Escolha uma Página

Praias de Vitória: o que esperar de cada uma delas

por | maio 30, 2019 | Destinos Nacionais, Espírito Santo, Sudeste, Vitória | 0 Comentários

Apesar de pouco conhecidas pelo grande público, as praias de Vitória são uma ótima opção para quem quer viajar para um lugar gostoso no litoral e mais econômico para o bolso.

As praias de Vitória reúnem o que todo mundo gosta: tem águas calmas para crianças, como a famosa praia de Curva da Jurema. Tem praia boa para praticar esportes e caminhar, como Camburi. Tem praias mais tranquilas e mais reservadas, como as da Ilha do Boi e da Ilha do Frade.

LEIA TAMBÉM: Conheça o Convento da Penha, lugar de oração com uma vista deslumbrante

Enfim, eu sou um pouco suspeita para falar de Vitória, pois é a terra dos meus avós – e onde passei férias maravilhosas na minha infância e adolescência. Mas a verdade é que a capital do Espírito Santo ainda é pouco explorada pelos turistas. Uma pena porque tem muitos atrativos e muitas praias deliciosas, não só em Vitória, mas principalmente em outros pontos do litoral capixaba.

praias de vitória

Praias de Vitória: Camburi é a maior e a mais famosa da capital capixaba (Foto: Passaporte Digital)

As praias de Vitória são ótimas para quem gosta de praias limpas, tranquilas em um ambiente de cidade grande, mais urbano, com shopping, trânsito, comércio e tudo o que uma capital tem para oferecer. 

É verdade que as praias de Vitória não são as mais bonitas do Espírito Santo, mas são bem gostosas para passar um fim de semana ou feriado prolongado. Ou esticar as férias em outras cidades capixabas, como a vizinha Vila Velha ou Guarapari.

A seguir, eu mostro um pouco o que as praias de Vitória têm de melhor para oferecer. Confira.

 

Praias de Vitória: o que esperar de cada uma delas

 

Praia Curva da Jurema

praias-de-vitoria-curva-da-jurema

Praia Curva da Jurema, em Vitória: ideal para ir com crianças (Foto: Passaporte Digital)

Entre as praias de Vitória, a que eu mais frequentei na minha infância foi a Curva da Jurema. De águas tranquilas e sem ondas, é quase uma piscina salgada, ótima para ir com crianças ou para nadar. Tem boa infraestrutura com quiosques e alguns coqueiros que fazem uma sombrinha especial. Ah, experimente o picolé da Kiabai de coco… é maravilhoso.

Outra coisa legal que achei na praia Curva da Jurema é que tem guarda-vidas, uma segurança a mais para os pais que querem levar os filhos para curtir essa praia capixaba.

Achei bem interessante também a estrutura para esportes náuticos e stand up paddle na Curva da Jurema, além de passeios de veleiro. A praia também faz parte do Projeto Praia Acessível, com rampa para cadeirantes chegarem até a areia.

A Curva da Jurema está localizada entre a Praça dos Desejos e a Ilha do Boi, pertinho do Shopping Vitória. Aliás, atrás do shopping tem um deck com uma vista linda da Terceira Ponte, um dos cartões-postais de Vitória. Vale a pena dar um pulo lá e tirar lindas fotos!

Dica da Alê: Ah, quem estiver por lá no fim de semana pode curtir a feira da Praça dos Namorados à noite. Localizada entre as praias de Camburi e Curva da Jurema, a simpática feirinha tem artesanato, brinquedos para as crianças e comidinhas deliciosas. Eu curti bastante uma torta capixaba. Vale a visita (mas só funciona de sábado e domingo à noite).

Localização da Praia Curva da Jurema: No acesso que interliga a Avenida Américo Buaiz à ponte da Ilha do Frade.

Veja também: Vila Velha e arredores

 

Praia de Camburi

praias de vitoria camburi

Praia de Camburi, a maior de Vitória, tem seis quilômetros de extensão (Foto: Passaporte Digital)

Outra praia bacana, a maior de Vitória, é a de Camburi, com seis quilômetros de extensão. Com um calcadão todo reformado é ótima para caminhar, além de uma ciclovia muito boa para andar de bike ou de patinete. Aliás, tem aluguel por aplicativo de bicicletas e patinetes por toda a orla. 

Quem preferir ir para a areia, a praia de Camburi tem quadras para jogar futebol e vôlei. Já o mar, tem ondas, mas nada exagerado, dá para nadar.

praias de vitoria

Praia de Camburi é excelente para andar no calçadão e praticar esportes na areia (Foto: Passaporte Digital)

A Praia de Camburi fica na parte mais ao norte da cidade, na sequência da Praia da Curva da Jurema. 

Nesta praia, a mais frequentada de Vitória, tem também uma estrutura de quiosques ao longo do calçadão. Aos domingos, parte da rua fica fechada para carros, para que os pedestres possam caminhar com mais tranquilidade.

Localização da Praia de Camburi: Avenida Dante Michelini, com ponto de início na Ponte de Camburi, que faz divisa com o bairro Praia do Canto.

Ilha do Boi

A Ilha do Boi também é muito boa para ir com crianças. Com uma faixa menor areia, é mais tranquila e reservada, fica em meio a uma área residencial.

Se estiver de carro, a dica é chegar cedo para não ter dificuldade de estacionar. 

A Praia Grande ou Praia da Esquerda é um recanto natural e com sombras proporcionadas por árvores. A Praia Pequena ou Praia da Direita fica nas proximidades. 

Ambas ficam a poucos minutos da Praia do Canto e de Jardim da Penha.

Localização da Ilha do Boi: Rua Renato Nascimento Daher Carneiro

 

Ilha do Frade

Embora seja pequena e mais difícil de chegar, a Ilha do Frade é bem gostosa. Na praia de Castanheiras, as sombras das árvores é o que chama a atenção dos frequentadores.

Possui pequenas piscinas naturais, entre pedras, propícias para as crianças, além do mar aberto, para quem prefere nadar.

Para chegar a essa praia, precisa fazer uma pequena caminhada entre a vegetação e as pedras da Ilha do Frade.


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com