Escolha uma Página

Punta Cana: onde fica, mapa e informações úteis

por | fev 21, 2019 | Destinos Internacionais, Punta Cana, República Dominicana | 0 Comentários

Punta Cana: onde fica este paraíso do Caribe? Destino cada vez mais popular entre os brasileiros, Punta Cana é um lugar excelente para ir em casal, em família ou até mesmo sozinho, para relaxar, curtir a natureza ou praticar esportes, principalmente mergulho, kitesurfe e parasailing.

Mas, para você não passar por nenhum perrengue, reunimos aqui TODAS AS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS para planejar sua viagem com muita segurança e economia.

QUER SABER MAIS SOBRE AS ATRAÇÕES DE PUNTA CANA, CLIQUE AQUI.

Para sanar as dúvidas básicas dos nossos leitores, selecionei os principais tópicos sobre Punta Cana: onde fica, quanto tempo ficar, visto, vacinas, moeda, clima, enfim, todos os detalhes importantes antes de definir seu roteiro e a data de embarque.

Vamos lá? Veja o que você vai saber aqui neste post:

  1. Punta Cana: Onde fica
  2. Punta Cana Mapa
  3. Previsão do tempo em Punta Cana
  4. Punta Cana precisa de visto?
  5. Punta Cana: vacinas necessárias
  6. Punta Cana moeda
  7. Quanto levar?
  8. Punta Cana Fuso Horário
  9. Qual língua se fala em Punta Cana
  10. Como chegar a Punta Cana

 

PUNTA CANA: ONDE FICA

Punta Cana fica localizada na província de Altagracia, no extremo leste da República Dominicana, país da América Central.

o que fazer em punta cana praia juanillo

Praia Juanillo, em Punta Cana, também encanta pela cor da água e beleza natural (Foto: Scape Park)

Apesar de parecer, Punta Cana não é propriamente uma cidade, mas faz parte do distrito municipal Punta Cana-Bávaro. Fica a uma distância de cerca de 200 quilômetros da capital do país, Santo Domingo.

O lugar é ideal para descanso e lazer, emoldurado pela beleza paradisíaca do mar do Caribe de um lado e do Oceano Atlântico do outro.

O litoral é bem extenso. São mais de 100 quilômetros de praias de águas calmas ou um pouco mais agitadas, dependendo do local que escolher o seu hotel.

De norte ao sul, as principais praias são: Uvero Alto, Macao, Arena Gorda, El Cortecito,  Bávaro e Cabeza de Toro.

punta cana onde fica

Punta Cana tem ótima estrutura de hotéis e resorts (Foto: Passaporte Digital)

A estrutura hoteleira de Punta Cana é excelente. São mais de 40 resorts, boa parte deles all inclusive, para receber os turistas com muita mordomia, perfeitos para quem quer relaxar.

Se preferir curtir as atividades fora do hotel, Punta Cana também tem atrações para todos os gostos, que vão desde nado com golfinhos até mergulhos em cavernas.

Embora não seja como Cancun no quesito vida noturna e agitação, Punta Cana também oferece algumas opções para quem gosta de balada, com destaque para o Coco Bongo e a Imagine.

 

PUNTA CANA MAPA

Confira onde Punta Cana está localizada no mapa geral: na República Dominicana, país que faz divisa com o Haiti, na América Central.

Mapa-Republica Dominicana

Punta Cana fica na República Dominicana, a sete horas de distância de voo de São Paulo

E aqui, abaixo, no mapa mais detalhado. Punta Cana fica na parte leste da República Dominicana.

punta cana mapa

Punta Cana: mapa mostra o destino bem ao leste da República Dominicana

 

PREVISÃO DO TEMPO EM PUNTA CANA

Uma das principais vantagens de Punta Cana é que lá o tempo é bom o ano todo, sempre quente e tropical, mesmo no inverno.

Só para se ter ideia, a média anual de temperatura fica entre 20°C e 35°C, mas a umidade do local muitas vezes faz com que os termômetros pareçam mais altos.

