5 motivos para conhecer a Amazônia

por | 28/05/2020 | Pelo Brasil

Um destino que está na lista de quase todo viajante é a Amazônia. Sim, a floresta mais importante do mundo tem incontáveis motivos para ser visitada. E o melhor: a maior parte dela está aqui mesmo no Brasil.

A Amazônia é o lugar perfeito para quem ama a natureza. Maior bioma brasileiro, por lá crescem 2.500 espécies de árvores e 40 mil espécies de plantas, sem contar as 1,3 mil espécies de aves e 300 mamíferos.

A floresta amazônica é tão grande que abrange nove países (Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa e Suriname), sendo que 60% da floresta está localizada no Brasil.

Manaus, no Amazonas, é uma das principais portas de entrada para a Amazônia, mas você também pode conhecer a floresta pelos estados do Pará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

amazonia-manaus

Passeio de barco para conhecer o famoso Encontro das Águas do rio Negro e Solimões

 

Em Manaus, por exemplo, você pode fazer o famoso passeio de barco para ver o Encontro das Águas, quando o Rio Negro, com águas escuras, se encontra com o Solimões, de tom avermelhado. É sensacional ver que as águas não se misturam. Eu fiz este passeio em 2006, quando estive lá, e recomendo muito. Não vejo a hora de voltar, agora com a família inteira.

VEJA MAIS: O QUE FAZER EM MANAUS

Além disso, recomendo passeios de barco pelos rios, conhecer os igarapés, os manguezais, as cachoeiras, enfim, atração interessante não falta.

Veja cinco atrações imperdíveis para quem planeja conhecer a Amazônia.

5 motivos para conhecer a Amazônia

1- Ficar pertinho de uma natureza exuberante

amazonia

Na Amazônia, é comum ver animais exuberantes, como a Arara Azul (Foto: Jorge Lopes)

A viagem a Amazônia é o ápice do turista que é apaixonado pela natureza no seu sentido mais profundo. Os passeios incluem um tour de barco por igapós, trilhas em meio à vegetação nativa e a observação de muitas espécies de aves, peixes e mamíferos. Um destino para ficar na memória!

2- Ter várias cidades para conhecer

Manaus, capital do Amazonas, é a principal porta de entrada para a Amazônia. Lá o viajante tem opções culturais, ótimos hotéis e restaurantes e, claro, diversas opções de passeios pela floresta e até praias de rio. É delicioso!

amazonia-manaus

Uma das praias de rio de Manaus (Foto: Passaporte Digital)

Mas há outras cidades interessantes para conhecer. Ainda no Amazonas, Presidente Figueiredo, a 100 km da capital, é muito conhecida pelo turismo ecológico, com cavernas, corredeiras e cachoeiras.

Alter do Chão, no Pará, é outra opção interessante no município de Santarém no Pará. A vila é banhada pelas belas águas do rio Tapajós, formando deliciosas praias de água doce.

LEIA TAMBÉM: 15 melhores pontos turísticos de Belém do Pará

 

3- Fazer passeios incríveis

amazonia-floresta

Trilha pela floresta amazônica em Mato Grosso (Foto: Samuel Melim)

 

Que tal ver ao vivo uma árvore com mais de 60 metros de altura? As trilhas em meio à selva proporcionam uma experiência sensacional. Mas este é só um dos passeios incríveis para fazer na Amazônia. Tem o tour de barco pelo encontro das águas do rio Negro e Solimões, em Manaus, tem as ilhas do Parque Nacional de Anavilhanas, em Uarini (AM), os botos cor-de-rosa em Novo Airão (AM), as cachoeiras de Presidente Figueiredo (AM), entre muitos outros.

 

4- Conhecer de perto a maior biodiversidade do mundo

amazonia

Conhecendo de perto uma castanheira, um passeio da reserva Cristalino Lodge, em Mato Grosso (Foto: Cristian-Dimitrius)

Abocanhando 49,29% do território brasileiro, a Amazônia é hoje o maior bioma do mundo, que abrange nove países (Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa e Suriname). São cerca de 40 mil espécies de plantas, 300 espécies de mamíferos, 1,3 mil espécies de aves, em 4,196.943 km² de florestas densas e abertas.

A Amazônia abriga ainda a maior bacia hidrográfica do mundo e uma imensa reserva de madeira (sendo notícia no mundo, inclusive pelo desmatamento 🙁 . O fato é conferir de perto toda essa biodiversidade é um privilégio muito grande, que precisa ser preservado por todos!

5- Provar uma culinária única

amazonia

Um dos pratos da culinária amazônica servido no Cristalino Lodge (Foto: Gustavo Steffen)

 

A culinária da Amazônia inclui muitos peixes de água doce, como o filhote, o pirarucu e o tambaqui, preparados das mais diferentes formas: grelhados, fritos, cozidos no vapor, em molhos ou ensopados.

Mas tem outros pratos bem típicos como a maniçoba, feita com pedaços de carne, mandioca e filhas de chicória, e o tacacá, uma sopa com jambu e tucupi comum nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Pará.

Amazônia: quando ir?

ponta negra_manaus

Vale a pena conhecer Manaus, porta de entrada para a Amazônia (foto: Bruno Zanardo)

 

Para quem pretende visitar a Amazônia, é muito importante saber que existem duas estações: a época da cheia e a época da seca. Por isso, o melhor período é aquele que atende ao que você mais quer fazer por lá.

  • Dezembro a Maio: período de chuvas, época recomendada para quem quer fazer passeios de canoa pelos igapós (conhecidos como florestas inundadas).
  • Junho a Novembro: período de seca, ideal para aproveitar as praias de rios (chamadas de fluviais), que desaparecem quando o rio está denso e cheio.

Onde fica a Amazônia brasileira

A floresta amazônica localiza-se no norte da América do Sul, abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima, além de menores proporções nos países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

💁 Dica da Alê: Como a Amazônia é bem quente, recomendo levar para sua viagem: protetor solar, capa de chuva, repelente, lenço umedecido, toalha de secagem rápida ou toalha de rosto, chapéu e um squeeze que mantenha uma água geladinha.

 

MAIS SOBRE A REGIÃO DA AMAZÔNIA:

Conheça Manaus
Conheça Belém
Passeio de balão no Acre

Espero ter ajudado você com este artigo aqui do blog! Aproveite para curtir nosso InstagramFacebook e YouTube e acompanhe nossas dicas de viagem. Até a próxima!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alessandra Oggioni, Autora do Passaporte Digital

• Prazer, Alê •

Jornalista e mãe de 2, me sinto completa quando estou pelo mundo. Depois de 10 anos escrevendo para jornais e sites de turismo, trago aqui no blog aquele pitaco certeiro que vai fazer toda a diferença na sua viagem! Bora carimbar seu passaporte comigo? Me segue nas redes sociais para não perder nada!

• Vem Comigo •

• Procure no blog •

• Newsletter •

Deixe seu email e receba dicas de
viagem e promoções

• Meus Guias •

• Reserve no Blog •