A rotina agitada faz com que, muitas vezes, viagens longas se tornem inviáveis. Para driblar a falta de tempo, muitas pessoas têm apostado no bate e volta: uma viagem de um dia, que permite explorar um destino próximo em poucas horas.
Mas, afinal, esse tipo de turismo vale mesmo a pena?
A resposta é sim! Afinal, nada melhor do que se desconectar, mesmo que por um curto período de tempo. Respirar novos ares, explorar novos lugares, conhecer outras culturas e criar memórias pode ser – e provavelmente será – extremamente revigorante, mesmo que você tenha apenas um dia para isso.
Por que uma viagem de um dia vale a pena?
Todo mundo já ouviu uma história divertida de um bate e volta. A experiência e as memórias criadas nessas escapadas rápidas são únicas – e, muitas vezes, ficam marcadas para sempre. O cheiro da natureza, as brincadeiras à beira-mar, o sabor da comida ou o pôr do sol no caminho de volta são alguns exemplos de momentos que guardamos na memória.
Pode parecer simples, não é mesmo? Mas, essa é a grande sacada. Sem tantas expectativas, a experiência tende a se tornar mais leve, surpreendente e, consequentemente, especial. O fato de ser despretensioso faz com que os viajantes fiquem mais livres e abertos a novas experiências.
Mas não é apenas sobre criar memórias. Respirar novos ares, literalmente, é também uma forma eficaz de recarregar as energias e se reconectar com as pessoas que amamos. Afinal, o tempo é curto e, na ânsia de aproveitar cada segundo, as pessoas tendem a aproveitar o momento presente, o que, em tempos de redes sociais, é cada vez mais difícil.
Vantagens do bate e volta
Você certamente já sentiu aquela vontade de escapar da rotina. Mas acontece que viagens longas nem sempre cabem na agenda ou no orçamento. É nesse contexto que o bate e volta se destaca como uma alternativa.
Seja explorando uma cidade histórica, relaxando na areia da praia ou se aventurando em trilhas, a viagem de um dia oferece diversas possibilidades e traz benefícios para a saúde mental. Afinal, nada melhor do que se desconectar para se reconectar com você, com a sua família e, eventualmente, com o seu trabalho.
É importante notar que o bate e volta também traz vantagens práticas, como:
- Viajar por um dia geralmente é mais econômico, uma vez que não há necessidade de gastos com hospedagem e passagens aéreas.
- Diferentemente de viagens mais longas, que exigem um planejamento e reservas antecipadas, o bate e volta é mais flexível e pode ser facilmente ajustado de acordo com as necessidades e disponibilidade de cada um. Você pode, inclusive, decidir em cima da hora, dependendo da previsão do tempo ou da sua disposição.
- Novas experiências. A viagem de um dia é uma oportunidade de conhecer novos lugares, experimentar culinárias diferentes e vivenciar novas culturas.
- Fortalecimento dos relacionamentos. Poucas coisas na vida são mais importantes do que compartilhar momentos especiais com pessoas que amamos. O bate e volta é uma maneira de criar memórias e fortalecer os relacionamentos, uma vez que, com pouco tempo disponível, as pessoas tendem a estar mais presentes física e mentalmente.
Confira algumas sugestões de bate-volta a partir de São Paulo, que já fizemos por aqui:
Águas de Lindóia
https://passaportedigital.com/pelo-brasil/aguas-de-lindoia/
Itu
https://passaportedigital.com/destaques/itu-passeio-bate-volta-com-criancas/
Monte Alegre do Sul
https://passaportedigital.com/roteiros/monte-alegre-do-sul/
Jundiaí
https://passaportedigital.com/com-criancas/mundo-das-criancas-jundiai/
No fim do dia, a resposta para a pergunta que abre esse texto é uma só: vale, sim, a pena fazer uma viagem de um dia. E muito. Que tal começar a planejar sua próxima escapada?
Espero que você tenha gostado da minha dica de hoje. Acompanhe também nossas viagens pelas redes sociais e até a próxima!
0 comentários