O período mais quente vai de maio a outubro, com pico em agosto, meses em que a chance de chuvas é maior também. Já a época mais amena e seca vai de novembro a abril.

Um ponto importante na hora de decidir a data de sua viagem é verificar o risco de furacões. Em Punta Cana, assim como em outros pontos do Caribe, eles podem ocorrer, especialmente entre agosto e outubro, embora não sejam tão frequentes por lá.

Punta Cana tem tempo bom o ano todo, inclusive no inverno (Foto: Passaporte Digital)

 

PUNTA CANA PRECISA DE VISTO?

Não é necessário solicitar visto para entrada na República Dominicana, e isso inclui Punta Cana, claro!

Porém, para entrada no país é necessário ter um passaporte válido com, no mínimo, seis meses antes do vencimento.

 

PUNTA CANA: VACINAS NECESSÁRIAS

Não é exigida nenhuma vacina para entrada na República Dominicana.

Havia lido em alguns sites que o país estava exigindo a vacina contra a febre amarela dos brasileiros, mas estive lá em janeiro de 2019 e nada foi solicitado.

 

PUNTA CANA MOEDA

A moeda oficial do país é o peso dominicano (RD$), mas o dólar americano é aceito por toda a parte. Eu mesma nem troquei o dinheiro que levei pela moeda local, só usei dólar.

Você pode verificar o câmbio oficial do dia acessando o site do Banco Central.

⚠ Dica da Alê: tenha sempre dinheiro em espécie trocado para dar de gorjeta durante sua estadia, para o carregador das malas, o garçom etc. Os dominicanos ficam na expectativa de receber a gorjeta (e alguns até olham meio feio se você não der nada).

ilha saona

Passeios como o da Ilha Saona chega a custar 80 dólares por pessoa (Foto: Passaporte Digital)

 

QUANTO LEVAR PARA PUNTA CANA?

Essa é uma pergunta difícil, porque depende muito do perfil de cada turista. Como a maioria dos resorts é all inclusive, ou seja, já inclui comida, bebida e algumas atrações, o gasto diário vai depender muito dos passeios e atividades que quiser fazer fora dos hotéis, além dos traslados e serviços extras.

Um passeio para Ilha Saona, por exemplo, um dos mais realizados pelos turistas que visitam Punta Cana, custa, em média, 80 dólares por pessoa. Se quiser fazer mergulho, custa em torno de 59 dólares por pessoa. E assim vai indo.

Veja neste POST AQUI os preços médios das atrações em Punta Cana para calcular seus gastos e saber exatamente quanto levar para não passar perrengue.

 

PUNTA CANA FUSO HORÁRIO

Durante o ano, o fuso horário de Punta Cana é de até quatro horas a menos que no Brasil. Estive em janeiro em Punta Cana e a diferença era de duas horas a menos, com relação ao horário de São Paulo.

A República Dominicana não pratica horário de verão.

O que fazer em Punta Cana

Nascer do sol na praia de Arena Gorda, em Punta Cana (Foto: Passaporte Digital)

 

QUAL LÍNGUA SE FALA EM PUNTA CANA

O idioma oficial de Punta Cana, e de toda a República Dominicana, é o espanhol.

Nos hotéis, muitos funcionários falam inglês, mas dá para se virar também com o nosso famoso “portunhol”.

COMO CHEGAR A PUNTA CANA

Do Brasil, a Gol oferece voos diretos para a capital da República Dominicana. A duração é de sete horas de viagem.

Outras companhias, como Latam e Copa Airlines, também oferecem voos para Punta Cana a partir do Brasil, mas com conexões em outros países.

⚠ Dica da Alê: Pesquise exaustivamente pelo voo direto, especialmente se tiver com crianças. Eu estava vendo vários voos pela Copa Airlines com conexão no Panamá, mas, depois de muito insistir, acabei encontrando um voo direto da Gol (no site da companhia aérea mesmo) com um preço menor. 🙂

Se você tem alguma dúvida sobre Punta Cana que eu não respondi aqui, escreva para mim aqui nos comentários que eu terei um enorme prazer em ajudar!

 

MAIS SOBRE PUNTA CANA:


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com