5 atrações turísticas e arquitetônicas imperdíveis em Brasília

por | 22/04/2021 | Destaques, Pelo Brasil

Brasília completa esta semana 61 anos e trago aqui 5 atrações turísticas imperdíveis para conhecer na capital federal.

Jà estive lá há uns cinco anos e amei apreciar a arquitetura local idealizada por Juscelino Kubitschek e eternizada pela genialidade de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Claro que, entre as atrações, não podem faltar a Praça dos Três Poderes, a Catedral Metropolitana (que infelizmente estava fechada quando eu visitei, então só vi por fora) e a Ponte JK.

Confira as dicas abaixo.

5 pontos turísticos imperdíveis em Brasília

1- Praça dos Três Poderes

brasilia-congresso

Congresso Nacional Brasileiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (Foto: B Hotel)

Não há lugar melhor para começar a desbravar Brasília do que a Esplanada dos Ministérios, no Eixo Monumental, via que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste. Comece com uma visita à Praça dos Três Poderes, que reúne o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

 

2- Catedral Metropolitana de Nossa Senhora de Aparecida

catedral brasilia

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora de Aparecida, em Brasília (Foto: B Hotel)

 

Encontrar a mais bela e mais famosa obra de Oscar Niemeyer em Brasília não é uma tarefa simples. A concorrência é acirrada e bastante pessoal, mas a Catedral Metropolitana é páreo duro na disputa. Considerada por muitos como a grande “obra-prima” de Niemeyer, a construção rendeu ao arquiteto o Prêmio Pritzker em 1988, o equivalente ao Nobel de sua profissão. A beleza dos seus inconfundíveis arcos e vitrais é única. Visita mais que obrigatória.

3- Museu Nacional da República

Museu Nacional Brasilia

Museu Nacional da República do Brasil, em Brasília (Foto: B Hotel)

Pertinho da Catedral Metropolitana, o Museu Nacional da República, no Setor Cultural Sul da Esplanada dos Ministérios, é outra obra arquitetônica de Oscar Niemeyer que costuma atrair a atenção dos turistas pelo seu incrível formato de cúpula com ares pra lá de futuristas. O charme, é claro, fica por conta da rampa de entrada. Na hora da foto, não deixe de aproveitar a presença da Biblioteca Nacional, ao lado do museu.

 

4- Torre de TV

Torre de TV em Brasília

Torre de TV em Brasília (Foto: iStock, Hotel B)

Projetada por Lúcio Costa e inaugurada em 1967 para receber antenas de emissoras de rádio e Televisão, a Torre de TV de Brasília é um marco visual na cidade. Seus 230 metros de altura oferecem vista panorâmica para as Asas Sul e Norte e para o Eixo Monumental.

A atração, antes aberta ao público, encontra-se fechada atualmente para obras, mas mesmo interditada, a visitação é altamente recomendada pelo charme do entorno. A Feira da Torre, na base da atração, é uma reconhecida e convidativa feirinha de artesanato.

 

5- Ponte JK

Ponte JK, em Brasília (Foto: B Hotel)

Localizada no Lago Paranoá, próximo ao Palácio da Alvorada, a Ponte JK liga o Lago Sul ao centro do Plano Piloto e representa hoje um dos principais cartões postais de Brasília. Não à toa é um das atrações mais fotografadas da cidade. Também conhecida como “Terceira Ponte”, a construção é mais um projeto que rendeu prêmio ao seu criado, o arquiteto Alexandre Chan.

VEJA TAMBÉM: Caldas Novas de carro

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Alessandra Oggioni, Autora do Passaporte Digital

• Prazer, Alê •

Jornalista e mãe de 2, me sinto completa quando estou pelo mundo. Depois de 10 anos escrevendo para jornais e sites de turismo, trago aqui no blog aquele pitaco certeiro que vai fazer toda a diferença na sua viagem! Bora carimbar seu passaporte comigo? Me segue nas redes sociais para não perder nada!

• Vem Comigo •

• Procure no blog •

• Newsletter •

Deixe seu email e receba dicas de
viagem e promoções

• Meus Guias •

• Reserve no Blog •