Sakura: a temporada de cerejeiras do Japão

por | 25/03/2021 | Destaques, Pelo Mundo

Um dos meus sonhos de viagem é conhecer o Japão! E espero um dia fazer isso na temporada de sakura: a época das cerejeiras do Japão!

O país é muito conhecido pelas cerejeiras, também chamadas de sakuras. Com a chegada da Primavera, em março, o clima começa a esquentar e as flores desabrocham mudando a paisagem.

Do final de fevereiro até junho, é tradição passear pelas ruas japonesas e visitar parques para apreciar o clima que começa a esquentar gradualmente, do sul ao norte, e contemplar as flores.

sakura-monte-fuji

Foto incrível do Monte Fuji na primavera (Foto: Divulgação Quickly Travel)

 

Sakura: o símbolo do Japão

A árvore mais conhecida é a cerejeira em flor, ou sakura, um dos símbolos do Japão. A tradição de admirá-la tem até nome: hanami, que literalmente significa observar as flores.

As flores mais famosas do Japão começam a aparecer na região mais ao sul do arquipélago, na ilha de Kyushu, em meados de março e gradualmente se espalham para o norte, colorindo o território de tons rosados e brancos até Hokkaido, em abril.

Sakura é a flor símbolo do Japão (Crédito: Montypeter/Shutterstock.com)

A florada das cerejeiras é um marco no ano dos japoneses e tem um significado especial: tudo o que é bom, dura pouco. As flores nascem apenas uma vez por ano e as árvores ficam carregadas delas por cinco ou sete dias. Por isso, é comum no Japão, a celebração desta época com festivais, piqueniques e passeios longos com a família e amigos pelos parques.

Inclusive, para os japoneses o hanami representa o fim de um ciclo e começo de outro novo. O mês de abril é tão importante que marca o início do ano letivo, fiscal e até mesmo a estreia dos recém-formados no mercado de trabalho.

 

Melhores lugares para ver a sakura

sakura

Mais de 30 mil árvores de cerejeiras florescem o Monte Yoshino durante a primavera no Japão (Crédito:
Flowers and traveling/Shutterstock.com)

 

Estima-se que no Japão existam mais de 600 espécies diferentes de sakuras espalhadas por todo país. A mais comum delas é a somei-yoshino, que é a representação padrão da flor de cerejeira, com cinco pétalas e coloração rosa claro, quase branco. No entanto, há espécies que variam e muito do padrão, com a Prunus Kazan, que apresenta até 28 pétalas.

Além da ilha de Kyushu, onde as flores começam a nascer, um dos lugares mais belos para admirar a sakura é em Yoshino, na província de Nara. É lá que se encontra o Monte Yoshino, com mais de 30 mil árvores de cerejeiras. Uma trilha que passa pelos pequenos vilarejos da montanha e milhares de flores levam ao topo para uma vista panorâmica.

Outro destaque são os festivais de cerejeira em flor, que se espalham pelo país durante a primavera. Em Hirosaki, na província de Aomori, acontece o Festival das Cerejeiras em Flor do Parque Hirosaki. No local, é possível encontrar umas das sakuras mais antigas do Japão, plantada em 1882, passear pelo túnel de flores, assistir a performances com música e apreciar a iluminação noturna.

Quando ir ao Japão ver a sakura?

sakura

Além da sakura, as ameixeiras também são destaque na primavera do Japão (Crédito:
Krishna.Wu/Shutterstock.com)

A primavera no Japão vai de março a maio. Durante a estação todo o conjunto de ilhas japonesas fica movimentado com festivais e há muitas coisas bonitas para ver, bem como deliciosas iguarias sazonais para experimentar. A temperatura em geral é amena, entre 13 e 23 graus celsius, mas varia de acordo com o mês e região.

O sul do arquipélago, por exemplo, começa a esquentar já no fim de fevereiro, enquanto no norte ainda está frio e com possibilidade de neve. É importante consultar a previsão do tempo para preparar a mala.

As cerejeiras são a principal atração e é muito fácil encontrar calendários com a previsão da floração de acordo com cada região do país. As flores inspiram também a gastronomia local e durante a primavera é possível encontrar doces japoneses com sabor de sakura, sorvetes e até chocolates. Outros alimentos em alta são brotos de bambu, algas macias, os mariscos e muitas variedades de morangos.

Feriado no Japão

sakura

Em Kyoto, assim como em todo o país, é celebrado o dia da sakura (Foto: Divulgação Quickly Travel)

A sakura é tão importante para os japoneses que tem um dia para chamar de seu. A data é celebrada anualmente no dia 27 de março, período em que geralmente marca o início da floração.

Aliás, durante a primavera, no final de abril, que acontece a “Semana Dourada”, um dos principais e mais longos feriados do Japão, sendo um período de pico para viajar pelo país, com voos, trens e hotéis cheios. É importante consultar o calendário japonês para escolher a melhor época para viajar ou falar com agências de turismo especializadas no destino, como a Quickly Travel.

sakura

Celebração do hanami em parque de Tóquio (Foto: Divulgação Quickly Travel)

Além disso, devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente conforme a situação evolui globalmente.

A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19. Acesse: https://www.japan.travel/en/coronavirus/.

 

Espero que você tenha gostado da minha dica de hoje. Acompanhe também nossas viagens pelas redes sociais e até a próxima!

Instagram | YouTube | Facebook | Pinterest

Links Relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Alessandra Oggioni, Autora do Passaporte Digital

• Prazer, Alê •

Jornalista e mãe de 2, me sinto completa quando estou pelo mundo. Depois de 10 anos escrevendo para jornais e sites de turismo, trago aqui no blog aquele pitaco certeiro que vai fazer toda a diferença na sua viagem! Bora carimbar seu passaporte comigo? Me segue nas redes sociais para não perder nada!

• Vem Comigo •

• Procure no blog •

• Newsletter •

Deixe seu email e receba dicas de
viagem e promoções

• Meus Guias •

• Reserve no Blog •