Roteiro de 4 dias: O que fazer em Istambul

o-que-fazer-em-instambul
A encantadora Istambul, única cidade no mundo dividida por dois continentes (Foto: BüniD)

Única cidade no mundo dividida por dois continentes, Istambul reúne mesquitas, palácios, mercados e monumentos históricos magníficos. Entre as principais atrações estão a Mesquita Azul, com seis belos mirantes, o Palácio Topkapi, antigo centro político do Império Otomano, o Aya Sofya, que já foi o maior templo cristão do mundo, e o Grand Bazaar, com os mais diversos produtos, de tapetes a condimentos. Neste artigo, mostramos o que fazer em Istambul, em um roteiro de quatro dias.

O melhor jeito de explorar Istambul é dividi-la por bairros, para otimizar o tempo e facilitar a locomoção. Na região de Sultanahmet fica a parte histórica de Istambul e a maioria dos pontos turísticos. Localizada ao sul do Chifre de Ouro (braço de mar naturalmente curvo), reúne mesquitas, bazares, palácios e marcos históricos.

istambul-bosforo
Vista noturna de Bósforo, a partir do alto do bairro Beyoglu (Foto: Moyan Brenn)

Com muitas riquezas históricas e um toque de modernidade, Istambul tem um povo amigável e simpático, que adora receber turistas. Claro que quatro dias ainda é pouco tempo para visitar esta cidade, mas é o mínimo recomendado. Se puder ficar pelo menos uma semana para conhecer os arredores, melhor ainda!

Ah, vale lembrar que, ao entrar nas mesquitas, os turcos pedem aos visitantes que tirem os sapatos e, às mulheres, que tapem os cabelos.

O que fazer em Istambul

ROTEIRO DIA 1
ROTEIRO DIA 2
ROTEIRO DIA 3
ROTEIRO DIA 4

Antes de seguir para o roteiro, veja algumas dicas abaixo.

TRANSPORTE EM ISTAMBUL: Para se locomover em Istambul, o táxi é boa opção em Istambul, pois são bastante baratos. Uma corrida até Sultanahmet (centro histórico) sai em média por 15 dólares. Quem quiser economizar, pode pegar o metrô até a estação Aksaray, de onde partem ônibus e trens para outros locais da cidade.

MELHOR ÉPOCA PARA IR A ISTAMBUL: Para programar sua viagem, leve em conta que em Istambul o verão costuma ser quente e úmido, com pouca chuva. Já o inverno é frio, embora não tão acentuado quanto em outras regiões da Turquia. Portanto, as melhores épocas para visitar a cidade são a primavera (especialmente abril e maio) e o outono (preferencialmente entre setembro e outubro), quando as temperaturas estão mais agradáveis.

mesquita-azul-istambul
Interior da Mesquita Azul, um dos pontos mais visitados de Istambul (Foto: Pedro Szekely)

ONDE FICAR EM ISTAMBUL: Grande parte dos hotéis em Istambul fica na região de Sultanahmet, a parte histórica da cidade. Se quiser opções de hospedagem mais luxuosas vá para a região de em Beyoglu, próximo à movimentada rua Istiklal Caddesi, ótima para passear e fazer compras.

LEIA MAIS:
City tour de graça em Istambul

Be the first to comment

Deixe um comentário