Ilhas Seychelles: onde fica o verdadeiro paraíso

ilhas-seychelles-anse-lazio
Anse Lazio, nas Ilhas Seychelles, é considerada uma das praias mais lindas do mundo (foto: Divulgação)

Se está procurando um lugar paradisíaco para as próximas férias, uma boa pedida são as Ilhas Seychelles. E é no sentido literal, já que se acredita que o famoso Jardim do Éden, o paraíso bíblico, fica no país, no chamado Valée de Mai!

As Ilhas Seychelles correspondem a um arquipélago com 115 ilhas localizadas no Oceano Índico, ao nordeste de Madagascar, na África. Não é uma viagem curta (a partir do Brasil, levam-se cerca de 22 horas para chegar), mas o destino compensa, especialmente por suas praias de mar turquesa e areia platinada, muitas delas emolduradas por pedras de granito.

VEJA TAMBÉM: 10 Praias bonitas e baratas

As ilhas do interior, que se agrupam em torno das principais (Mahé, Praslin e La Digue), são o point cultural de Seychelles e onde vive a maioria da população. As ilhas externas, por sua vez, permanecem quase intocadas pelo homem, oferecendo paisagens únicas.

ilhas-seychelles-anse-royale-mahe
Praia de Anse Royale, fica na maior ilha do país, Mahé (Foto: Divulgação)

Além das praias incríveis, há muitas opções de atividades, incluindo passeios de barco em águas cristalinas, excursões de pesca e mergulho, trilhas, passeios a cavalo, esportes aquáticos, campos de golfe e shows de dança e música típicas.

O local também conta com ótimas opções de hotéis e resorts, além de restaurantes de cozinha creole (local). Ah, e nem precisa se preocupar com o clima, que é tropical o ano todo, com variação média entre 24°C e 32°C!

Confira a sugestão de roteiro!

1. Ilhas Seychelles – Mahé

O roteiro começa pela maior ilha do país, Mahé, onde fica também o principal aeroporto na capital Victoria.

Existem 65 praias na ilha. Na parte norte ficam as mais populosas, com destaque para Beau Vallon. Já na parte sul, as mais intactas, como Anse Forbans. Outras praias que também não podem faltar é Anse Royale,  Intendance Beach e Anse Takamaka, onde é possível fazer um passeio de caiaque, paddle board ou veleiro. Siga em direção ao sul de Mahé e almoce no restaurante da Takamaka Bay, destilaria de rum típica de Seychelles, e aproveite para levar algumas garrafas da bebida como souvenir.

ilhas-seychelles-anse-takamaka
Na praia Anse Takamaka é possível fazer um passeio de caiaque, paddle board ou veleiro (Foto Divulgação)

A partir de Mahé você pode visitar várias outras ilhas, desde as mais próximas até as mais afastadas. Com aproximadamente 40 minutos de voo, é possível conhecer, por exemplo, a bela ilha Desroches, com 14 quilômetros de praias de areia branca e águas cristalinas.

Sainte Anne é bem mais próxima de Mahé, estando a apenas 15 minutos, via cruzeiro fluvial. É nela que se abriga o Parque Nacional Ste Anne Marine. Também existem trajetos para as ilhas Bird Island, Cerf, Cousine, Denis Island, Frégate, Moyenne, North Island, Praslin e Silhoette.

 

2. Ilhas Seychelles – Praslin

Praslin é a segunda maior e mais populosa ilha de Seychelles. Com 37 Km², é possível conhecê-la em aproximadamente duas horas de carro. É ali que ficam duas das praias mais lindas do mundo, a Anse Georgette e a Anse Lazio. Depois, faça uma visita guiada ao Vallée de Mai, Patrimônio Mundial da Unesco, onde reza a lenda ser o Jardim do Éden original. Outra curiosidade local é que ali cresce o raro coco de mer.

ilhas-seychelles-anse-source-dargent-ladigue
As águas transparentes da praia Anse Source d´Argent valem muito a visita (Foto: Divulgação)

3. Ilhas Seychelles – La Digue

A partir de Praslin, pegue um barco para a charmosa ilha La Digue, conhecida por suas pedras de granito. Explore a ilha toda de bicicleta e relaxe nas areias da Anse Source d´Argent, uma das praias mais famosas do destino. Almoce no restaurante Le Combava no hotel Le Domaine de L´Orangeraie e faça uma trilha até a praia Grand Anse. Se quiser, continue até a praia Anse Coco e desfrute de um visual incrível.

