Praia de Copacabana: tour pela praia mais famosa do Rio

por | Atualizado em 3 de dezembro de 2020 | Destaques, Pelo Brasil

Quando você chega à Praia de Copacabana consegue entender porque Tom Jobim a chamou de Princesinha do Mar! É uma atmosfera diferente e muito boa!

Localizada na zona Sul do Rio de Janeiro, a praia mais famosa do Brasil tem quatro quilômetros de extensão, águas esverdeadas, um calçadão marcante e muita história. Caminhar pela orla, tomar uma água de coco apreciando o mar, alugar uma bike, dar um mergulho, ver as esculturas de areia são programas clichês, mas que não podem faltar no seu roteiro ao Rio de Janeiro!

Quer saber mais sobre a Praia de Copacabana? Veja o que você vai ler neste artigo!

 

O que fazer em Copacabana?

 

praia-de-copacabana

O calçadão de Copacabana, feito de pedras portuguesas, já é uma atração a parte (Foto: Passaporte Digital)

 

A praia de Copacabana tem quatro quilômetros de extensão. Ela começa na altura do Forte do Leme e termina no Forte de Copacabana. Ao longo da orla, você encontra vários atrativos além do mar!

Na Avenida Atlântica, o calçadão mais famoso do Brasil (e talvez do mundo) feito de pedras portuguesas se destaca na paisagem! São mais de 60 quiosques com local para sentar e comer um petisco ou refeição! Muitos deles têm até música ao vivo!

 

praia-de-copacabana

As esculturas na areia se destacam por toda orla de Copacabana (Foto: Passaporte Digital)

 

Em toda orla, você também vê as famosas esculturas de areia, feitas por artistas locais. Se for fotografar ou filmar, eles pedem que você dê uma contribuição em dinheiro.

Aos domingos e feriados, a Avenida Atlântica fica fechada aos carros na pista próxima ao calçadão para lazer. Por isso, aproveite para andar de bicicleta (dá para alugar na orla), caminhar e correr com vista maravilhosa para a Praia de Copacabana.

Dica da Alê: Uma coisa que achei curiosa, mas muito prática, é que ao longo da orla tem vários banheiros públicos no subsolo. É preciso pagar para usar, mas achei excelente a ideia para quem pretende passar o dia na praia de Copacabana.

 

Veja no vídeo o nosso tour pela Praia de Copacabana.

 

 

 

Qual a melhor parte da Praia de Copacabana?

 

praia-de-copacabana

O trecho do posto 6 é muito frequentado para natação e stand-up pelas águas mais tranquilas (Foto: Passaporte Digital)

 

A Praia de Copacabana é “dividida” em trechos, chamados de postos, que vai do 1 ao 6. Escolher o melhor lugar pra ficar depende muito do gosto de cada turista. Entre os postos 2 e 3, por exemplo, a praia costuma ficar mais movimentada, e o mar tem ondas mais fortes.

É nesta altura que fica um outro ponto turístico bem famoso: o imponente hotel Copacabana Palace. Bem na direção dele, no calçadão, há uma outra atração: a estátua de bronze em homenagem ao piloto Ayrton Senna. Achei linda!

 

praia-de-copacabana

O imponente hotel Copacabana Palace fica na altura do posto 3 (Foto: Passaporte Digital)

 

Ao longo de toda a praia de Copacabana, você encontra muitas “quadras” de futevôlei, peteca e frescobol. Ao caminhar no calçadão, você também vê muitas esculturas na areia feitas por artistas locais. Para fotografar ou filmar os trabalhos é exigido uma colaboração em dinheiro.

Já os postos 4 e 5 ficam localizados mais ao “meio” da praia e parecem ter ondas mais fortes.

Já no posto 6, ao lado do Forte de Copacabana, o mar fica mais calmo, ótimo para nadar e praticar stand-up paddle.

 

praia de copacabana

É possível alugar guarda-sol e cadeira nas barracas da praia de Copacabana (Foto: Passaporte Digital)

 

Em toda a extensão da praia, sempre tem barracas que alugam cadeiras e guarda-sol. Nós pegamos um “kit” com um guarda-sol e duas cadeiras por R$ 20,00 a diária.

