O que fazer em Punta del Este, no Uruguai? Se você vai visitar Montevidéu, capital do país, vale muito a pena incluir uma ou duas diárias no balneário mais famoso da região, mesmo que seja no inverno.
Punta del Este é um balneário que fica a cerca de 120km de distância de Montevidéu, conhecida por suas praias lindas, vida noturna vibrante e uma atmosfera sofisticada que atrai turistas de todo o mundo. É uma península banhada pelo Rio da Prata e pelo mar ao mesmo tempo.
Além das praias, existem muitas atrações legais em Punta del Este, como museus, vinícola e restaurantes, mesmo se a sua visita for no inverno, como no meu caso (estive lá no mês de agosto). Ainda assim, recomendo que fique, no mínimo, duas noites no balneário para curtir esse paraíso uruguaio.
Veja no vídeo como foi nosso roteiro de 2 dias por lá ou veja mais detalhes de o que fazer em Punta del Este logo abaixo.
O que fazer em Punta del Este?
Conheça os principais pontos turísticos que visitamos em Punta del Este, incluindo museus, vinícola e restaurantes.
Mirador Punta Ballena
Se você vai para Punta del Este a partir de Montevidéu, vale uma paradinha para fotos e apreciar a vista no Mirador Punta Ballena.
O local fica em Maldonado, quase chegando em Punta, e você pode parar o carro em um recuo na estrada mesmo. Não tem estrutura, é mais um ponto lindo de observação.
📍 ONDE FICA: Mirador de Punta Ballena, Maldonado
🕟 HORÁRIO: Aberto 24 horas
💰 PREÇO: Grátis
La Mano (Los Dedos)
Um dos símbolos mais famosos de Punta del Este, La Mano, também conhecida como Los Dedos, nossa primeira parada foi direto nesta escultura gigante de uma mão que emerge da areia na Playa Brava.
Criada pelo artista chileno Mario Irarrázabal, a obra foi instalada em 1982 como parte do Primeiro Encontro Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre. O que era para ser temporário ficou permanente, e hoje é um ícone da cidade.
📍 ONDE FICA: Playa Brava, Parada 1, Punta del Este
🕟 HORÁRIO: Aberto 24 horas
💰 PREÇO: Grátis
Casapueblo
Nos arredores de Punta del Este está a bela Casapueblo. O local é um hotel-museu criado pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, originalmente concebida como sua casa de verão e ateliê.
Com uma estrutura branca, que lembra um castelo mediterrâneo, oferece uma vista espetacular do Oceano Atlântico.
No interior, os visitantes podem explorar diversas salas repletas de obras de Vilaró, incluindo pinturas, esculturas e murais que refletem sua visão artística e sua conexão com a cultura afro-uruguaia. Além disso, o museu oferece um pequeno cinema onde é exibido um documentário sobre a vida e obra do artista.
Um dos momentos mais mágicos em Casapueblo é o ritual do pôr do sol, quando uma gravação de Vilaró recitando um poema dedicado ao sol é reproduzida, enquanto os visitantes assistem ao astro se despedir no horizonte. É uma experiência imperdível para quem visita Punta del Este, proporcionando uma combinação perfeita de arte e natureza em um cenário de tirar o fôlego.
Por isso, recomendo ir no final da tarde, porque o espetáculo para ver o pôr do sol é imperdível. Reserve pelo menos 1 hora e meia para ver tudo com calma.
📍 ONDE FICA: Calle Mar Mediterráneo, Punta Ballena, Punta del Este
🕟 HORÁRIO:Todos os dias, das 10h às 18h.
💰 PREÇO: 400 pesos uruguaios
Punta de las Salinas
Punta de las Salinas é a pontinha do mapa de Punta del Este, onde o Oceano Atlântico e o Rio da Prata se encontram. Localizado na ponta mais ao sul da Península de Punta del Este, oferece uma vista panorâmica espetacular.
📍 ONDE FICA: Punta de las Salinas, Punta del Este – Uruguai
Faro de Punta del Este
O Faro de Punta del Este é um pequeno farol inaugurado em 1860, para guiar os navegadores que passavam pela região. Com uma altura de 45 metros, o farol oferece uma vista panorâmica impressionante de Punta del Este. Abre para visitação apenas aos finais de semana.
📍 ONDE FICA: Calle 2 de Febrero, Punta del Este, Uruguai
🕟 HORÁRIO: Aos finais de semana, das 10h às 18h.
💰 PREÇO: 50 pesos uruguaios
Igreja Nossa Senhora da Candelária
Pertinho do farol, a Igreja Nossa Senhora da Candelária é um dos marcos religiosos e históricos de Punta del Este.
Com sua arquitetura simples e charmosa, a igreja está aberta diariamente para visitas e celebrações religiosas.
📍 ONDE FICA:Calle 10, Punta del Este, Uruguai
🕟 HORÁRIO: Diariamente
💰 PREÇO: grátis
Puerto de Punta del Este
O lugar mostra um pouco mais do clima de Punta del Este, com barracas de peixe, passeios de barco e, claro, o principal atrativo: os lobos marinhos que ficam esperando por restos de peixes que os feirantes jogam.
É muito legal, dá para ficar bem pertinho deles. Só não aconselho passar a mão ou tocá-los.
