Se você é do tipo de viajante que curte fazer trilhas, andar de bike, tomar banho de cachoeira, observar aves ou simplesmente contemplar uma natureza exuberante encontrou o lugar certo: o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado no município de mesmo nome, a 65 quilômetros de Cuiabá. no Mato Grosso.
A mais de 800 metros de altitude, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães reúne paisagem de cerrado com cachoeiras, cânions e formações rochosas que enchem os olhos dos turistas. Um dos principais atrativos são as diversas trilhas, que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta, até os mirantes naturais.
VEJA TAMBÉM: Melhor época para ir ao Pantanal
Sem dúvida, os paredões do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães são o que mais chamam a atenção neste lugar de natureza privilegiada. São 157 quilômetros de paredões cortados por 56 nascentes e 487 cachoeiras. A região da chapada tem, ainda, 46 sítios arqueológicos e dois sítios paleontológicos. Todos esses atrativos estão ligados por trilhas.
Principais atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Cachoeira Véu de Noiva
Cartão-postal da Chapada dos Guimarães, a cachoeira de 86 metros de altura é cercada por paredão de arenito em forma de ferradura. Pare para observar as belíssimas araras vermelhas que voam pelo vale.
Circuito de Cachoeiras
O circuito é formado pelo córrego Independência, que desce pelo cerrado. São elas: 7 de setembro, Pulo, Degraus, Prainha, Andorinhas e Independência ou dos Malucos.
CONHEÇA TAMBÉM: O melhor da Chapada Diamantina
Casa de Pedra
A Casa de Pedra é uma gruta esculpida pelo córrego Independência. O local teria abrigado escravos fugitivos e a Coluna Prestes durante sua passagem pelos sertões. Hoje é habitada por morcegos e pequenos animais e preserva vestígios de inscrições rupestres.
Morro São Jerônimo
O Morro de São Jerônimo é um dos pontos mais altos do Parque Nacional, com mais de 800 metros de altitude e visual compensador ao esforço físico da caminhada.
Vale do Rio Claro
O Vale do Rio Claro inclui caminhadas, subida à Crista de Galo, que permite visualização de 360° dos paredões areníticos, banhos no Poço da Anta e flutuação no longo do Rio Claro.
Cidade de Pedra
As formações rochosas dão nome ao atrativo na beira dos paredões com desnível de 350 metros. Araras vermelhas, corujas buraqueiras, seriemas e emas frequentam o local. Pegadas de anta e onça pelo caminho indicam a presença de outros visitantes.
> Melhor época para ir
O bom é que o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães pode ser visitado o ano todo, embora o período de dezembro a março tenha maior incidência de chuvas. De julho a outubro é época de seca, com altas temperaturas e possibilidade de queimadas.
> Como chegar
O acesso ao parque da Chapada dos Guimarães é feito pela rodovia estadual MT – 251, que margeia e corta o parque em grande extensão. A entrada principal está a 50 km de Cuiabá e 11 km da cidade de Chapada dos Guimarães. Carro tracionado e guia especializado no roteiro devem fazer parte do planejamento da viagem. Para quem não tem carro, é possível pegar ônibus na rodoviária de Cuiabá para Chapada dos Guimarães. Agências locais oferecem passeios para os principais atrativos – procure uma cadastrada no Cadastur.
> Preço
Entrada gratuita
0 comentários