Escolha uma Página

Convento da Penha: lugar de oração e uma vista incrível

por jun 5, 2019Destinos Nacionais, Espírito Santo, Sudeste, Vila Velha0 Comentários

O Convento da Penha, uma dos mais famosos cartões-postais do Espírito Santo, não é um lugar restrito para quem é católico ou quer fazer uma oração. O local é um dos maiores pontos turísticos de Vila Velha e tem uma vista espetacular que vale muuuito a visita!

Eu já fui ao Convento da Penha várias vezes. Minha família é do Espírito Santo e toda vez que ia passar férias na casa da minha avó, sempre dava uma passada por lá. O que mais me encanta nesta igreja é, sem dúvida, a paz que se tem quando estamos apreciando a vista lá dos 154 metros de altura.

 

O Convento da Penha fica inscrustado na rocha. Você chega até lá a pé, em uma caminhada de 1,5 quilômetro, de carro ou de van que leva até o largo principal (também conhecido como Campinho), por R$ 5 (ida e volta). De lá, ainda tem um trecho de escadaria (de pedra original), produto do trabalho dos escravos no ano de 1643. São 365 degraus até chegar à igreja em si.

VEJA TAMBÉM: Conheça as praias de Vitória

Há várias vistas panorâmicas lindas de lá de cima, de onde se pode avistar a cidade de Vitória, a própria cidade de Vila Velha, o Morro do Moreno e a Terceira Ponte, emoldurados pelo mar e por trechos de Mata Atlântica. 

A igreja em si também é bem bonita, com paredes revestidas com madeira em cedro. No altar, remodelado em 1910, há mais de 200 peças de 19 tipos diferentes de mármore. No local ocorrem missas diariamente, em diferentes horários (confira abaixo).

convento-da-penha-vista

A vista de Vitória já vale a visita ao Convento da Penha (Foto: Passaporte Digital)

Ladeira da Penitência

Quando cheguei ao Convento da Penha quis fazer o percurso a pé. É um trecho tranquilo, de 1,5 quilômetro pela estrada principal (a mesma que a van passa)! Suei um pouco, mas sem cansaço.

Outra opção de ir pela “Ladeira da Penitência” que é uma via de acesso ao Convento da Penha exclusiva de pedestre, também conhecida como a “Ladeira das Sete Voltas. Devido à declividade acentuada e calçamento feito de pé-de-moleque, o trecho de 457 metros exige maior esforço para subir ou descer.

O nome de “Ladeira das Sete voltas” é devido as curvas graciosas; e toda ela como que serpenteia pela mata, com seus recantos maravilhosos e convidativos à meditação e à oração a cada volta. As Sete Voltas também insinuam as “Sete Alegrias de Nossa Senhora”, devoção instituída e propagada pela Ordem Franciscana: anunciação, visita da prima Isabel, nascimento de Jesus, recebimento do Espírito Santo, apresentação de Jesus no templo, ressurreição e ascensão de Nossa Senhora.

Campinho

convento-da-penha-vila-velha

Vista da cidade de Vila Velha emoldurada pelo mar e pela Mata Atlântica (Foto: Passaporte Digital)

Campinho é o local que fica no sopé do penhasco, uma área mais ampla onde são realizadas festas religiosas e missas para um número maior de pessoas, já que a igreja do Convento em si é bem pequena.

Do Campinho, tem-se uma das mais belas imagens do Convento da Penha, onde as duas palmeiras se destacam e “seguram” um terço.

Também neste espaço plano está construída a Capelinha de São Francisco, uma loja de artigos religiosos e uma lanchonete.

 

Sala dos Milagres

Sala dos Milagres com imagem de Nossa Senhora da Penha, local onde os peregrinos pagam promessas (Foto: Passaporte Digital)

A Sala dos Milagres é o local onde os devotos deixam objetos, vestimentas e fotos de pedidos e graças alcançadas. 

É na Sala dos Milagres que fica também a imagem de Nossa Senhora da Penha esculpida por Carlo Crepaz, em 1958, uma réplica da imagem original.

 

Convento da Penha: história

convento-da-penha-historia

Capela do Convento da Penha foi construída em 1558! (Foto: Passaporte Digital)

 

Em uma localização privilegiada, a 500 metros do mar e 154 metros de altitude está o Santuário de Nossa Senhora da Penha, fundado por Frei Pedro Palácios, em 1558!

No início, Frei Pedro Palácios encontrou abrigo numa gruta de pedra, atualmente denominada Gruta de Frei Pedro Palácios, que tem ao lado o oratório de construção anterior à sua chegada ao Espírito Santo.

Em 1562, construiu uma capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado largo do Convento (Campinho), e em 1568, foi edificada, no cume do penhasco, a Capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569.

Ao longo do tempo, a Capela foi sendo ampliada, e em anexo, foi construído, em várias etapas, o Convento da Penha, cuja pedra fundamental data de 1650.

Marco da arquitetura do período colonial brasileiro, o Convento da Penha foi tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943. 

 

Horário de missa no Convento da Penha

Se você quer ir para rezar, confira o horário de missas do Convento da Penha:

De segunda a sexta: 6h, 7h, 9h30 e 15h (às quartas, horário extra às 15h, no Campinho)
Sábados: 6h, 7h30, 9h, 11h e 15h30
Domingos: 5h, 7h, 9h, 11h, 14h e 16h

O local funciona diariamente para visitação, das 05h30 às 16h45.

convento da penha

Depois de 1,5 km, o turista tem de subir 365 degraus para chegar à capela (Foto: Passaporte Digital)

 

Convento da Penha: como chegar

Para chegar ao Convento da Penha é muito fácil. Se estiver em Vitória, cidade vizinha, é só atravessar de carro a Terceira Ponte e o Convento da Penha está logo a direita, dentro do bairro Prainha.

 

Convento da Penha: endereço

R. Vasco Coutinho, s/nº, Prainha – Vila Velha (ES)

 

Convento da Penha: entrada

A entrada ao Convento da Penha é gratuita.


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com