Escolha uma Página

Santo Domingo, na República Dominicana, vale a pena conhecer?

por | jan 21, 2019 | América Central e Caribe, Destinos Internacionais, República Dominicana | 0 Comentários

Visitar Santo Domingo, na República Dominicana, pode não ser uma prioridade para quem vai à famosa Punta Cana, mas é possível fazer um bate-volta para a capital do país.

Mas a pergunta que não quer calar é: vale a pena deixar as mordomias do resort all inclusive por um dia para mudar o roteiro e conhecer Santo Domingo? Fizemos o passeio durante nossa estadia em Punta Cana e vamos contar tudo como foi! 😉

MAIS SOBRE PUNTA CANA:

Com muitos pontos turísticos interessantes para conhecer, Santo Domingo é uma verdadeira aula de história. Por isso, para a visita ser realmente proveitosa o ponto principal é gostar de cultura.

santo domingo republica dominicana - plaza de espana

Plaza de España e Alcazar de Colón ao fundo, parte da riqueza histórica de Santo Domingo, República Dominicana (Foto: Passaporte Digital)

Digo isso porque boa parte da visita envolve a zona colonial de Santo Domingo, que é o centro histórico deles. Você vai conhecer a primeira igreja das Américas, o local onde está as cinzas do navegador Cristóvão Colombo e onde a família Colombo viveu na cidade.

Mas não é só cultura, não. A natureza também tem vez. Para dizer a verdade, na minha opinião, conhecer o Parque Nacional Tres Ojos, com suas cavernas impressionantes, foi o ponto alto do passeio a Santo Domingo.

santo domingo - parque 3ojos

Parque Nacional Los Tres Ojos e suas cavernas impressionantes (Foto: Passaporte Digital)

Vou dar todos os detalhes dos pontos turísticos que visitei e, ao final do post, você vai ver a conclusão que eu cheguei para dizer se vale a pena ou não conhecer Santo Domingo, na República Dominicana.

Confira.

O que fazer em Santo Domingo, na República Dominicana

Se o mar do Caribe é a atração principal em Punta Cana, em Santo Domingo, a capital da República Dominicana, atrai turistas especialmente pelo seu centro histórico.

Fundada por Bartolomé Colón, em 1496, Santo Domingo foi a primeira cidade levantada pelos espanhóis no continente americano.

santo domingo republica dominicana - calle el conde

Calle El Conde, uma das principais ruas da zona colonial de Santo Domingo (Foto: Passaporte Digital)

Com alguns pontos bem conservados e outros restaurados, você vai ver na zona colonial edifícios nos anos 1.500, como o Alcázar de Colón, o Faro a Colón, a Catedral Primada, a Fortaleza Ozama, entre muitos outros locais nas redondezas das ruas del Conde, de Las Damas e de Las Mercedes.

Tanta riqueza histórica fez a Unesco declarar, em 1990, Santo Domingo como patrimônio da humanidade.

Dito isso, vamos aos pontos que visitei na cidade.

LEIA MAIS: Punta Cana – tudo o que você precisa saber 

 

PARQUE NACIONAL LOS TRES OJOS

A primeira parada da excursão que fizemos de Punta Cana a Santo Domingo foi no Parque Nacional Los Tres Ojos. Particularmente, foi o que mais gostei durante a visita.

O parque abriga uma caverna com quatro lagos de água doce em tom azul claro, bem límpida. Apesar dos acessos facilitados, no total são 1.059 degraus de descida (e depois subida) para conhecer os lagos: Azufre, La Nevera e Las Damas. Há ainda um quarto lago que pode ser visto depois de atravessar um dos lagos em uma pequena barcaça de madeira puxada manualmente (custa US$ 1 para atravessar).

Formada por corais, o local já foi mar um dia (pelo menos foi o que disse o guia).

Infelizmente, não é permitido nadar no local, justamente para preservar a cor da água e a beleza dos lagos. Somente um homem, conhecido como “spider man”, é autorizado pelo parque para fazer um “show”. Ele escala as pedras e dá um mergulho de ponta a uma altura de mais ou menos 5 metros, para entreter os turistas e ganhar umas gorjetas.