📍 ONDE FICA: Rambla General Jsoé Artigas, Punta del Este, Uruguai
🕟 HORÁRIO: Diariamente
💰 PREÇO: grátis
Avenida Juan Gorlero
A Avenida Gorlero é a principal rua comercial de Punta del Este, com boa oferta de restaurantes, lanchonetes, sorveterias e lojinhas. Aqui é o lugar ideal para comprar uma lembrancinha de viagem.
Na baixa temporada, muitos comércios ficam fechados de dias de semana.
📍 ONDE FICA: Avenida Juan Gorlero, Punta del Este, Uruguai
Bodega Garzón
Quem gosta de vinho tem aqui uma parada obrigatória na Bodega Garzón, uma vinícola que fica nos arredores, a 70km de Punta del Este.
Fundada em 2016 por Alejandro Bulgheroni, a vinícola rapidamente ganhou reconhecimento internacional por seus vinhos de alta qualidade. Sério, são maravilhosos mesmo! O meu preferido é o branco da uva Albariño, e o tinto da uva Tannat, bastante tradicional no Uruguai.
O lugar é lindíssimo, uma vinícola supermoderna, com paisagens que parecem transportar você para a Toscana, na Itália. Fizemos o tour de 1h30 de duração e passa por toda a fábrica, com degustação de quatro rótulos e petiscos. Amamos a experiência!
📍 ONDE FICA: Ruta 9, km 175, Maldonado – Uruguai
🕟 HORÁRIO:Todos os dias, das 10h às 18h. Recomenda-se fazer reserva antecipada.
💰 PREÇO: Tour a partir de 55 dólares por pessoa
Onde comer em Punta del Este?
Quem vai ao Uruguai e não come a tradicional parrilla, não foi ao Uruguai.
Muito mais do que um simples churrasco, a parrilla uruguaia é assada lentamente sobre brasas de lenha distribuídas sob uma grelha de metal inclinada, o que permite que a gordura escorra sem cair sobre o fogo, evitando chamas e proporcionando um cozimento uniforme e controlado.
Claro que provamos a autêntica parrilla uruguaia em diversos restaurantes. Também provamos o Chivito, sanduíche feito com filé mignon, presunto, bacon, queijo, tomate, alface e ovo, a Milanesa e a Empanada.
Veja alguns restaurantes que recomendamos em Punta del Este.
Restaurante La Cava
O Restaurante La Cava (Blv. General José Gervasio Artigas, Punta del Este) também especializado em carnes. Pedimos o espeto misto que veio com sete tipos de cortes diferentes. O prato veio com acompanhamentos e serviu tranquilamente quatro pessoas, já que estávamos em dois casais e ainda pedimos entradinhas.
Restaurante 481 Gourmet
O Restaurante 481 Gourmet (Av. Pedragosa Sierra, 20100, Punta del Este) é especializado em parrilla, tem diversos cortes de carne e acompanhamentos, com preços justos. A carne estava extremamente macia. Se puder, peça de sobremesa a panqueca de doce de leite maçaricada, estava deliciosa.
Il Mondo della Pizza
Uma parada rápida para um lanche, escolhemos a Il Mondo della Pizza (Av. Juan Gorlerro c.22 Esquina, 20100 Punta del Este). Pedimos o Milanesa, uma carne que vem com presunto, queijo, ovos, tomate. Mas atenção que o prato é enormeeee. Dá para dividir tranquilamente. Achei gostoso e uma boa opção para lanches rápidos.
Quando ir a Punta del Este?
Punta del Este é pura badalação entre o Natal e o carnaval, ou seja, no verão, de dezembro a fevereiro até março. O frio começa em abril e vai até outubro e novembro, com muito vento. Na baixa temporada, muitos bares e restaurantes funcionam apenas de fim de semana (quando não estão fechados). A cidade fica um pouco deserta.
Estivemos lá no mês de agosto, por dois dias. Apesar do frio (temperatura ficou entre 8 e 15 graus), conseguimos aproveitar os principais pontos turísticos e pegar hospedagem bem mais em conta do que os preços praticados no verão.
Mas se quiser aproveitar as praias, a melhor época para visitar Punta del Este é durante o verão, entre dezembro e fevereiro, quando as temperaturas estão mais altas e a cidade está em pleno auge. No entanto, essa é também a época mais cara e movimentada, com turistas de todas as partes do mundo.
Se você prefere evitar as multidões e economizar, a primavera (setembro a novembro) e o outono (março a maio) são ótimas opções. Durante essas estações, o clima ainda é agradável, com menos turistas, e os preços tendem a ser mais acessíveis.
Como chegar a Punta del Este?
A partir de Montevidéu, alugamos um carro para ter mais flexibilidade. O tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas até Punta del Este.
Punta del Este está localizada a aproximadamente 130 km de Montevidéu, e há várias opções para chegar até lá. A maneira mais conveniente é de carro, pela Ruta Interbalnearia, uma estrada bem conservada que oferece uma viagem agradável de cerca de duas horas.
Outra opção é chegar de avião, já que Punta del Este possui o Aeroporto Internacional de Laguna del Sauce, que recebe voos domésticos e internacionais, especialmente durante a alta temporada.
Onde ficar? Hotel em Punta del Este
Ficamos hospedados no 2122 Hotel Art Design, em Punta del Este.
O hotel é bem confortável e fica num bairro mais residencial, com estacionamento e café da manhã inclusos na diária. A estrutura conta ainda com piscina aquecida coberta e sauna.
Veja no vídeo como foi nossa experiência no hotel em Punta del Este.
Mais destinos pelo mundo |
0 comentários