São Bento do Sapucaí é uma cidadezinha típica de interior, com paisagens tão lindas que realmente me impressionaram e me fizeram cair de amor! Cercada de montanhas por todos os lados, tem cachoeiras, pedras para trilha e escalada, artesanato, comida boa, enfim, muitas atrações legais para curtir um fim de semana em família!
Ao lado de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí é bem mais calma (e mais barata) que a vizinha famosa. Localizada a cerca de três horas da capital paulista, já quase na divisa com Minas Gerais, é SUPER indicada para quem gosta de trilha, tendo a Pedra do Baú como uma das mais belas formações rochosas de São Paulo e um dos principais destinos de escalada do Brasil.
Como não sou aventureira e tenho medo de altura, preferi passeios mais tranquilos junto com o maridão e as crianças. Em um fim de semana em São Bento do Sapucaí, conhecemos três cachoeiras, andamos a cavalo, visitamos uma fazenda produtora de azeites, vimos de perto a famosa arte de mosaico, entre outras atrações!
Ah, e ainda nos hospedamos em um trailer com uma vista ESPETACULAR da Serra da Mantiqueira: CONFIRA AQUI
Veja no vídeo abaixo nosso roteiro delícia em São Bento do Sapucai! Mais fotos e vídeos você confere também no meu Instagram! Me segue lá no @PassaporteDigital.
Para facilitar a locomoção pela cidade e aproveitar melhor o tempo, dividi os passeios por região, explorando praticamente toda São Bento do Sapucaí. Aqui, deixo tudo anotado com preço e endereço, para você organizar melhor sua viagem!
Nesse roteiro de fim de semana em São Bento do Sapucaí, você vai conferir:
Passeios em São Bento do Sapucaí
Onde fica São Bento do Sapucai
Hospedagem diferente
Como chegar em São Bento do Sapucaí
Passeios de 2 dias em São Bento do Sapucaí
Sábado de manhã: Cachoeiras de São Bento do Sapucaí
Nosso fim de semana começou no sábado bem cedo. Partimos para o bairro Serrano, onde fomos conhecer de cara duas cachoeiras da cidade.
A primeira parada é na Cachoeira do Tobogã (Estrada Geraldo Francisco da Costa, KM 8, S/N – Serrano), a 7 quilômetros do centro de São Bento do Sapucaí.
Com uma trilha rápida e fácil, de cinco minutos, chegamos à queda d´água. No local, forma-se uma piscina natural, para quem quiser nadar.
Saindo dali, a 600 metros sentido centro da cidade, chegamos a Cachoeira do Poção. Com trilha igualmente tranquila, também é possível nadar. Ficamos um tempo por ali aproveitando a natureza. Ah, leve repelente, água e vá com um calçado adequado.
De volta na mesma estrada, avistamos a cervejaria artesanal Bauzera e fizemos uma parada estratégica para degustar um copo. O lugar tem um playground onde as crianças ficaram brincando e uma lojinha de roupas e acessórios de escalada e trilha.
Hora do almoço: restaurante Taipa
No almoço, escolhemos o Taipa Restaurante (R. Des. Afonso de Carvalho, 200 – Centro), no centro da cidade, para comer.
Em um ambiente gostoso, a comida é aquela típica de interior, feita no fogão a lenha. Paga-se por quilo ou à vontade por um preço fixo. O café e a sobremesa são cortesias da casa. Eu gostei bastante da comida.
De lá, seguimos em direção à Pedra do Baú.
VEJA TAMBÉM: Conheça a Fazenda Conceição, em Jundiaí
Sábado à tarde: Pedra do Baú e Ecoparque
Depois de almoçar, seguimos em direção à Pedra do Baú, para ver o principal ponto turístico da cidade de perto.
Mas antes, fizemos uma parada para apreciar a Capela de Mosaico 2 (Rodovia Benedito Gomes de Souza, Km 3). Toda feita com objetos sacros e mosaico, o trabalho dos artistas plásticos Ângelo Milani e Claudia Villar vale a visita.
Continuando na mesma rodovia, continuamos subindo e encontramos outra surpresa no caminho: a Cachoeira do Toldi. No dia em que passamos por ali, estava fechada com cerca, por conta da pandemia, já que ali é área particular. Mas no mirante já deu pra ver como o lugar é lindo!