📌 Onde fica: Avenida Las Americas, Santo Domingo
⏰ Horário de visitação: diariamente, das 8h30 às 17h30
💰 Entrada: 200 pesos dominicanos (cerca de 4 dólares)

CATEDRAL DE SANTO DOMINGO

Depois da visita ao Parque Nacional Los Tres Ojos, a parada seguinte é na Catedral de Santo Domingo, oficialmente chamada de Catedral de Santa María la Menor e também conhecida como Catedral Primada, por ser a primeira basílica do “Novo Mundo”, ou seja, das Américas.

Por fora, achei bonita e tal, mas não teve nada muito chamativo.

Por dentro, eu achei mais bacana. São 14 capelas dentro da catedral, cada uma dedicada a uma santidade. Construída entre 1521 e 1541, abriga os restos mortais de generais, soldados, bispos e até do primeiro presidente da República Dominicana.

Outra coisa que gostei na visita é que você tem áudio guide em vários idiomas, inclusive português, que explica as principais obras dentro da igreja. Assim, você fica sabendo de todos os detalhes. Os restos mortais de Cristóvão Colombo foram encontrados aqui no século XIX (e depois levados para o Faron de Colon).

📌 Onde fica: Calle Isabel La Católica, Santo Domingo
⏰ Horário de visitação turística: de segunda a sábado, das 9h às 16h
💰 Preço: gratuito

Interior da Catedral de Santo Domingo, com 14 capelas dedicadas a santos (Foto: Passaporte Digital)

PARQUE COLÓN

O Parque Colón, dedicado a Cristóvão Colombo, é a praça que fica em frente à Catedral de Santo Domingo. Cercada de alguns restaurantes e cafés, é uma praça comum, bem similar às que encontramos em diversas cidades do Brasil.

É de lá que sai o trenzinho, chamado de ChuChu Colonial, que faz um tour pelas ruas e pontos turísticos da zona colonial.

CALLE EL CONDE

A primeira rua comercial do Novo Mundo, a famosa Calle El Conde continua sendo a área comercial mais popular para pedestres em Santo Domingo.

Restaurante do Hotel Saint Nicolas, nas proximidades da Calle El Conde, zona colonial (Foto: Passaporte Digital)

A área ao ar livre estende-se por 10 quarteirões, com restaurantes, cafeterias, lojas de lembranças e artistas de rua. Comemos por ali, no Hotel e Restaurante Saint Nicolas (Calle Arzobispo Meriño, 266). Comida simples, bem cara de Brasil, com arroz, feijão preto, frango e até uma “farofa”.

 

PANTEÓN DE LA PATRIA

Outro ponto interessante da cidade colonial é o Panteón de La Patria. Antiga igreja jesuíta do século 18, o lugar virou mausoléu nacional em 1956 e abriga os restos de heróis dominicanos como Gregorio Luperón, Salomé Ureña e María Trinidad Sánchez.

Gostei bastante do interior do Panteón, onde eles mantém sempre uma chama acesa 24 horas em homenagem aos mortos, sempre vigiada por guardas uniformizados.

santo domingo republica dominicana panteon

Panteon de La Pátria, mausoléu com os restos mortais de heróis do país (Foto: Passaporte Digital)

📌 Onde fica: Calle Las Damas, Santo Domingo
⏰ Horário de visitação turística: de terça a domingo, das 9h às 17h
💰 Preço: gratuito

 

MUSEO DE LAS CASAS REALES

santo domingo republica dominicana - casa reale

O Museu de Las Casas Reales foi uma espécie de tribunal de justiça da época (Foto: Passaporte Digital)

O Museu de Las Casas Reales foi usado como Corte Real do governador espanhol no século 16. Era uma espécie de tribunal de justiça da época. Acho que vale a visita ao interior só para quem quer se aprofundar mesmo na história da República Dominicana.

📌 Onde fica: Calle Las Damas e/ Mercedes, Santo Domingo
⏰ Horário de visitação: diariamente, das 9h às 17h
💰 Preço: 50 pesos dominicanos

 

FORTALEZA OZAMA

santo domingo republica dominicana - fortaleza ozama

As crianças adoraram ver de perto o canhão da Fortaleza Ozama (Foto: Passaporte Digital)

Construída pelos espanhóis no início do século XVI, em frente a desembocadura do rio Ozama, a Fortaleza Ozama é considerada a primeira estrutura militar permanente nas Américas, marcando o início da colonização espanhola. O objetivo era proteger a cidade de invasões de estrangeiros e de piratas.

