São Bento do Sapucaí é uma cidadezinha típica de interior, com paisagens tão lindas que realmente me impressionaram e me fizeram cair de amor! Cercada de montanhas por todos os lados, tem cachoeiras, pedras para trilha e escalada, artesanato, comida boa, enfim, muitas atrações legais para curtir um fim de semana em família!
Ao lado de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí é bem mais calma (e mais barata) que a vizinha famosa. Localizada a cerca de três horas da capital paulista, já quase na divisa com Minas Gerais, é SUPER indicada para quem gosta de trilha, tendo a Pedra do Baú como uma das mais belas formações rochosas de São Paulo e um dos principais destinos de escalada do Brasil.

A Pedra do Baú é o principal ponto turístico de São Bento do Sapucaí (Foto: Passaporte Digital)
Como não sou aventureira e tenho medo de altura, preferi passeios mais tranquilos junto com o maridão e as crianças. Em um fim de semana em São Bento do Sapucaí, conhecemos três cachoeiras, andamos a cavalo, visitamos uma fazenda produtora de azeites, vimos de perto a famosa arte de mosaico, entre outras atrações!
Ah, e ainda nos hospedamos em um trailer com uma vista ESPETACULAR da Serra da Mantiqueira: CONFIRA AQUI
Veja no vídeo abaixo nosso roteiro delícia em São Bento do Sapucai! Mais fotos e vídeos você confere também no meu Instagram! Me segue lá no @PassaporteDigital.
Para facilitar a locomoção pela cidade e aproveitar melhor o tempo, dividi os passeios por região, explorando praticamente toda São Bento do Sapucaí. Aqui, deixo tudo anotado com preço e endereço, para você organizar melhor sua viagem!
Nesse roteiro de fim de semana em São Bento do Sapucaí, você vai conferir:
Passeios em São Bento do Sapucaí
Onde fica São Bento do Sapucai
Hospedagem diferente
Como chegar em São Bento do Sapucaí
Passeios de 2 dias em São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí tem cachoeiras com trilha de fácil acesso (Foto: Passaporte Digital)
Sábado de manhã: Cachoeiras de São Bento do Sapucaí
Nosso fim de semana começou no sábado bem cedo. Partimos para o bairro Serrano, onde fomos conhecer de cara duas cachoeiras da cidade.
A primeira parada é na Cachoeira do Tobogã (Estrada Geraldo Francisco da Costa, KM 8, S/N – Serrano), a 7 quilômetros do centro de São Bento do Sapucaí.

Cachoeira do Tobogã, em São Bento do Sapucaí (Foto: Passaporte Digital)
Com uma trilha rápida e fácil, de cinco minutos, chegamos à queda d´água. No local, forma-se uma piscina natural, para quem quiser nadar.
Saindo dali, a 600 metros sentido centro da cidade, chegamos a Cachoeira do Poção. Com trilha igualmente tranquila, também é possível nadar. Ficamos um tempo por ali aproveitando a natureza. Ah, leve repelente, água e vá com um calçado adequado.

A piscina natural da Cachoeira do Poção (Foto: Passaporte Digital)
De volta na mesma estrada, avistamos a cervejaria artesanal Bauzera e fizemos uma parada estratégica para degustar um copo. O lugar tem um playground onde as crianças ficaram brincando e uma lojinha de roupas e acessórios de escalada e trilha.

Cervejaria Bauzera fica no caminho das cachoeiras (Foto: Passaporte Digital)
Hora do almoço: restaurante Taipa
No almoço, escolhemos o Taipa Restaurante (R. Des. Afonso de Carvalho, 200 – Centro), no centro da cidade, para comer.
Em um ambiente gostoso, a comida é aquela típica de interior, feita no fogão a lenha. Paga-se por quilo ou à vontade por um preço fixo. O café e a sobremesa são cortesias da casa. Eu gostei bastante da comida.

Taipa Restaurante: boa opção para almoço no centro da cidade (Foto: Passaporte Digital)
De lá, seguimos em direção à Pedra do Baú.
VEJA TAMBÉM: Conheça a Fazenda Conceição, em Jundiaí
Sábado à tarde: Pedra do Baú e Ecoparque
Depois de almoçar, seguimos em direção à Pedra do Baú, para ver o principal ponto turístico da cidade de perto.
Mas antes, fizemos uma parada para apreciar a Capela de Mosaico 2 (Rodovia Benedito Gomes de Souza, Km 3). Toda feita com objetos sacros e mosaico, o trabalho dos artistas plásticos Ângelo Milani e Claudia Villar vale a visita.

Capela de Mosaico 2: vale a parada no caminho para a Pedra do Baú (Foto: Passaporte Digital)
Continuando na mesma rodovia, continuamos subindo e encontramos outra surpresa no caminho: a Cachoeira do Toldi. No dia em que passamos por ali, estava fechada com cerca, por conta da pandemia, já que ali é área particular. Mas no mirante já deu pra ver como o lugar é lindo!

