Virgem Gorda, nas Ilhas Virgens Britânicas, consagrou-se como a melhor ilha do Caribe, segundo leitores da revista norte-americana Travel+Leisure, na recente votação World’s Best Awards 2014, que leva em conta critérios como atrações naturais, praias, atividades turísticas, comida, hospitalidade e preço.
Situada a leste de Porto Rico, a ilha Virgem Gorda abriga hotéis e resorts megaluxuosos, em meio a uma natureza quase intocada e muita tranquilidade – ideal para quem ama praia e, ao mesmo tempo, quer ter sossego.
A praia mais famosa da ilha: The Baths, por seus grandes rochedos de origem vulcânica, tem grutas e piscinas naturais rasas, iluminadas por raios de luz que penetram pelas fendas do teto.
LEIA TAMBÉM: Cinco praias incríveis no Caribe
Com águas protegidas e proximidade a inúmeras pequenas ilhas, como Mosquito, Colquhoun Reef, Prickly Pear, o local também é excelente para a prática de esportes a vela.
VEJA TAMBÉM: 5 razões para ir a Curaçao
Com pouco mais de 20 quilômetros quadrados, é a terceira maior ilha do país e a segunda mais populosa. Foi batizada em 1943 com esse nome por Cristovão Colombo, que teria comparado sua topografia montanhosa com a silhueta de uma mulher deitada, ou uma “virgem gorda”.
As Ilhas Virgens Britânicas são formadas por 60 ilhas praticamente intocadas. Além da Virgem Gorda, as principais são Tortola, espinha dorsal do arquipélago de 28 mil habitantes, Jost Van Dyke, boa para passeios de um dia, e Anegada, com 37 quilômetros de praias intocadas e restaurantes que servem lagostas.
Como chegar: de Road Town ou Trellis Bay, em Tortola, saem Ferry Boats regulares até Spanish Town (19 km de distância), o principal porto de Virgem Gorda. Uma vez em Spanish Town, há também conexões até pontos mais afastados da ilha, como Leverick Bay, Bitter End Yacht Club e Biras Creek Resort.
Que sonho de lugar!