A região da Boêmia, na República Tcheca, é um lugar que não tinha imaginado visitar. Andei pesquisando sobre o destino e vi que é uma opção incrível, especialmente pela localização privilegiada, entre Praga, Viena e Munique.
Para quem quer fazer um tour pela Europa e tem pouco tempo, é um lugar lindo para colocar no roteiro.
Vamos conhecer?
Sobre a Boêmia
Boêmia é um daqueles destinos encantadores, com castelos, palácios e monumentos históricos rodeados de montanhas, lagos e rios.
A melhor época para visitar a região da Boêmia é de abril a outubro, pois os castelos estão abertos e o clima é mais agradável. A temporada de Natal também é interessante para os amantes dos mercados e tradições de Natal.
Localização
Boêmia fica a apenas 155 quilômetros da capital da República Tcheca, Praga. Uma dica de roteiro é incluir Viena (Áustria), que fica a 220 quilômetros de distância, e Munique, na Alemanha, longe 320 quilômetros.
Roteiro recomendado
- Dia 1: cidade de České Budějovice: palácio de Hluboká
- Dia 2: cidade de Český Krumlov: city tour
- Dia 3: cidade de Český Krumlov: barragem de Lipno
- Dia 4: Parque Nacional Šumava
3 lugares imperdíveis na região da Boêmia
1- Ceské Budějoviceoteiro: castelos, palácios e cidades históricas
České Budějovice é a capital da região da Boêmia erguida na confluência dos rios Vltava e Malše que até hoje rodeiam seu centro histórico.
É em um dos distritos de Ceské Budejovice que fica um dos palácios mais bonitos da República Tcheca, o Castelo de Hluboká. Tem 140 quartos e 11 torres e oferece vários passeios pelo seu interior e pelas luxuosas salas representativas que têm paredes folheadas e esculpidas, tetos decorados, móveis elegantes, lustres de cristal e grandes coleções de pinturas, objetos de prata e porcelanas.
Não deixe de visitar:
- Castelo de Hluboká
- Prefeitura barroca e fonte de Sansão (considerada a maior do país) em Přemysl Otakar II, uma das maiores praças quadradas da Europa
- Mosteiro da ordem dominicana, fundado no século XIII
- Catedral de São Nicolau
2- Český Krumlov: mais castelos
Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a cidade de Český Krumlov é conhecida como a “A Pérola da Boêmia”. Cercada pelo rio Vltava, era a antiga sede de poderosas famílias tchecas – lá você vai ouvir falar muito dos Rosenberg e dos Schwarzenberg.
Um dos principais pontos turísticos da região é a barragem de Lipno é a maior da República Tcheca, situada na bela natureza de Šumava. É um destino preferido para os amantes de férias ativas. Você pode praticar arvorismo, esportes à vela, nadar ou simplesmente relaxar e descansar em uma das “praias” de Lipno.
Não deixe de visitar:
- Castelo de Český Krumlov
- Praça da Concordia
- Igreja de San Vito
- Galeria de Egon Schiele e fotoatelier Seidl
- Loja de marionetes Casa dos Contos
- Barragem de Lipno
3- Parque Nacional de Šumava
O Parque Nacional de Šumava está localizado na fronteira tcheco-alemã. É o maior território de todo o continente europeu coberto de florestas em toda a sua superfície. Existem poucas áreas na Europa Central que oferecem uma paisagem tão harmoniosa, uma combinação de montanhas com matas seculares, lagos glaciais com águas cristalinas e pântanos cheios de mistérios.
Comida e cerveja na Boêmia
Entre os sabores da região da Boêmia, destaca-se uma marca de cerveja original reconhecida mundialmente como Budweiser Budvar (na América Latina é comercializada como Czechvar). O melhor lugar para experimentar a bebida é o famoso restaurante Masné krámy, localizado no coração de České Budějovice.
Outra cervejaria que você não pode perder é a Eggenberg, na cidade de Cesky Krumlov. A visita e a degustação dos quatro tipos de cerveja podem ser apreciadas no restaurante localizado dentro das antigas instalações da fábrica.
Para apreciar a gastronomia da região, em České Budějovice, visite o restaurante-bar Žlutá ponorka (submarino amarelo) e a cervejaria Solnice (localizada no edifício gótico de 1531 que era um antigo armazém de grãos, armas e, finalmente, sal).
Em Český Krumlov, almoce ou jante em tabernas medievais como U Dwou Maryí ou Šatlava. Para experimentar pratos típicos tchecos, os restaurantes Na Louži e Don Julius são uma opção muito boa.
MAIS SOBRE A EUROPA:
Roteiro de Roma
O melhor de Barcelona
Guia prático de Amsterdam
Amei. Como faço pra ir lá? Tu me ajuda?