O Jalapão, localizado no Estado do Tocantins, região central do Brasil, é o mais recente destino “queridinho” de todo mundo que curte natureza.
E não é só porque apareceu em uma novela da Globo não!
Repleto de dunas alaranjadas, cachoeiras magníficas, riachos de águas transparentes e impressionantes formações rochosas muito bem preservados, o Jalapão atrai visitantes em busca de uma viagem mais contemplativa, daquelas que a gente sai renovada quando volta, sabe?
Se você é do tipo mais aventureiro, também não vão faltar opções. São muitos os pontos turísticos do Jalapão onde é possível fazer rafting, canoagem, trilhas, mergulhos.
VEJA TAMBÉM: Roteiro de Palmas e arredores
O Jalapão, na verdade, é uma região composta por cinco áreas de conservação, incluindo o Parque Estadual do Jalapão, em uma área de 34 mil km², pasme: maior que os estados de Sergipe e Alagoas!
Visitar esse paraíso tem um preço, claro. É preciso percorrer cerca de 350 quilômetros de carro a partir do aeroporto de Palmas, capital do Tocantins. Mas garanto que todo esforço vai valer a pena diante de tanta beleza natural.
Se você nunca esteve lá e quer conhecer o Jalapão pela primeira vez, não deixe de ler nossas dicas essenciais para o turista de primeira viagem.
1- Como ir de Palmas para o Jalapão?
A cada ano, cresce o número de brasileiros e estrangeiros que se aventuram rumo ao Jalapão. A maioria dos atrativos fica nas cidades de Mateiros (a 340 km de Palmas), Novo Acordo (a 133 km da capital do Tocantins), Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins (distante 280 km).
Como não há aeroportos na região, o único meio de transporte até lá é por estradas mesmo. Para quem chega de outros estados, o ideal é ir de avião até Palmas. De lá, siga viagem até o Jalapão via terrestre, pela estrada TO-030 até Santa Tereza do Tocantins e, depois, pela TO-130 até Ponte Alta.
O trajeto de Palmas até Ponte Alta é todo asfaltado, depois segue em pista de terra. Então, o melhor é alugar um 4×4 para não correr o risco de atolar ou contratar uma companhia de turismo local para fazer o transporte. Para quem vai até Mateiros, o trecho continua pela TO-255.
2- Qual a melhor época do ano para visitar o Jalapão?
Os atrativos do Jalapão garantem diversão o ano inteiro, seja no período chuvoso ou de estiagem, depende muito do perfil do turista.
No entanto, a estação seca, que vai de maio a setembro, é a mais indicada para curtir as atrações sem medo da chuva e ainda assistir a um pôr do sol incrível.
De outubro a abril, apesar de os dias serem menos quentes, as chuvas acabam atrapalhando um pouco os passeios e deixam também as águas mais escuras.
Evite também os meses de férias, que costumam deixar os preços de hospedagem e passagens mais caros.
3- O que fazer no Jalapão?
Atração bonita é o que não falta no Jalapão. Aqui, vamos listar algumas que têm que estar no seu roteiro! Confira.
Cachoeira da Velha: maior queda d’água do Parque Estadual do Jalapão, a Cachoeira da Velha tem formato de ferradura, com aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura. É imperdível.
Dunas do Jalapão: cartão-postal do Jalapão, o lugar também fica dentro do Parque Estadual e é composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura emolduradas pela Serra do Espírito Santo.
Cachoeira do Formiga: esta nascente de água verde-esmeralda merece a visita. Fica na cidade de Mateiros.
Pedra Furada: não dá para ir ao Jalapão é não fazer a tradicional foto na Pedra Furada, especialmente no pôr do sol. A subida é tranquila. É só chegar e aproveitar a vista!
Trilha da Serra do Espírito Santo: é uma das grandiosas formações rochosas do Jalapão. Dá para chegar ao topo fazendo uma trilha de uma hora. Se tiver espírito aventureiro, experimente assistir ao nascer do sol no topo da montanha. É espetacular!
Prainha do Rio Novo: se você procura o lugar ideal para relaxar, é só ir até a Prainha do Rio Novo. Localizada bem perto da Cachoeira da Velha, é ótima para mergulho ou para um simples banho de sol.
Fervedouro Bela Vista: com suas águas transparentes, nas quais é impossível afundar, Jalapão tem diversos fervedouros. Um dos mais bonitos é o Bela Vista, que fica em São Félix do Tocantins.
4- Os passeios exigem muito esforço físico?
Não precisa se preocupar com o preparo físico (se bem que isso sempre ajuda né?). Mas não precisa ser nenhum maratonista ou atleta para curtir as atrações do Jalapão. Os principais pontos turísticos não exigem grandes esforços nem longos percursos a pé.
No geral, os carros chegam até bem próximos aos fervedouros e cachoeiras (falo dos carros 4×4 ok?).
5- Onde se hospedar no Jalapão?
Não há hospedagens de luxo ou grandes redes de hotelaria por lá. No Jalapão, o que prevalece são as hospedagens em pousadas bem simples ou até mesmo os famosos campings.
Quem quer ir por conta própria (sem pacote fechado) pode se hospedar em Mateiros ou Ponte Alta do Tocantins e contratar passeios de um dia com operadores de turismo locais.
Geralmente, Mateiros é a cidade mais procurada para se hospedar no Jalapão, localizada a aproximadamente 340 km de Palmas, por ser a mais próxima do Parque Estadual do Jalapão.
Outras cidades para quem procura hospedagem: Novo Acordo e São Félix do Tocantins, a mais próxima dos fervedouros.
6- Quanto tempo ficar no Jalapão?
O ideal é ficar na região do Jalapão por pelo menos cinco dias, para poder apreciar os principais pontos turísticos com calma. Se tiver mais tempo, melhor, assim dá para incluir mais passeios ou passar mais tempo em cada local.
7- O que levar na mala?
A região do Jalapão é bem quente, mesmo no inverno. Veja algumas dicas do que colocar na mala:
- Roupas leves
- Roupas de banho
- Tênis ou calçado de trilha
- Chinelo
- Sapatilha ou meia para entrar na água
- Casaco leve (vai que, né?)
- Capa ou jaqueta impermeável (caso vá na época de chuva)
- Mochila para os passeios
- Toalha
- Protetor solar
- Repelente
- Chapéu ou boné
- Óculos de sol
- Capa subaquática para celular (ou câmera apropriada)
- Máscara para mergulho
- Carregador externo para celular
- Dinheiro em espécie (muitos lugares não aceitam cartões e caixas eletrônicos não são tão fáceis de encontrar)
Tem mais alguma dúvida sobre este ou outros destinos? Deixe sua pergunta aqui nos comentários. Vou ter um enorme prazer em responder!
LEIA MAIS SOBRE OUTROS DESTINOS BRASILEIROS:
0 comentários