde ficar nas Ilhas Seychelles
Existem até que uma boa variedade de hotéis, especialmente para se hospedar nas ilhas principais. Aqui, vamos listar algumas opções bacanas que servem tanto para casais como para famílias e, por que não, solteiros.
Resort Constance Ephélia – Mahé
Uma opção bastante luxuosa para se hospedar nas Ilhas Seychelles é o resort Constance Ephélia, que fica em Mahé.
Com quartos, suítes e até vilas muito confortáveis para dormir, tem ainda uma vista incrível para o parque marinho de Port Launay e um spa delicioso. Para jantar, aproveite o restaurante Cyann, cuja cozinha mistura técnicas da gastronomia francesa com influências locais e asiáticas, acompanhado de um vinho da adega selecionado pelo sommelier. Fica em Port Launay, Mahé.
Savoy Resort e Spa – Mahé
O Savoy é um hotel de luxo 5 estrelas, que fica na praia de Beau Vallon. Oferece piscina, clube para crianças com monitores e um spa, além de dois restaurantes e um bar bem bacana. As suítes são amplas, com uma área mínima de 50 m², com camas king-size e varandas privativas com vista para o Oceano Índico.
Four Seasons Resort Sychelles – Mahé
Em se tratando de luxo, não podemos deixar de incluir o Four Seasons, que também fica em Mahé. O hotel oferece 67 vilas (tipo residência), para quem procura conforto e privacidade.
Resort Constance Lemuria – Praslin
Na ilha de Praslin, há um outro resort da mesma rede, o Constance Lemuria. O hotel oferece passeios de bugue a uma das praias mais lindas do mundo, a Anse Georgette. O jantar no restaurante Seahorse é especializado em frutos do mar.
O que comer nas Ilhas Seychelles
Como reflexo da grande diversidade cultural, as Ilhas Seychelles tem uma boa variedade gastronômica, misturando culinária francesa, indiana e oriental.
Os pratos de frutos do mar são predominantes na culinária local, por conta de sua localização no Oceano Índico. O pouco transporte necessário faz com que os alimentos sejam sempre frescos. Entre as opções estão: peixe grelhado ou polvo coberto com molho de pimentões, gengibre e alho.
Um prato bem típico da cozinha creole é um puchero com salsa de chile. Mesmo os acostumados com o sabor picante devem ter cuidado com este prato, pois a pimenta destas ilhas recebe o apelido de “fogo infernal” e é bem forte. Também são servidos pratos de carne e aves aromatizados com especiarias do país.
Outra iguaria que pode ser encontrada na culinária seychellois é “la daube” que é feito de fruta-pão, banana, inhame e mandioca.
Também há no arquipélago alguns restaurantes especializados em comida indiana, chinesa ou italiana e muitos apresentam pratos internacionais e especializados.
Informações úteis antes da viagem
Visto: visto não é requerido para entrar no país, mas é obrigatório a apresentação de um passaporte válido.
Vacinação: Brasileiros precisam obrigatoriamente do Certificado Internacional de Vacinação contra febre-amarela.
Moeda local: Rúpia de Seychelles (SCR), que é dividida em 100 centavos. As moedas estão disponíveis nos valores de 0,05; 0,10; 0,25, 1 e 5 rúpias, enquanto que as notas são de 10, 25, 50, 100 e 500 rúpias.
Cartões de crédito: Cartões de crédito são amplamente aceitos nas Ilhas Seychelles.
Caixas Eletrônicos (ATM’S): Em bancos nas ilhas de Mahé, Praslin e La Digue e nos aeroportos de Mahé e Praslin.
Fuso horário: Seychelles está 7 horas à frente do horário oficial de Brasília.
Gorjeta: Não é obrigatória. A maioria dos restaurantes, hotéis, táxis e outros serviços já inclui de 5% a 10% de taxa de serviço.
Transporte entre ilhas: se for entre as ilhas principais, é possível utilizar transporte público, táxis e aluguel de carro. Nas demais, somente através de balsa, barco, avião ou helicóptero.
Gastronomia: Basicamente com muito peixe e salada. Arroz também é facilmente encontrado.
Resumo: o que fazer nas principais ilhas de Seychelles
Com tanta ilha maravilhosa, fica até difícil escolher qual a melhor para visitar ou ficar. Por isso, fizemos um resumo com o que as principais ilhas de Seychelles oferece. Confira:
Mahé: a maior ilha do arquipélago de Seychelles concentra um grande número de serviços, hotéis, resorts, restaurantes, cassinos e atividades, como mergulho, campos de golfe, passeios de barco, pesca e trilhas.
Praslin: a segunda maior ilha do arquipélago de Seychelles também conta com boa infraestrutura hoteleira e de serviços. Ali está uma das maravilhas do país: o Vallée de Mai, tombado como patrimônio histórico da UNESCO.
La Digue: mais rústica, a ilha tem fazendas coloniais e acomodações mais simples. Ali, a principal atração são as
gigantescas pedras de granito que enfeitam as praias da costa oeste, como em Anse Source D’Argent, eleita em 2013 pela revista americana National Geographic como a praia mais bonita do mundo.
LEIA MAIS: 5 Praias incríveis na República Dominicana
Gosto de conhecer este lindissimo país africano. E sabendo que o seu sistema educativo é de melhor na África.
Maio, país incrível mesmo! Tomara que consiga ir! Abraços
Tenho uma amiga virtual em Seicheles. Hoje falei com ela e pensei, quem sabe, em um dia visitá-la. Daí que fui parar aqui. Realmente um paraíso!
Oi, Leia! Seja bem-vinda! Quem sabe um dia né? Um verdadeiro paraíso!
Meu sonho de infância, quando era criança vi uma reportagem sobre as ilhas e nunca mais esqueci, creio que está perto de realizar meu sonho de infância!
Tudo muito maravilhoso, só não imagino quanto gastaria num passeio assim!
Oi, Isaias! Realmente, é uma viagem com custo elevado, precisa se planejar financeiramente mesmo! Abraços
Já planejando a viagem!! obrigada pelas dicas!!
Maravilha, Dalila! Você vai voltar maravilhada! Ótima viagem!
Meu deus do ceu que paraiso eu tenho vontade é de morar num lugar desse!
É o paraíso mesmo! Simplesmente I-N-C-R-Í-V-E-L. Obrigada pelo comentário! Bjs, Alê