A apenas 20 minutos de barco de La Digue está a ilha Grande Soeur, ótima para trekking.

ilhas-seychelles-grand-anse
Que tal caminhar pela praia Grand Anse, um dos muitos paraísos nas Ilhas Seychelles (Foto Divulgação)

Ilhas Seychelles: Melhor época para visitar 

Ficou apaixonado pelo destino e quer saber qual é a melhor época para visitar as Ilhas Seychelles? Pois saiba que o clima por lá é agradável o ano todo, com temperaturas que variam entre 24°C e 32°C, ou seja, sem atingir picos de frio nem de calor.

A época mais quente do ano é entre dezembro e abril, quando a umidade também é mais alta. Já entre os meses de maio a outubro, o clima fica um pouco mais frio e seco. As chuvas são mais constantes entre os meses de dezembro e fevereiro.

Outra preocupação para quem vai às Ilhas Seychelles é com relação aos ciclones. Com exceção das ilhas mais ao sul do país, todas as demais estão fora do cinturão de ciclones. 

Mapa: Onde fica as Ilhas Seychelles

mapa-ilhas-seychelles

Você pode procurar no mapa, mas vai ser difícil encontrar, afinal trata-se da menor capital do continente. As Ilhas Seychelles, ou República de Seychelles, ficam no Oceano Índico, na África. Para ser mais preciso, sua localização no mapa fica acima de Madagascar e próxima à costa da Somália.
Apesar de estar na África, local que quase sempre é associado à pobreza e miséria, Seychelles é um dos cinco países africanos com a qualidade de vida considerada alta, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Além disso, a pequena Seychelles é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.
Veja outras informações importantes deste destino paradisíaco.
Capital: Victoria
Moeda: Rupia das Seychelles
Código de área: 248
Línguas oficiais: Língua francesa, Língua inglesa, Crioulo de Seychelles

Como chegar às Ilhas Seychelles

Para chegar, as companhias aéreas Emirates Airline, Etihad Airways, Ethiopian Airlines, South African Airways e Turkish Airlines oferecem voos para o destino. O trajeto geralmente dura até 22h, com escalas em Doha e Dubai. Há também a possibilidade de fazer viagens pelo Quênia e África do Sul.

Como Chegar:
Via Dubai por Emirates
Via Joanesburgo por South African Airways e Air Seychelles
Via Adis Abeba por Ethiopian Airlines
Via Abu Dhabi por Etihad

Informações úteis antes da viagem

Visto: visto não é requerido para entrar no país, mas é obrigatório a apresentação de um passaporte válido.
Vacinação: Brasileiros precisam obrigatoriamente do Certificado Internacional de Vacinação contra febre-amarela.
Moeda local: Rúpia de Seychelles (SCR), que é dividida em 100 centavos. As moedas estão disponíveis nos valores de 0,05; 0,10; 0,25, 1 e 5 rúpias, enquanto que as notas são de 10, 25, 50, 100 e 500 rúpias.
Cartões de crédito: Cartões de crédito são amplamente aceitos nas Ilhas Seychelles.
Caixas Eletrônicos (ATM’S): Em bancos nas ilhas de Mahé, Praslin e La Digue e nos aeroportos de Mahé e Praslin.
Fuso horário: Seychelles está 7 horas à frente do horário oficial de Brasília.
Gorjeta: Não é obrigatória. A maioria dos restaurantes, hotéis, táxis e outros serviços já inclui de 5% a 10% de taxa de serviço.
Transporte entre ilhas: se for entre as ilhas principais, é possível utilizar transporte público, táxis e aluguel de carro. Nas demais, somente através de balsa, barco, avião ou helicóptero.
Gastronomia:  Basicamente com muito peixe e salada. Arroz também é facilmente encontrado.

Resumo: o que fazer nas principais ilhas de Seychelles

Com tanta ilha maravilhosa, fica até difícil escolher qual a melhor para visitar ou ficar. Por isso, fizemos um resumo com o que as principais ilhas de Seychelles oferece. Confira:

Mahé: a maior ilha do arquipélago de Seychelles concentra um grande número de serviços, hotéis, resorts, restaurantes, cassinos e atividades, como mergulho, campos de golfe, passeios de barco, pesca e trilhas.

Praslin: a segunda maior ilha do arquipélago de Seychelles também conta com boa infraestrutura hoteleira e de serviços. Ali está uma das maravilhas do país: o Vallée de Mai, tombado como patrimônio histórico da UNESCO.

La Digue: mais rústica, a ilha tem fazendas coloniais e acomodações mais simples. Ali, a principal atração são as
gigantescas pedras de granito que enfeitam as praias da costa oeste, como em Anse Source D’Argent, eleita em 2013 pela revista americana National Geographic como a praia mais bonita do mundo.

LEIA MAIS: 5 Praias incríveis na República Dominicana

 

Be the first to comment

Deixe um comentário