Saba aquele passeio que te surpreende? Comigo foi assim ao visitar o Museu da Língua Portuguesa, localizado no centro de São Paulo. E o melhor: a entrada é gratuita aos sábados!
E não pense que o lugar tem só livros ou telas que explicam regras do nosso idioma. Não é nada disso. O Museu da Língua Portuguesa tem diversas partes interativas, com muitas informações interessantes e curiosidades que vão chamar a sua atenção.
Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa passou por uma grande reforma depois do incêndio ocorrido em 2015. Somente em 2021 foi reaberto ao público com três andares, que abrigam uma ampla coleção de objetos relacionados à história da língua portuguesa, além de atividades interativas, como jogos e simulações, que permitem aos visitantes experimentar de maneira lúdica a evolução da língua.
Veja no vídeo como foi nossa experiência no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Continue lendo para mais informações sobre preço, horários e atrações.
Museu da Língua Portuguesa: exposições
O Museu da Língua Portuguesa tem diversas exposições fixas e algumas temporárias, que ficam no primeiro andar.
Para mim, a parte mais legal foi o “Beco das Palavras”, uma parte interativa, onde você tem que juntar as sílabas projetadas na mesa para formar a palavra e saber mais sobre o significado e origem dela.
Outra instalação que me chamou a atenção foi “Palavras Cruzadas”. Trata-se de totens com palavras em português que se derivam de outros idiomas. Achei bem interessante saber que butique, chalé e crachá vieram do francês, por exemplo.
Já a exposição Língua Viva traz os diferentes sotaques dentro do próprio país. É muito gostoso ouvir uma mesma palavra dita com sonoridades tão distintas, gírias típicas de cada região, uma delícia. Fiquei uns bons minutos ali escutando.
Na seção intitulada “Língua: uma viagem através do tempo” a gente confere a história da língua portuguesa desde suas raízes até a sua globalização, inclusive se pode ouvir palavras de diversos idiomas e ver como elas se relacionam com o português.
Já na parte “Línguas do Mundo”, o visitante pode escutar 23 línguas diferentes através de fones de ouvido. Tem até idiomas de povos indígenas.
Ao chegar no segundo andar, uma tela de 106 metros de extensão chama a atenção de adultos e crianças. Chamada de “Rua da Língua” as palavras vão percorrendo todo o painel mostrando a linguagem do português do cotidiano.
Outra parte que gostei foi o Planetário das Palavras, um cineminha seguido de uma apresentação visual com poemas e músicas brasileiras, com letras projetadas nas paredes. Bem bacana! Ao final da visita, você ainda pode conhecer o terraço da Torre do Relógio.
E tem muito mais coisas para ver e aprender. O museu está lindo, bem interativo e com muita informação e curiosidades sobre o nosso idioma. Reserve umas duas horas para sua visita, ou mais, se quiser ver tudo nos detalhes.
Museu da Língua Portuguesa: onde fica
Endereço: Praça da Luz, s/n – Centro de São Paulo
Museu da Língua Portuguesa: como chegar
É muito prático ir para o Museu da Língua Portuguesa de transporte público. É só descer na estação da Luz (metrô ou trem) que tem entrada direto para o Museu da Língua Portuguesa, nem precisa sair para a rua.
Museu da Língua Portuguesa: preço
Gratuito aos sábados
De terça a sexta: R$ 20 (inteira)
Mais passeios em São Paulo |
0 comentários