Escolha uma Página

O que fazer em Maresias SP: praias e principais atrações

por | jul 23, 2020 | Destinos Nacionais, Litoral de SP, São Paulo, Sudeste | 0 Comentários

O que fazer em Maresias SP? Praia badalada, ondas boas para o surfe, cachoeiras, trilhas e passeios para a família toda! Assim podemos resumir Maresias, localizada em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Um lugar delicioso!

Apesar de ser conhecida pelo surfe, isso não quer dizer que a praia de Maresias não seja um lugar bom para ir em família. No canto esquerdo, a praia é mais sossegada, ideal para levar as crianças.

Fora a praia, tem outros passeios legais para fazer em meio à natureza, com trilhas, cachoeiras e até rapel para os mais aventureiros.

Quer conhecer mais? Veja as dicas a seguir!

 

 

Onde fica a praia de Maresias SP

 

maresias sp

A deliciosa Maresias foi reaberta ao turismo (Foto: Flickr/gabrielfts)

 

Localizada a apenas 190 km da cidade de São Paulo, a Praia de Maresias SP aparece como uma ótima opção de destino para o pós-pandemia. Entre um mar cristalino e toda a exuberância da Mata Atlântica, Maresias oferece diversos passeios ao ar livre, ideal para os tempos de distanciamento social.

O destino iniciou a reabertura gradual do setor de turismo em junho, e já com parte dos hotéis, pousadas e restaurantes em funcionamento de acordo com os protocolos de segurança e higiene estabelecidos pelas autoridades.

 

Praia de Maresias é boa para banho?

maresias-sp

Maresias é boa para surfe e também tem trecho mais tranquilo para banho (Foto: Flickr/Eugeni Dodonov)

 

Com 5 km de extensão, a Praia de Maresias tem uma ampla faixa de areia clara e fofa e ondas fortes que a tornaram mundialmente famosa entre os surfistas, especialmente o Canto do Moreira, no lado direito.

Já para quem não é surfista, na ponta oposta, o Canto da Barra tem águas mais tranquilas, onde o rio encontra o mar. Os dois extremos possuem excelentes pontos de mergulho, com piscinas naturais entre as pedras que permitem ver de peixes a tartarugas marinhas.

Há ainda espaços para futevôlei, beach tennis e outros esportes na areia.

 

Futevôlei

Redes disponíveis, aos finais de semana e temporada, nas entradas 12 (Rede do Guariba) e 20 (Rede do Lito). Uso público e gratuito.

 

Beach tennis

Rede disponível na entrada 19. Sujeito a condições climáticas.

 

Futebol de areia

Na entrada 01, no Canto da Barra. Uso público e gratuito.

 

 

 

Tem outras praias perto de Maresias?

 

Simmmm! Além da praia de Maresias, os turistas podem conhecer outras praias próximas dali. Veja algumas opções:

 

1- Praia de Paúba

 

maresias-praia pauba

Praia de Paúba, próxima a Maresias SP (Foto: Diego Torres Silvestre)

Saindo do Canto da Barra, em Maresias, é possível acessar a trilha para a Praia de Paúba. O percurso, realizado em cerca de 30 minutos, pode facilmente ser feito na companhia de crianças pequenas. Do alto do morro, no mirante, é possível vislumbrar toda a extensão de Maresias e as ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo. Também dessa trilha sai o acesso para a Praia do Saco.

 

2- Praia do Saco

Da trilha Maresias-Paúba sai o acesso para a Praia do Saco, ou Praia dos Pescadores, pequena faixa de areia praticamente deserta. Entre as pedras, é fácil encontrar ouriços e estrelas-do-mar. Por isso, vale levar equipamento de snorkel.

 

3- Poço do Caetano

Não é praia, mas vale o registro! Composto por pequenas quedas d’água e piscinas naturais cercadas pelo verde da Mata Atlântica, o Poço do Caetano é um lugar perfeito para relaxar e se conectar com a natureza em Maresias. O acesso tem quase 3 km de extensão, caminho que pode ser feito a pé ou em um bike tour.

 

Maresias tem cachoeiras?

Há cachoeiras que formam incríveis cenários naturais em torno de Maresias, com piscinas naturais de águas cristalinas junto à Mata Atlântica. Entre elas estão as Cachoeiras do Ribeirão de Itu e Paúba.
 
 
 
 
 
💁 Dica da Alê: Informe-se no seu hotel/pousada ou em agências de turismo local se a trilha desejada necessita de guia ou pode ser feita por conta própria.
 
 
 
 

 

O que fazer Maresias?

sao-sebastiao-centro-historico

O gracioso Centro Histórico de São Sebastião (Foto: Divulgação/Prefeitura)

 

Pedra Mirante

Além da trilha Maresias-Paúba, no Canto do Moreira é possível observar toda a extensão de Maresias na Pedra Mirante. No mesmo extremo da praia, há o Mirante Maresias, que pode ser acessado a partir da estrada entre Boiçucanga e Maresias.

 

Atividades radicais

Para os mais radicais, as agências de turismo locais oferecem atividades como rapel e slickline na trilha para Paúba, assim como rapel na cachoeira de Toque Toque, trilha para o mirante do Aparas, voos de paraglider entre Boiçucanga e Maresias, e muitos outros.

 

Centro Histórico

Já o Centro Histórico de São Sebastião é uma gracinha para visitar, com construções coloniais do século 17 ao 19. Entre os destaques estão: Igreja Matriz, Casa de Câmara, Cadeia Pública, Casa Esperança e Casa das Janelas. Localizado nos arredores da Rua da Praia, o centro é composto por sete quarteirões.

 

Beco do Batman

Se você está em dúvidas do que fazer em Maresias – SP, uma das atrações é o famoso Beco do Batman, que fica na praia de Maresias, um local bem badalado, na viela da entrada 8. Com 115 metros de extensão, o local reúne grafites de diversos artistas.

 

Instituto Gabriel Medina

Não é um passeio, mas se você gosta de surfe pode conhecer o Instituto Gabriel Medina, reúne surfistas do mundo todo para competirem nas praias da região. Além disso, por lá novos talentos são treinados e descobertos assim como o próprio Gabriel Medina, que começou sua vida profissional em por lá.

 

Vida noturna em Maresias

Este não é o meu forte, confesso, mas para quem curte balada, Maresias tem casa noturna e possui excelente oferta de bares e restaurantes. Na baixa temporada, alguns lugares ficam fechados, mas mesmo assim, tem muita opções.

 

 
VEJA MAIS SOBRE PRAIAS

Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, mãe e apaixonada por viagens. Seu passatempo preferido é desenhar roteiros e dar pitacos na viagem dos amigos. Depois de passar por mais de 12 países e mais de 30 cidades pelo mundo, criou o blog Passaporte Digital, para reunir dicas de viagem para os melhores destinos no Brasil e no exterior.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com