Seguimos em direção ao Restaurante Pedra do Baú (Rua das Araucárias, s/n, Paiol Grande), onde paramos para um café com vista (muito perto) da pedra, que tem 1950 metros de altitude. Dali, deu para perceber porque essa formação rochosa é uma das mais impressionantes do Brasil!
Com as crianças, decidimos não escalar a Pedra do Baú e seguir para outro passeio: o Ecoparque Pesca na Montanha (Rodovia Benedito Gomes de Souza, Km 14). A estrada para chegar lá é bem íngrime, por isso, atenção máxima na estrada!
Chegando lá, o lugar é bem bonito, cercado de hortênsias e com um lago imenso, para praticar o pesque e pague. Quem preferir, também tem opções de passeio a cavalo, arco e flecha e tirolesa. A entrada custa R$ 10 por pessoa. As atrações são pagas a parte.
De lá, retornamos à nossa hospedagem. Ficamos em um trailer no Frescor da Mantiqueira. Você lê mais sobre nossa aventura aqui NESTE POST.
Domingo de manhã: Conhecendo a cidade de São Bento do Sapucaí
Saímos cedo e fomos explorar um pouco mais da cidade. A primeira parada foi na Arte no Quilombo (Estr. Ver. Benedito Cândido Ribeiro, km 2,5, bairro Quilombo), que ficava bem pertinho da nossa hospedagem. Lá você confere e pode comprar peças de artesãos locais feitas em fibra de bananeira e palha de milho. Aberto diariamente, das 10h às 18h.
Seguindo viagem, passamos pelo centro da cidade e tiramos foto no famoso letreiro de São Bento do Sapucaí. A pracinha é bem a cara do interior, tranquila, ótima para tomar um sorvete com as crianças.
Hora do almoço: Restaurante Sabor da Serra
Antes de seguir para o próximo passeio, paramos para almoçar no restaurante Sabor da Serra (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 128, Centro), localizada no centro da cidade, em um casarão colonial lindo!
A comida é muito boa também! Para quem come em menor quantidade, vale pegar por quilo. Mas eles também têm preço fechado no coma à vontade.
Domingo à tarde: Fazenda de azeites Oliq
Fechamos nosso roteiro em São Bento do Sapucaí com um passeio delicioso à Fazenda Oliq (Estrada do Cantagalo, km 8, Cantagalo), especializada na produção de azeites. O lugar é simplesmente lindo. Só pela paisagem já vale a visita.
Aproveitamos para conhecer o processo de produção dos azeites em um tour de 40 minutos, que tem também uma degustação. Até as crianças gostaram de ver de perto as oliveiras e provar azeites diferentes: tem até de abacate. Mas o nosso preferido foi o azeite de alecrim.
Também é possível almoçar no restaurante da Fazenda Oliq, porém, é necessário fazer reserva com antecedência.
Esse foi o nosso roteiro em família a São Bento do Sapucaí.
São Bento do Sapucai: onde fica?
Localizada na Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí fica a 37 quilômetros de Campos do Jordão, 80 km de São José dos Campos e 180 km de São Paulo.
São três horas de viagem a partir da capital paulista, em estrada em ótimas condições.
Distância de outras cidades: Campos do Jordão, 37 km, São José dos Campos, 80 km, São Paulo, 182 km
Como chegar a São Bento do Sapucaí
Saindo de São Paulo, fomos pela Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070). Também dá para ir pela Dutra (BR-116). Na altura de Taubaté, é preciso acessar a cênica Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) e subir até a SP-046, que continua em Minas Gerais como MG-173, até chegar a São Bento do Sapucaí.
Onde ficar em São Bento do Sapucaí
São Bento tem hospedagens para todos os gostos e bolsos, para casais ou famílias.
Nós queríamos fazer algo diferente e escolhemos o trailer do Frescor da Mantiqueira para passar o fim de semana. Localizado no bairro Quilombo, o lugar é muito charmoso, com uma vista incrível e boa estrutura para ficar em família ou casal. Diária a partir de R$ 200,00.
Mais passeios no interior: |
0 comentários