Paraty, no Rio de Janeiro, é uma cidade que mistura história e belezas naturais, com praias e cachoeiras. O destino é ideal para quem quer desacelerar, acalmar a rotina. O legal é que dá para visitar Paraty o ano inteiro. Se você gosta de ler, talvez seja bacana ir em julho, quando acontece a Flip (Feira Literária Internacional de Paraty). Em contrapartida, neste período, os hotéis costumam ficar mais cheios. Veja o que vale mais a pena para você.
É bom lembrar que as praias de Paraty ficam mais afastadas da cidade. Portanto, vale mais a pena conhecê-las em um passeio de barco, incluindo as ilhas da região. Veja o que fazer em Paraty, na nossa seleção de 8 passeios imperdíveis.
1. Centro Histórico
Entre casarões coloniais e igrejas dos séculos 18 e 19, o Centro Histórico de Paraty com seu tradicional calçadão de pedras é passeio obrigatório. Não deixe de apreciar a igreja de Santa Rita, erguida em 1722, além de curtir os bares, restaurantes e lojinhas de artesanato das redondezas.
2. Praia Antigos e Antiguinhos
São duas praias de águas transparentes separadas por pedras. Em Antiguinhos, o mar é mais calmo e mais apropriado para banho. Acesso a pé a partir da Praia do Sono (30 minutos) ou de barco a partir de Laranjeiras (20 minutos).
3. Praia do Cachadaço
Com areia branca e fininha, a praia Cachadaço é uma delícia, especialmente pelas piscinas naturais. Para chegar à praia, que fica na Vila de Trindade, caminhe por 20 minutos a partir da Praia do Meio. De barco, dá cinco minutos.
4. Praia do Sono
Mais rústica e procurada por surfistas, por ter o mar agitado, a praia do Sono fica na estrada para Trindade (entre à esquerda ao lado do Condomínio Laranjeiras). De lá, partem carros que levam os turistas até o ponto de partida dos barcos. De Laranjeiras até o Sono são cerca de dez minutos. Dá para fazer trilha à pé, com mais ou menos 1h30 de caminhada.
5. Praia Ilha dos Cocos
A transparência da água é o principal atrativo da Ilha dos Cocos. Em determinadas épocas do ano é possível ver arraias e tartarugas. O paraíso, no entanto, fica um pouco mais isolado. Acesso por barco a partir do cais de Paraty (1h30).
VEJA TAMBÉM: Praias brasileiras bonitas e baratas para ficar
6. Praia da Lula
Com águas calmas e claras, a praia da Lula tem cerca de 150 metros de extensão. Acesso por barco a partir do cais de Paraty (uma hora).
7. Praia Vermelha
A praia de águas verde-esmeralda tem esse nome por conta do tom avermelhado da areia. Tem boa infraestrutura, com bares e duchas de água doce. Acesso por barco a partir do cais de Paraty (uma hora).
8. Praia de Paraty Mirim
A 27 quilômetros ao sul do centro de Paraty, a Paraty Mirim tem águas calmas e cachoeiras. Não deixe de ver a pequena igreja de Nossa Senhora da Conceição, do século 18. Acesso pela rodovia Rio-Santos, rumo a São Paulo, no km 154,5.
LEIA MAIS: O que fazer em Búzios
0 comentários