📌 Onde fica: Calle Las Damas, Santo Domingo
💰 Preço: gratuito

 

PLAZA DE ESPAÑA

santo domingo republica dominicana - plaza espana

Ampla e aberta, é na Plaza de España que acontecem shows e eventos na cidade (Foto: Passaporte Digital)

Sim, Santo Domingo também tem a sua Plaza de España. Não é tão pomposa quanto a Piazza di Spagna em Roma, mas é bonita. Ampla e aberta, é na Plaza de España que acontecem shows e eventos na cidade e onde as pessoas se encontram, andam de bike, brincam com as crianças.

No centro da praça está a estátua do fundador da cidade, Nicolás de Ovando. No entorno, há bistrôs e restaurantes charmosinhos e o palácio Alcázar de Colón, onde hoje funciona um museu.

Aproveite para ver a vista do rio Ozama e os navios enormes que atracam ali no porto bem em frente.

 

ALCÁZAR DE COLÓN

santo domingo - alcazar de colon - Reinhard Link

Alcazár de Colón já foi residência da família de Cristóvão Colombo (Foto: Reinhard Link)

Concluído por volta de 1512, o Alcázar de Colón foi o palácio onde viveu Diego Colombo, filho de Cristóvão Colombo, e sua esposa María de Toledo, sobrinha do rei Fernando da Espanha.

Hoje, a construção de estilo gótico e renascentista funciona como um museu que abriga peças que dizem ter pertencido à família Colombo.

Achei curioso o fato de o palácio ter 55 quartos e 72 portas e janelas. De sua arquitetura destaca-se o fato de que eles não usaram um único prego para construir as diferentes salas do palácio. Bem interessante!

📌 Onde fica: Plaza de España, Santo Domingo
⏰ Horário de visitação turística: de terça a domingo, das 9h às 17h
💰 Preço: 100 pesos dominicanos

FARO A COLÓN

santo domingo republica dominicana - farol de colon

Durante visita ao Farol de Colón, em Santo Domingo, na República Dominicana

Construído em forma de cruz, o Farol de Colombo fica na área leste de Santo Domingo. Relativamente novo, o edifício foi finalizado em 1992 para celebrar os 500 anos da Descoberta e Evangelização da América.

Em algumas noites, as luzes do farol iluminam o céu desenhando uma grande cruz que pode ser vista a vários quilômetros de distância.
Na entrada principal, bandeiras de diferentes nações simbolizam a fraternidade. No interior, diferentes salas abrigam exposições permanentes e temporárias de objetos e artes de diversos países, além da atração principal do monumento, o mausoléu e a capela de Cristóvão Colombo.

Dizem que os restos mortais de Cristóvão Colombo estão guardados neste local, embora os espanhóis garantam que estão em Sevilha.

📌 Onde fica: Santo Domingo Este
⏰ Horário de visitação turística: diariamente, das 9h às 17h
💰 Preço: 30 pesos dominicanos

 

E aí? Vale a pena visitar Santo Domingo?

santo domingo - passaporte digital

Caminhando pelas ruas do centro histórico de Santo Domingo (Foto: Passaporte Digital)

 

A República Dominicana é um país muito rico em história e em belezas naturais. Ainda há lugares sensacionais tanto na capital como nos arredores, como Boca Chica, por exemplo, que valem a pena conhecer.

Embora a capital Santo Domingo nem sempre esteja no roteiro de quem vai a Punta Cana, acho que sempre é interessante conhecer novos lugares. Por isso, eu recomendo se realmente gostar de turismo histórico e cultural!

Quanto custa o passeio de Punta Cana a Santo Domingo

Se estiver em Punta Cana, o passeio feito pelos hotéis e empresas de turismo locais  é um tanto desorganizado. Eles vão parando de hotel em hotel, pegando e deixando turistas, por isso o trajeto fica ainda mais longo e cansativo.

Demoramos cerca de 3 horas e meia horas de Punta Cana a Santo Domingo e mais 4 horas para retornar ao hotel (deixando todos os passageiros, fomos praticamente os últimos). Estávamos com duas crianças, que até aguentaram bem, mas chegaram acabadas!

A excursão de Punta Cana a Santo Domingo custa US$ 65 por adulto, US$ 35 por criança (de 6 a 12 anos), com almoço, transporte e entrada do parque Tres Ojos inclusos. Compramos o passeio de representantes que nos abordaram na praia. No hotel, os valores praticamente dobram.

VEJA TAMBÉM: Atrações culturais na Cidade do México


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com