Outra coisa bem tradicional para fazer na Praia de Copacabana é tomar o chá mate gelado e comer o famoso biscoito de polvilho Globo, que os cariocas amam! Os ambulantes vendem na areia mesmo.

Dica da Alê: Alugar uma bike para percorrer toda a orla de Copacabana é uma boa pedida. O Itaú tem aquelas estações para locação. Você pode retirar em um ponto e devolver em outro, sem problema.

 

 

Conheça as estátuas de personalidades pela orla

 

praia-de-copacabana

Estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade fica no posto 6 da Praia de Copacabana (Foto: Passaporte Digital)

 

Muitas personalidades famosas na literatura, música e esporte foram homenageadas com estátuas de bronze ao longo da Praia de Copacabana.

Em frente ao hotel Copacabana Palace (entre o posto 2 e 3), você encontra a estátua do piloto Ayrton Senna. Retratado no primeiro lugar do pódio, em tamanho real do esportista, o monumento foi instalado no final de 2019 e simboliza as vitórias do tricampeão na Fórmula 1.

copacabana

Estátua do piloto Ayrton Senna fica na orla, bem na frente do hotel Copacabana Palace (Foto: Passaporte Digital)

 

Já no posto 6, em um banco qualquer, é possível sentar-se ao lado da estátua do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. Inaugurada em outubro de 2002, foi criada em comemoração ao centenário de nascimento do escritor.

Um pouco mais à frente, ao lado da Vila dos Pescadores, também no posto 6, fica a estátua do músico e compositor baiano Dorival Caymmi com seu violão em mãos.

 

 

Qual o melhor posto para ir com crianças?

 

praia-de-copacabana

O posto 6, mais perto do Forte, tem águas mais calmas, ideal para as crianças (Foto: Passaporte Digital)

 

No posto 6, já pertinho do Forte de Copacabana, fica o trecho mais calmo da praia, ideal para ir com crianças.

Graças às paredes do Forte, as ondas perdem força e o mar fica ótimo para nadar e praticar esportes como stand up paddle. Inclusive, tem aluguel de pranchas na praia.

 

Onde comer e beber na praia de Copacabana?

 

praia-de-copacabana

A gente gostou dos petiscos e dos preços no quiosque Costello, no posto 3 de Copacabana (Foto: Passaporte Digital)

 

A orla conta com 64 quiosques que funcionam como bar e restaurante, servindo os tradicionais pastéis e bolinhos de feijoada. Nós escolhemos o quiosque Costello, na altura do posto 3, e gostamos bastante da comida. Pedimos porção de peixe e batata frita, cerveja e água de coco.

Quem preferir comer fora da praia, nas redondezas há muitos restaurantes na própria Avenida Atlântica e nas ruas transversais. Opção é o que não falta!

  

Visita ao Forte de Copacabana

 

Vista da orla de Copacabana a partir do Forte, no posto 6 (Foto: Passaporte Digital)

 

Mais no final da praia, no posto 6, fica o Forte de Copacabana.

O local foi construído entre 1908 e 1914 para proteger a cidade de invasores. Hoje, funciona como o Museu Histórico do Exército, tem lojinha de souvenir e cafeterias como o Café 18 do Forte e uma filial da famosa Confeitaria Colombo.

Todos os detalhes da nossa visita ao Forte de Copacabana, você encontra NESTE POST AQUI.

forte-de-copacabana

No Forte de Copacabana se tem uma bela vista de toda a orla de Copacabana (Foto: Passaporte Digital)

 

Espero que tenha gostado desse tour pela Praia de Copacabana. Tem alguma dúvida ou comentário? Escreve aqui pra mim e já aproveita para nos acompanhar nas nossas redes sociais!

Links Relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alessandra Oggioni, Autora do Passaporte Digital

• Prazer, Alê •

Jornalista e mãe de 2, me sinto completa quando estou pelo mundo. Depois de 10 anos escrevendo para jornais e sites de turismo, trago aqui no blog aquele pitaco certeiro que vai fazer toda a diferença na sua viagem! Bora carimbar seu passaporte comigo? Me segue nas redes sociais para não perder nada!

• Vem Comigo •

• Procure no blog •

• Newsletter •

Deixe seu email e receba dicas de
viagem e promoções

• Meus Guias •

• Reserve no Blog •