Natal e arredores: belas praias e diversão para toda a família

Praias lindas, natureza exuberante, tranquilidade, diversão, boa comida e povo hospitaleiro. Assim se pode definir Natal, o cenário perfeito para casais em lua de mel e famílias com crianças. Entre os principais atrativos da capital do Rio Grande do Norte estão a praia de Ponta Negra, o Forte dos Reis Magos e a gastronomia local, com a tradicional tapioca, carne de sol e baião de dois. Próximos dali, a praia de Genipabu e o maior cajueiro do mundo também ficam repletos de turistas.

natal
Morro do Careca, em Ponta Negra, é uma das atrações de Natal

A começar pelas belas praias, a de Ponta Negra é parada obrigatória. Apesar de ser urbana, ela tem uma longa faixa de areia, águas claras, velas de kitesurfe e um calçadão cheio de bares, quiosques e restaurantes. Sua denominação é por conta das pedras escuras que a circundam.Na ponta direita, fica o Morro do Careca, uma duna que mais se parece um grande escorregador de areia.

Veja também:
Roteiro de praias em Porto Seguro
As melhores praias do Brasil

Além de Ponta Negra, vale dar uma passadinha em Areia Preta, com falésias de cor escura e piscinas naturais que se formam na maré baixa, e na Praia do Forte, onde fica o Forte dos Reis Magos, uma construção do século 16, na época do Brasil Colônia. Em formato de estrela, a fortaleza começou a ser construída em 1598 e foi palco de batalhas entre portugueses e holandeses. Na visita guiada, você pode conferir histórias do período de tortura de prisioneiros e sobre objetos históricos.

Outros destinos no Nordeste:
Maceió
Salvador
Porto Seguro

Forte dos Reis Magos
Forte dos Reis Magos: construção do século 16 (Foto: SXC)

Na hora do almoço, a dica é a Casa de Taipa, para comer a tradicional tapioca, pertinho da praia de Ponta Negra. Se preferir frutos do mar, a dica é o restaurante Camarões, para saborear um belo crustáceo.

Arredores

genipabu
Genipabu tem dunas e passeio de dromedário (Foto: Alessandra Oggioni)

Pertinho de Natal, a cerca de 20 quilômetros, a praia de Genipabu é outro passeio imperdível. Cheia de dunas – algumas a 40 metros de altura –, tem um mar incrível, passeios de bugue e de dromedário. As crianças adoram!

Em Parnamirim, a 12 quilômetros de Natal, perto da praia de Pirangi do Norte, o Parque Ecológico do Maior Cajueiro do Mundo é a principal atração. A árvore centenária cuja copa é do tamanho de um campo de futebol entrou até para o Guiness Book. O local tem lojinhas, artesanato e, de novembro a janeiro, os cajus são oferecidos como cortesia aos visitantes.

Serviço:

>>> Forte dos Reis Magos
Av. Café Filho, s/nº, Praia do Forte – Natal.
Horário de visitação: diariamente, das 8h às 16h30.
Taxa: R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,50 (estudante).
Informações: (84) 3202-9006.

>>> Casa de Taipa Tapiocaria
R. Dr. Manoel A. B. de Araújo, 133, Ponta Negra –  Natal
Informações: (84) 3219-5798

>>> Restaurante Camarões
R. Pedro da Fonseca Filho, 8887, Ponta Negra – Natal

>>> Parque Ecológico do Maior Cajueiro do Mundo
Av. Dep. Márcio Marinho, 2, Parnamirim
Informações: (84) 3238-2975
Funcionamento: diariamente, das 7h30 às 17h30

* Preços pesquisados em outubro de 2013 (sujeitos a alterações)