Mirante da Cachoeira do Toldi: mais uma parada linda na Serra da Mantiqueira (Foto: Passaporte Digital)
Seguimos em direção ao Restaurante Pedra do Baú (Rua das Araucárias, s/n, Paiol Grande), onde paramos para um café com vista (muito perto) da pedra, que tem 1950 metros de altitude. Dali, deu para perceber porque essa formação rochosa é uma das mais impressionantes do Brasil!

No Restaurante Pedra do Baú se tem uma vista privilegiada da pedra (Foto: Passaporte Digital)
Com as crianças, decidimos não escalar a Pedra do Baú e seguir para outro passeio: o Ecoparque Pesca na Montanha (Rodovia Benedito Gomes de Souza, Km 14). A estrada para chegar lá é bem íngrime, por isso, atenção máxima na estrada!

Ecoparque Pesca na Montanha com atrações para as crianças (Foto: Passaporte Digital)
Chegando lá, o lugar é bem bonito, cercado de hortênsias e com um lago imenso, para praticar o pesque e pague. Quem preferir, também tem opções de passeio a cavalo, arco e flecha e tirolesa. A entrada custa R$ 10 por pessoa. As atrações são pagas a parte.
De lá, retornamos à nossa hospedagem. Ficamos em um trailer no Frescor da Mantiqueira. Você lê mais sobre nossa aventura aqui NESTE POST.
Domingo de manhã: Conhecendo a cidade de São Bento do Sapucaí
Saímos cedo e fomos explorar um pouco mais da cidade. A primeira parada foi na Arte no Quilombo (Estr. Ver. Benedito Cândido Ribeiro, km 2,5, bairro Quilombo), que ficava bem pertinho da nossa hospedagem. Lá você confere e pode comprar peças de artesãos locais feitas em fibra de bananeira e palha de milho. Aberto diariamente, das 10h às 18h.

Foto obrigatória no letreiro de São Bento do Sapucaí (Foto: Passaporte Digital)
Seguindo viagem, passamos pelo centro da cidade e tiramos foto no famoso letreiro de São Bento do Sapucaí. A pracinha é bem a cara do interior, tranquila, ótima para tomar um sorvete com as crianças.
Hora do almoço: Restaurante Sabor da Serra
Antes de seguir para o próximo passeio, paramos para almoçar no restaurante Sabor da Serra (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 128, Centro), localizada no centro da cidade, em um casarão colonial lindo!

Restaurante Sabor da Serra fica em um lindo casarão colonial (Foto: Passaporte Digital)
A comida é muito boa também! Para quem come em menor quantidade, vale pegar por quilo. Mas eles também têm preço fechado no coma à vontade.
Domingo à tarde: Fazenda de azeites Oliq
Fechamos nosso roteiro em São Bento do Sapucaí com um passeio delicioso à Fazenda Oliq (Estrada do Cantagalo, km 8, Cantagalo), especializada na produção de azeites. O lugar é simplesmente lindo. Só pela paisagem já vale a visita.

A bela Fazenda Oliq vale muito a visita (Foto: Passaporte Digital)
Aproveitamos para conhecer o processo de produção dos azeites em um tour de 40 minutos, que tem também uma degustação. Até as crianças gostaram de ver de perto as oliveiras e provar azeites diferentes: tem até de abacate. Mas o nosso preferido foi o azeite de alecrim.
Também é possível almoçar no restaurante da Fazenda Oliq, porém, é necessário fazer reserva com antecedência.
Esse foi o nosso roteiro em família a São Bento do Sapucaí.
São Bento do Sapucai: onde fica?

Fim de tarde em São Bento do Sapucaí, uma cidade com lindas paisagens (Foto: Passaporte Digital)
Localizada na Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí fica a 37 quilômetros de Campos do Jordão, 80 km de São José dos Campos e 180 km de São Paulo.
São três horas de viagem a partir da capital paulista, em estrada em ótimas condições.
Distância de outras cidades: Campos do Jordão, 37 km, São José dos Campos, 80 km, São Paulo, 182 km
Como chegar a São Bento do Sapucaí
Saindo de São Paulo, fomos pela Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070). Também dá para ir pela Dutra (BR-116). Na altura de Taubaté, é preciso acessar a cênica Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) e subir até a SP-046, que continua em Minas Gerais como MG-173, até chegar a São Bento do Sapucaí.
Onde ficar em São Bento do Sapucaí

Ficamos hospedados no trailer do Frescor da Mantiqueira (Foto: Passaporte Digital)
São Bento tem hospedagens para todos os gostos e bolsos, para casais ou famílias.
Nós queríamos fazer algo diferente e escolhemos o trailer do Frescor da Mantiqueira para passar o fim de semana. Localizado no bairro Quilombo, o lugar é muito charmoso, com uma vista incrível e boa estrutura para ficar em família ou casal. Diária a partir de R$ 200,00.
Mais passeios no interior: |
0 comentários