Vale a pena conhecer o Cabo Canaveral, na Flórida?

cabo canaveral
No Cabo Canaveral, na Flórida, o visitante conhece os foguetes de pertinhos (Foto: Passaporte Digital)

Quem vai a Orlando, na Flórida, especialmente com crianças, tem curiosidade de saber se vale a pena conhecer o Kennedy Space Center, também conhecido como Cabo Canaveral. Situado a menos de uma hora dos parques temáticos, mais precisamente a 84 quilômetros, o local onde fica a Agência Espacial Norte-Americana pode ser, sim, uma boa pedida, dependendo do interesse do turista.

cabo canaveral
Visitantes podem conhecer os bastidores do Cabo Canaveral, na Flórida

No meu caso, eu achei bastante interessante saber de onde saem – ou pelo menos saíam – os foguetes espaciais e como eles eram transportados até a base de lançamento (fato bem curioso, por sinal). Além de conhecer a plataforma, dá para ver também as roupas dos astronautas e partes reais de um foguete.

Para as crianças, filmes em 3D Imax e o simulador Shuttle Lauch Experience, que imita a sensação de estar em um ônibus espacial, são as grandes atrações.

Veja abaixo o vídeo com uma visão geral do CAbo Canaveral e, a seguir, detalho um pouco mais de cada atração.

Agora, vamos falar um pouco sobre o que fazer no Kennedy Space Center.

Heroes and Legends

Esta área do Heroes & Legends é relativamente nova, foi inaugurada no final de 2016. É uma espécie de hall da fama dos Astronautas dos EUA, mas mostrado de um jeito diferente, bem interativo. No local, os visitantes conhecem um pouco mais dos heróis do programa espacial americano através de uma apresentação visual de 360 ​​graus e um filme multisensorial 4-D. Tem até hologramas!

cabo canaveral
Filme em 360 graus para celebrar os astronautas americanos no Cabo Canaveral (Foto: Divulgação)

Tempo de duração da atração: aproximadamente 45 minutos
Preço: incluído no ingresso de entrada

Race to the Moon Apollo Saturn V Center

Tem curiosidade em saber como era o foguete Apollo 11, aquele que foi para a Lua? Como era a sala de controle? Como era o traje espacial de Alan Shepard? Aqui no Cabo Canaveral você consegue ver tudo isso.

cabo canaveral
Passeio no Cabo Canaveral pode ser divertido para crianças a partir de 6 anos (Foto: Divulgação)

Kennedy Space Center Bus Tour

Cabo Canaveral
Plataforma de onde os foguetes são lançados, no Cabeo Canaveral, na Flórida

Este passeio de ônibus leva os visitantes bem próximo ao local de lançamento dos foguetes e como ele é transportado (em partes) até a plataforma. É bem interessante e dá para entender um pouco mais do processo – ainda mais se você domina o inglês.

Existem tours diferentes. O mais básico, que contei acima, já está incluso no valor do ingresso. Outros percorrem os bastidores da estação, em áreas bem restritas, mas exigem um ticket adicional.

Tempo de duração do tour: aproximadamente 45 minutos (ônibus saem a cada 15 minutos)
Preço: tour básico incluso no ingresso de entrada

Quando me perguntam se vale a pena visitar o Cabo Canaveral, não tenho uma resposta pronta. Eu achei um lugar bastante interessante e cultural, mas acho que depende muito do interesse do turista e do tempo disponível no roteiro. Outro ponto importante é que o visitante vai aproveitar melhor a visita se entender um pouco de inglês.

Se estiver com crianças, eu aconselho ir com maiores de 6 anos, porque algumas atrações podem entendiar os pequenos. Mas claro que isso é bastante relativo e depende muito do universo de cada criança.

Em resumo, se você tiver uma folga no roteiro e gostar do universo espacial, vale, sim, a visita ao Cabo Canaveral. Caso contrário, se tiver poucos dias no destino, acredito que Orlando tenha atrações mais bacanas para aproveitar.

Serviço:
Kennedy Space Center (Cabo Canaveral)

Distância: 84 km de Orlando
Local: SR 405, Kennedy Space Center, Cabo Canaveral
Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 18h
Preço: US$ 50 (adultos) e US$ 40 (crianças de 3 a 11 anos)
Valores e informações atualizados em outubro de 2017. Consulte o site antes da viagem.

Leia também:
Roteiro prático dos parques de Orlando
Os melhores outlets de Orlando