É preciso falar a verdade: nem todas as pessoas estão livres de ter problemas comuns em viagem. Geralmente, nos preparamos para ter apenas experiências positivas e memórias alegres. Mas nem sempre é assim.
Imprevistos acontecem e até mesmo as pessoas mais organizadas podem passar por situações desagradáveis, seja por descuido, falta de informação ou eventos que estão além do controle. A boa notícia? Muitos deles podem ser evitados ou, pelo menos, minimizados com um pouco de preparo.
Quais são os problemas comuns em viagem?
Toda viagem é uma aventura, seja ela longa ou curta, e merece ser vivida intensamente. Mas, como qualquer aventureiro bem sabe, nem sempre as coisas saem como o planejado – e é aí que mora o perigo.
Você provavelmente conhece alguém que enfrentou dificuldades para falar ou entender o idioma local ou que chegou ao destino e descobriu que sua reserva de hospedagem foi cancelada ou nunca foi confirmada.
Extravio de bagagem e questões relacionadas à saúde também são problemas comuns em viagem e fazem parte da lista de imprevistos que podem causar estresse e impactar a experiência.
Quer saber mais? Confira a seguir seis problemas comuns em viagem – e vej como reduzir os riscos e agir caso algo fuja do script inicial.
Atrasos e cancelamentos de voos
A lista não poderia começar diferente. Poucas coisas são mais frustrantes do que esperar horas em um aeroporto e ter um voo cancelado. Embora este seja ainda um dos principais meios de transporte no turismo, é comum que ocorram atrasos e cancelamentos, especialmente em períodos de alta demanda, como feriados ou férias.
Para não ser pego de surpresa – nem sempre é possível –, tente reservar voos de manhã, porque há mais possibilidades de realocação em outros voos ao longo do dia. Voos diretos também são uma opção para quem não quer passar perrengue com perda de conexão, por exemplo.
Bagagens extraviadas
Pegando carona com o tópico anterior, é impossível falar de problemas comuns em viagem e não mencionar o extravio de bagagem. Infelizmente, apesar dos avanços na tecnologia e nos processos de rastreamento, isso ainda é algo que pode acontecer.
Uma boa dica é sempre ter na bagagem de mão itens essenciais, como medicamentos, documentos e roupas para um dia. Guardar o comprovante de bagagem despachada e etiquetar e filmar a mala de viagem por dentro e por fora também ajudam. E, claro, em caso de extravio, é importante registrar a ocorrência no balcão da companhia aérea imediatamente.
Problemas de saúde no destino
Ninguém está isento de ficar doente enquanto viaja. Por isso, é importante sempre verificar se possui vacinas obrigatórias ou recomendadas para o destino e fazer um seguro de viagem que cubra eventuais problemas de saúde e dentários, principalmente no caso de viagens internacionais.
Montar um necessaire de medicamentos, como analgésicos, remédios para alergia, pomadas e outros, também pode ser uma mão na roda.
Perder o passaporte
O maior pesadelo de um viajante quando sai do Brasil é, sem dúvida, perder o passaporte. O documento é necessário para entrar em diversos países e uma obrigatoriedade para realizar check-ins em hotéis ou alugar veículos.
Caso isso ocorra, o primeiro passo é procurar a embaixada ou consulado do país de origem no local onde você está para emitir um passaporte de emergência e continuar a viagem. Uma boa dica é ter uma cópia do documento para evitar qualquer transtorno adicional.
Perda de conexão entre voos
Fazer conexões não é tão simples quanto parece. Um atraso no primeiro voo, por exemplo, pode causar um transtorno enorme. Por isso, para evitar, a dica é planejar bem a rota e, se possível, deixar uma folga maior entre os deslocamentos.
Caso perca uma conexão, procure imediatamente o balcão de atendimento da empresa responsável para remarcação ou soluções alternativas.
Problemas com hospedagem
Chegar ao destino e descobrir que sua reserva não foi confirmada, foi cancelada sem aviso prévio ou que o local não corresponde às fotos pode ser extremamente frustrante. E, infelizmente, isso acontece com frequência.
Por isso, antes de viajar, é importante sempre confirmar a reserva diretamente com o hotel ou a plataforma de hospedagem e guardar e-mails e comprovantes.
Embora seja impossível prever os perrengues, estar preparado pode ajudar a minimizar os problemas comuns em viagem e garantir que a experiência seja mais tranquila e agradável.
E você: já passou por alguma experiência desagradável? Como fez para resolver? Me conta aqui nos comentários.
0 comentários